Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wanusa Rodrigues da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29709
Resumo: Considering the importance of mathematics in the modern world, as well as low income and students' disinterest in this respect and discipline, ethnomathematics has emerged in recent years as a trend in mathematics education that proposes a more significant learning of mathematics. This study's main objective is to analyze the meanings attributed to ethnomathematics and its contributions to teacher education. As a theoretical basis, we sought to investigate books and articles dealing with the subject of Ethnomathematics, especially Ubiratan D'Ambrosio. It is a literature of exploratory and descriptive. The intention of this study is, in some way, contribute to both undergraduate students and with teachers working in the classroom, with a proposal for a reflection on the teaching and learning of mathematics
id PUC_SP-1_541a892a26bb393b69395016140c7de1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29709
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda LuizaSilva, Wanusa Rodrigues da2022-11-11T21:27:18Z2022-11-11T21:27:18Z2012-12-01Silva, Wanusa Rodrigues da. Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29709Considering the importance of mathematics in the modern world, as well as low income and students' disinterest in this respect and discipline, ethnomathematics has emerged in recent years as a trend in mathematics education that proposes a more significant learning of mathematics. This study's main objective is to analyze the meanings attributed to ethnomathematics and its contributions to teacher education. As a theoretical basis, we sought to investigate books and articles dealing with the subject of Ethnomathematics, especially Ubiratan D'Ambrosio. It is a literature of exploratory and descriptive. The intention of this study is, in some way, contribute to both undergraduate students and with teachers working in the classroom, with a proposal for a reflection on the teaching and learning of mathematicsConsiderando a importância da matemática no mundo moderno, bem como o baixo rendimento e desinteresse dos alunos em relação a essa disciplina, a etnomatemática tem se destacado, nos últimos anos, como uma tendência em educação matemática que apresenta uma proposta de aprendizagem mais significativa da matemática. Este estudo tem como principal objetivo analisar os significados atribuídos à etnomatemática e suas contribuições para a formação e prática do professor de matemática. Como fundamentação teórica, buscou-se investigar livros e artigos que tratam do tema da Etnomatemática, especialmente de Ubiratan D’Ambrósio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e descritivo. A intenção deste estudo é, de alguma forma, contribuir tanto com estudantes de licenciatura em Matemática quanto com professores que estão atuando em sala de aula, com uma proposta de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemáticaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEtnomatemáticaEducação matemáticaFormação de professoresEthnomathematicsMathematics educationTeacher trainingEtnomatemática: significado e contribuições para a formação e práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdfapplication/pdf555761https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/1/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf26068f2b9eefc76d153d97657da64749MD51TEXTWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdf.txtWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain86401https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/2/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf.txt8e8b8b4f9573f5a9c0c81db8607ed641MD52THUMBNAILWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdf.jpgWANUSA RODRIGUES DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/3/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf.jpg9b693ef8f9c04239588bca2169894274MD53handle/297092022-11-12 01:03:27.956oai:repositorio.pucsp.br:handle/29709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
title Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
spellingShingle Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
Silva, Wanusa Rodrigues da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Etnomatemática
Educação matemática
Formação de professores
Ethnomathematics
Mathematics education
Teacher training
title_short Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
title_full Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
title_fullStr Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
title_full_unstemmed Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
title_sort Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática
author Silva, Wanusa Rodrigues da
author_facet Silva, Wanusa Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wanusa Rodrigues da
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Etnomatemática
Educação matemática
Formação de professores
Ethnomathematics
Mathematics education
Teacher training
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Educação matemática
Formação de professores
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomathematics
Mathematics education
Teacher training
description Considering the importance of mathematics in the modern world, as well as low income and students' disinterest in this respect and discipline, ethnomathematics has emerged in recent years as a trend in mathematics education that proposes a more significant learning of mathematics. This study's main objective is to analyze the meanings attributed to ethnomathematics and its contributions to teacher education. As a theoretical basis, we sought to investigate books and articles dealing with the subject of Ethnomathematics, especially Ubiratan D'Ambrosio. It is a literature of exploratory and descriptive. The intention of this study is, in some way, contribute to both undergraduate students and with teachers working in the classroom, with a proposal for a reflection on the teaching and learning of mathematics
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:27:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:27:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Wanusa Rodrigues da. Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29709
identifier_str_mv Silva, Wanusa Rodrigues da. Etnomatemática: significado e contribuições para a formação e prática. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Magistério do Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/1/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/2/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29709/3/WANUSA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26068f2b9eefc76d153d97657da64749
8e8b8b4f9573f5a9c0c81db8607ed641
9b693ef8f9c04239588bca2169894274
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277963228676096