Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14465 |
Resumo: | This study presents a panorama of the use of ludic activities in the Portuguese language teaching and learning and emphasizes the use of games and plays at school in order to improve children s knowledge about their mother tongue and their roles in society. In order to achieve its goals, it presents the origins of the word ludic, its historical aspects and the Process of Cognitive Development formulated by Piaget. It also presents some ludic activities to be used at school to facilitate the Portuguese language teaching in a way children effectively learn school subjects and feel comfortable and motivated to learn. As a theoretical feature, this study is based on de Brougère (2002), Brunner (1974, 1977, 1986 and 2001), Chateau (1987), Freire (1977, 1983 and 1989), Piaget (1973 and 1990), Piaget & Inhelder (1974 and 1968), Snyders (1974, 1988 and 1993), Vygotsky (1987, 2000 and 2001) |
id |
PUC_SP-1_56d23c1593ed2b6b93c283805148c3cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14465 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Luiz AntonioAlmeida, Paulo Nunes de2016-04-28T19:34:16Z2007-12-062007-10-24Almeida, Paulo Nunes de. Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14465This study presents a panorama of the use of ludic activities in the Portuguese language teaching and learning and emphasizes the use of games and plays at school in order to improve children s knowledge about their mother tongue and their roles in society. In order to achieve its goals, it presents the origins of the word ludic, its historical aspects and the Process of Cognitive Development formulated by Piaget. It also presents some ludic activities to be used at school to facilitate the Portuguese language teaching in a way children effectively learn school subjects and feel comfortable and motivated to learn. As a theoretical feature, this study is based on de Brougère (2002), Brunner (1974, 1977, 1986 and 2001), Chateau (1987), Freire (1977, 1983 and 1989), Piaget (1973 and 1990), Piaget & Inhelder (1974 and 1968), Snyders (1974, 1988 and 1993), Vygotsky (1987, 2000 and 2001)O presente trabalho apresenta um panorama do uso de atividades lúdicas no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e enfatiza o uso de jogos e brincadeiras na escola, com o intuito de aumentar o conhecimento das crianças acerca de sua língua-mãe e de seus papéis no seio da sociedade em que vivem. Para tanto, apresenta as origens da palavra lúdico e seu uso na educação e, em seguida, fornece informações acerca das fases de desenvolvimento das crianças, segundo a teoria piagetiana. Apresenta, também, algumas atividades lúdicas que podem ser utilizadas na escola para facilitar o ensino de Língua Portuguesa, de forma que a criança apreenda os conteúdos escolares relativos à aprendizagem da língua português e se sintam motivadas durante o processo de aprendizagem. Como ferramenta teórica, abarca, sobretudo, os estudos de Brougère (2002), Brunner (1974, 1977, 1986 e 2001), Chateau (1987), Freire (1977, 1983 e 1989), Piaget (1973 e 1990), Piaget & Inhelder (1974 e 1968), Snyders (1974, 1988 e 1993), Vygotsky (1987, 2000 e 2001)application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29831/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaEducação lúdicaEnsino de língua portuguesaProcesso de desenvolvimento cognitivoLingua portuguesa (Ensino fundamental)BrincadeirasAtividades criativas na sala de aulaLudic teachingPortuguese teachingProcess of cognitive developmentCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALíngua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPaulo Nunes de Almeida.pdf.txtPaulo Nunes de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain282403https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/3/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.txt2cd1140d9f3bc6a046c8c4a277df2360MD53ORIGINALPaulo Nunes de Almeida.pdfapplication/pdf611903https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/1/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdfd59dc45aec42350969d17c119b193c88MD51THUMBNAILPaulo Nunes de Almeida.pdf.jpgPaulo Nunes de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/2/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/144652022-04-28 10:11:46.359oai:repositorio.pucsp.br:handle/14465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:11:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar |
title |
Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar |
spellingShingle |
Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar Almeida, Paulo Nunes de Educação lúdica Ensino de língua portuguesa Processo de desenvolvimento cognitivo Lingua portuguesa (Ensino fundamental) Brincadeiras Atividades criativas na sala de aula Ludic teaching Portuguese teaching Process of cognitive development CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar |
title_full |
Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar |
title_fullStr |
Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar |
title_full_unstemmed |
Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar |
title_sort |
Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar |
author |
Almeida, Paulo Nunes de |
author_facet |
Almeida, Paulo Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Luiz Antonio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Paulo Nunes de |
contributor_str_mv |
Ferreira, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação lúdica Ensino de língua portuguesa Processo de desenvolvimento cognitivo Lingua portuguesa (Ensino fundamental) Brincadeiras Atividades criativas na sala de aula |
topic |
Educação lúdica Ensino de língua portuguesa Processo de desenvolvimento cognitivo Lingua portuguesa (Ensino fundamental) Brincadeiras Atividades criativas na sala de aula Ludic teaching Portuguese teaching Process of cognitive development CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ludic teaching Portuguese teaching Process of cognitive development |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
This study presents a panorama of the use of ludic activities in the Portuguese language teaching and learning and emphasizes the use of games and plays at school in order to improve children s knowledge about their mother tongue and their roles in society. In order to achieve its goals, it presents the origins of the word ludic, its historical aspects and the Process of Cognitive Development formulated by Piaget. It also presents some ludic activities to be used at school to facilitate the Portuguese language teaching in a way children effectively learn school subjects and feel comfortable and motivated to learn. As a theoretical feature, this study is based on de Brougère (2002), Brunner (1974, 1977, 1986 and 2001), Chateau (1987), Freire (1977, 1983 and 1989), Piaget (1973 and 1990), Piaget & Inhelder (1974 and 1968), Snyders (1974, 1988 and 1993), Vygotsky (1987, 2000 and 2001) |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T19:34:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Almeida, Paulo Nunes de. Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14465 |
identifier_str_mv |
Almeida, Paulo Nunes de. Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/3/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/1/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/2/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2cd1140d9f3bc6a046c8c4a277df2360 d59dc45aec42350969d17c119b193c88 c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277783344414720 |