Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41082
Resumo: The main objective of this work was to study indigenous literature, as a participating element of Brazilian education. It was necessary to understand the way and practices in which teachers can work with indigenous literature within the school context. Therefore, I emphasize that the objective of this research is to understand and promote interdisciplinary dialogues that contribute to the repertoire of intercultural knowledge. When dealing with the importance of racial-ethnic teaching, in school development, with foundations presented by indigenous literature, as a contributing factor to this teaching process. The research is characterized as exploratory and qualitative and in data collection, its nature is bibliographic. References will be presented in qualified magazines and works that deal with the deepening of the theme, which provides the importance of including indigenous literature in schools. Thus, it is evident to reflect on indigenous literatures, in search of an intercultural, democratic and humanizing education. As a theoretical framework to achieve the objectives of this research, there are mainly Daniel Munduruku, Cristino Wapichana and Conceição Evaristo. After all the study, it was possible to understand that other actions and proposals are necessary to include the topic
id PUC_SP-1_53b6f9ecf50f777ed55649baf57b9eb1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/41082
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Maria Anita Vivianihttp://lattes.cnpq.br/4649673607966294Souza, Ana Paula Santos2024-02-26T14:33:01Z2024-02-26T14:33:01Z2023-11-06Souza, Ana Paula Santos. Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41082The main objective of this work was to study indigenous literature, as a participating element of Brazilian education. It was necessary to understand the way and practices in which teachers can work with indigenous literature within the school context. Therefore, I emphasize that the objective of this research is to understand and promote interdisciplinary dialogues that contribute to the repertoire of intercultural knowledge. When dealing with the importance of racial-ethnic teaching, in school development, with foundations presented by indigenous literature, as a contributing factor to this teaching process. The research is characterized as exploratory and qualitative and in data collection, its nature is bibliographic. References will be presented in qualified magazines and works that deal with the deepening of the theme, which provides the importance of including indigenous literature in schools. Thus, it is evident to reflect on indigenous literatures, in search of an intercultural, democratic and humanizing education. As a theoretical framework to achieve the objectives of this research, there are mainly Daniel Munduruku, Cristino Wapichana and Conceição Evaristo. After all the study, it was possible to understand that other actions and proposals are necessary to include the topicO presente trabalho teve por objetivo principal estudar a literatura indígena, como elemento participante da educação brasileira. Que se fez necessário compreender a forma e as práticas que os professores possam trabalhar a literatura indígena dentro do âmbito escolar. Portanto, ressalto que o objetivo dessa pesquisa é compreender e promover diálogos interdisciplinares que contribuam para o repertório do conhecimento intercultural. Ao tratar sobre a importância do ensino étnico racial, no desenvolvimento escolar, com fundamentos que apresenta a literatura indígena, como fator contribuinte desse processo de ensino. A pesquisa caracteriza- se como exploratória e qualitativa e na coleta de dados, sua natureza é bibliográfica. Serão apresentadas referências em Revistas qualificadas e obras que tratam do aprofundamento da temática, que proporciona a importância da inserção da literatura indígena nas escolas. Assim, evidencia-se refletir em literaturas indígenas, em busca de uma educação intercultural, democrática e humanizadora. Como marco teórico para alcançar os objetivos da presente pesquisa, tem-se principalmente Daniel Munduruku, Cristino Wapichana e Conceição Evaristo. Após todo estudo, foi possível compreender que outras ações e propostas são necessárias para a inclusão da temáticaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLiteratura indígenaInterculturalidadeEducaçãoIndigenous literatureInterculturalityEducationLiteratura indígena: um caminho para a interculturalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTCC_Ana Paula Santos Sou.pdfapplication/pdf497970https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41082/1/TCC_Ana%20Paula%20Santos%20Sou.pdf17e137765d6cb58ae8b9c18287bc6bceMD51TEXTTCC_Ana Paula Santos Sou.pdf.txtTCC_Ana Paula Santos Sou.pdf.txtExtracted texttext/plain86085https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41082/2/TCC_Ana%20Paula%20Santos%20Sou.pdf.txtb64d3847551a44c565017261b46c04faMD52THUMBNAILTCC_Ana Paula Santos Sou.pdf.jpgTCC_Ana Paula Santos Sou.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41082/3/TCC_Ana%20Paula%20Santos%20Sou.pdf.jpgfb9a440c6e9864d209f27b9758913614MD53handle/410822024-02-27 01:03:07.615oai:repositorio.pucsp.br:handle/41082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-02-27T04:03:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade
title Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade
spellingShingle Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade
Souza, Ana Paula Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Literatura indígena
Interculturalidade
Educação
Indigenous literature
Interculturality
Education
title_short Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade
title_full Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade
title_fullStr Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade
title_full_unstemmed Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade
title_sort Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade
author Souza, Ana Paula Santos
author_facet Souza, Ana Paula Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4649673607966294
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Santos
contributor_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Literatura indígena
Interculturalidade
Educação
Indigenous literature
Interculturality
Education
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura indígena
Interculturalidade
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous literature
Interculturality
Education
description The main objective of this work was to study indigenous literature, as a participating element of Brazilian education. It was necessary to understand the way and practices in which teachers can work with indigenous literature within the school context. Therefore, I emphasize that the objective of this research is to understand and promote interdisciplinary dialogues that contribute to the repertoire of intercultural knowledge. When dealing with the importance of racial-ethnic teaching, in school development, with foundations presented by indigenous literature, as a contributing factor to this teaching process. The research is characterized as exploratory and qualitative and in data collection, its nature is bibliographic. References will be presented in qualified magazines and works that deal with the deepening of the theme, which provides the importance of including indigenous literature in schools. Thus, it is evident to reflect on indigenous literatures, in search of an intercultural, democratic and humanizing education. As a theoretical framework to achieve the objectives of this research, there are mainly Daniel Munduruku, Cristino Wapichana and Conceição Evaristo. After all the study, it was possible to understand that other actions and proposals are necessary to include the topic
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T14:33:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T14:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Ana Paula Santos. Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41082
identifier_str_mv Souza, Ana Paula Santos. Literatura indígena: um caminho para a interculturalidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41082/1/TCC_Ana%20Paula%20Santos%20Sou.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41082/2/TCC_Ana%20Paula%20Santos%20Sou.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41082/3/TCC_Ana%20Paula%20Santos%20Sou.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17e137765d6cb58ae8b9c18287bc6bce
b64d3847551a44c565017261b46c04fa
fb9a440c6e9864d209f27b9758913614
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277943016325120