Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo Nunes de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14465
Resumo: This study presents a panorama of the use of ludic activities in the Portuguese language teaching and learning and emphasizes the use of games and plays at school in order to improve children s knowledge about their mother tongue and their roles in society. In order to achieve its goals, it presents the origins of the word ludic, its historical aspects and the Process of Cognitive Development formulated by Piaget. It also presents some ludic activities to be used at school to facilitate the Portuguese language teaching in a way children effectively learn school subjects and feel comfortable and motivated to learn. As a theoretical feature, this study is based on de Brougère (2002), Brunner (1974, 1977, 1986 and 2001), Chateau (1987), Freire (1977, 1983 and 1989), Piaget (1973 and 1990), Piaget & Inhelder (1974 and 1968), Snyders (1974, 1988 and 1993), Vygotsky (1987, 2000 and 2001)
id PUC_SP-1_56d23c1593ed2b6b93c283805148c3cc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14465
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ferreira, Luiz AntonioAlmeida, Paulo Nunes de2016-04-28T19:34:16Z2007-12-062007-10-24Almeida, Paulo Nunes de. Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14465This study presents a panorama of the use of ludic activities in the Portuguese language teaching and learning and emphasizes the use of games and plays at school in order to improve children s knowledge about their mother tongue and their roles in society. In order to achieve its goals, it presents the origins of the word ludic, its historical aspects and the Process of Cognitive Development formulated by Piaget. It also presents some ludic activities to be used at school to facilitate the Portuguese language teaching in a way children effectively learn school subjects and feel comfortable and motivated to learn. As a theoretical feature, this study is based on de Brougère (2002), Brunner (1974, 1977, 1986 and 2001), Chateau (1987), Freire (1977, 1983 and 1989), Piaget (1973 and 1990), Piaget & Inhelder (1974 and 1968), Snyders (1974, 1988 and 1993), Vygotsky (1987, 2000 and 2001)O presente trabalho apresenta um panorama do uso de atividades lúdicas no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e enfatiza o uso de jogos e brincadeiras na escola, com o intuito de aumentar o conhecimento das crianças acerca de sua língua-mãe e de seus papéis no seio da sociedade em que vivem. Para tanto, apresenta as origens da palavra lúdico e seu uso na educação e, em seguida, fornece informações acerca das fases de desenvolvimento das crianças, segundo a teoria piagetiana. Apresenta, também, algumas atividades lúdicas que podem ser utilizadas na escola para facilitar o ensino de Língua Portuguesa, de forma que a criança apreenda os conteúdos escolares relativos à aprendizagem da língua português e se sintam motivadas durante o processo de aprendizagem. Como ferramenta teórica, abarca, sobretudo, os estudos de Brougère (2002), Brunner (1974, 1977, 1986 e 2001), Chateau (1987), Freire (1977, 1983 e 1989), Piaget (1973 e 1990), Piaget & Inhelder (1974 e 1968), Snyders (1974, 1988 e 1993), Vygotsky (1987, 2000 e 2001)application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29831/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaEducação lúdicaEnsino de língua portuguesaProcesso de desenvolvimento cognitivoLingua portuguesa (Ensino fundamental)BrincadeirasAtividades criativas na sala de aulaLudic teachingPortuguese teachingProcess of cognitive developmentCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALíngua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPaulo Nunes de Almeida.pdf.txtPaulo Nunes de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain282403https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/3/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.txt2cd1140d9f3bc6a046c8c4a277df2360MD53ORIGINALPaulo Nunes de Almeida.pdfapplication/pdf611903https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/1/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdfd59dc45aec42350969d17c119b193c88MD51THUMBNAILPaulo Nunes de Almeida.pdf.jpgPaulo Nunes de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/2/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/144652022-04-28 10:11:46.359oai:repositorio.pucsp.br:handle/14465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:11:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
title Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
spellingShingle Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
Almeida, Paulo Nunes de
Educação lúdica
Ensino de língua portuguesa
Processo de desenvolvimento cognitivo
Lingua portuguesa (Ensino fundamental)
Brincadeiras
Atividades criativas na sala de aula
Ludic teaching
Portuguese teaching
Process of cognitive development
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
title_full Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
title_fullStr Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
title_full_unstemmed Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
title_sort Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar
author Almeida, Paulo Nunes de
author_facet Almeida, Paulo Nunes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Luiz Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Paulo Nunes de
contributor_str_mv Ferreira, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação lúdica
Ensino de língua portuguesa
Processo de desenvolvimento cognitivo
Lingua portuguesa (Ensino fundamental)
Brincadeiras
Atividades criativas na sala de aula
topic Educação lúdica
Ensino de língua portuguesa
Processo de desenvolvimento cognitivo
Lingua portuguesa (Ensino fundamental)
Brincadeiras
Atividades criativas na sala de aula
Ludic teaching
Portuguese teaching
Process of cognitive development
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Ludic teaching
Portuguese teaching
Process of cognitive development
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This study presents a panorama of the use of ludic activities in the Portuguese language teaching and learning and emphasizes the use of games and plays at school in order to improve children s knowledge about their mother tongue and their roles in society. In order to achieve its goals, it presents the origins of the word ludic, its historical aspects and the Process of Cognitive Development formulated by Piaget. It also presents some ludic activities to be used at school to facilitate the Portuguese language teaching in a way children effectively learn school subjects and feel comfortable and motivated to learn. As a theoretical feature, this study is based on de Brougère (2002), Brunner (1974, 1977, 1986 and 2001), Chateau (1987), Freire (1977, 1983 and 1989), Piaget (1973 and 1990), Piaget & Inhelder (1974 and 1968), Snyders (1974, 1988 and 1993), Vygotsky (1987, 2000 and 2001)
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-12-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:34:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Paulo Nunes de. Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14465
identifier_str_mv Almeida, Paulo Nunes de. Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/3/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/1/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14465/2/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cd1140d9f3bc6a046c8c4a277df2360
d59dc45aec42350969d17c119b193c88
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277783344414720