Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29709 |
Resumo: | Considering the importance of mathematics in the modern world, as well as low income and students' disinterest in this respect and discipline, ethnomathematics has emerged in recent years as a trend in mathematics education that proposes a more significant learning of mathematics. This study's main objective is to analyze the meanings attributed to ethnomathematics and its contributions to teacher education. As a theoretical basis, we sought to investigate books and articles dealing with the subject of Ethnomathematics, especially Ubiratan D'Ambrosio. It is a literature of exploratory and descriptive. The intention of this study is, in some way, contribute to both undergraduate students and with teachers working in the classroom, with a proposal for a reflection on the teaching and learning of mathematics |
id |
PUC_SP-1_541a892a26bb393b69395016140c7de1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29709 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlini, Alda LuizaSilva, Wanusa Rodrigues da2022-11-11T21:27:18Z2022-11-11T21:27:18Z2012-12-01Silva, Wanusa Rodrigues da. Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29709Considering the importance of mathematics in the modern world, as well as low income and students' disinterest in this respect and discipline, ethnomathematics has emerged in recent years as a trend in mathematics education that proposes a more significant learning of mathematics. This study's main objective is to analyze the meanings attributed to ethnomathematics and its contributions to teacher education. As a theoretical basis, we sought to investigate books and articles dealing with the subject of Ethnomathematics, especially Ubiratan D'Ambrosio. It is a literature of exploratory and descriptive. The intention of this study is, in some way, contribute to both undergraduate students and with teachers working in the classroom, with a proposal for a reflection on the teaching and learning of mathematicsConsiderando a importância da matemática no mundo moderno, bem como o baixo rendimento e desinteresse dos alunos em relação a essa disciplina, a etnomatemática tem se destacado, nos últimos anos, como uma tendência em educação matemática que apresenta uma proposta de aprendizagem mais significativa da matemática. Este estudo tem como principal objetivo analisar os significados atribuídos à etnomatemática e suas contribuições para a formação e prática do professor de matemática. Como fundamentação teórica, buscou-se investigar livros e artigos que tratam do tema da Etnomatemática, especialmente de Ubiratan D’Ambrósio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e descritivo. A intenção deste estudo é, de alguma forma, contribuir tanto com estudantes de licenciatura em Matemática quanto com professores que estão atuando em sala de aula, com uma proposta de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemáticaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEtnomatemáticaEducação matemáticaFormação de professoresEthnomathematicsMathematics educationTeacher trainingEtnomatemática: significado e contribuições para a formação e práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdfapplication/pdf555761https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/1/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf26068f2b9eefc76d153d97657da64749MD51TEXTWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdf.txtWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain86401https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/2/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf.txt8e8b8b4f9573f5a9c0c81db8607ed641MD52THUMBNAILWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdf.jpgWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/3/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf.jpg9b693ef8f9c04239588bca2169894274MD53handle/297092022-11-12 01:03:27.956oai:repositorio.pucsp.br:handle/29709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática |
title |
Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática |
spellingShingle |
Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática Silva, Wanusa Rodrigues da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Etnomatemática Educação matemática Formação de professores Ethnomathematics Mathematics education Teacher training |
title_short |
Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática |
title_full |
Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática |
title_fullStr |
Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática |
title_sort |
Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática |
author |
Silva, Wanusa Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Wanusa Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wanusa Rodrigues da |
contributor_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Etnomatemática Educação matemática Formação de professores Ethnomathematics Mathematics education Teacher training |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Educação matemática Formação de professores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethnomathematics Mathematics education Teacher training |
description |
Considering the importance of mathematics in the modern world, as well as low income and students' disinterest in this respect and discipline, ethnomathematics has emerged in recent years as a trend in mathematics education that proposes a more significant learning of mathematics. This study's main objective is to analyze the meanings attributed to ethnomathematics and its contributions to teacher education. As a theoretical basis, we sought to investigate books and articles dealing with the subject of Ethnomathematics, especially Ubiratan D'Ambrosio. It is a literature of exploratory and descriptive. The intention of this study is, in some way, contribute to both undergraduate students and with teachers working in the classroom, with a proposal for a reflection on the teaching and learning of mathematics |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:27:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:27:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Wanusa Rodrigues da. Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29709 |
identifier_str_mv |
Silva, Wanusa Rodrigues da. Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Magistério do Ensino Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/1/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/2/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/3/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26068f2b9eefc76d153d97657da64749 8e8b8b4f9573f5a9c0c81db8607ed641 9b693ef8f9c04239588bca2169894274 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277963228676096 |