Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28586 |
Resumo: | Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? Essa é a questão central deste presente estudo, cujo objetivo é apresentar subsídios e informações que vão no caminho de respondê-la. A partir de uma revisão sistemática de estudos no PEPSIC, foram selecionados oito trabalhos, de acordo com as concepções dos principais envolvidos no processo inclusivo: professores, pais e alunos. Pretendeu-se, então, fazer um levantamento das questões centrais acerca da educação inclusiva para poder identificar aspectos e dados sobre as dificuldades para a implementação dessa modalidade de educação nas escolas brasileiras. A partir dos dados encontrados, pode-se afirmar que a educação inclusiva ainda é uma utopia, visto que os professores ainda não têm formação adequada e, dessa forma, sentem-se inseguros; os pais querem também a parte pedagógica envolvida no processo inclusivo, além da socialização de seus filhos com necessidades educacionais especiais; e os alunos ainda sofrem preconceito |
id |
PUC_SP-1_5cb114b096f9a823e4e6879104d09643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28586 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, MarildaManso, Olívia Chagas da Costa2022-10-05T22:08:18Z2022-10-05T22:08:18Z2012-08-31Manso, Olívia Chagas da Costa. Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28586Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? Essa é a questão central deste presente estudo, cujo objetivo é apresentar subsídios e informações que vão no caminho de respondê-la. A partir de uma revisão sistemática de estudos no PEPSIC, foram selecionados oito trabalhos, de acordo com as concepções dos principais envolvidos no processo inclusivo: professores, pais e alunos. Pretendeu-se, então, fazer um levantamento das questões centrais acerca da educação inclusiva para poder identificar aspectos e dados sobre as dificuldades para a implementação dessa modalidade de educação nas escolas brasileiras. A partir dos dados encontrados, pode-se afirmar que a educação inclusiva ainda é uma utopia, visto que os professores ainda não têm formação adequada e, dessa forma, sentem-se inseguros; os pais querem também a parte pedagógica envolvida no processo inclusivo, além da socialização de seus filhos com necessidades educacionais especiais; e os alunos ainda sofrem preconceitoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIABrasilUtopiaDificuldadesEducaçãoInclusãoPor que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdfapplication/pdf582255https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/1/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf2fa17fa717e7d6a0ddd15dc1a6386f95MD51TEXTOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdf.txtOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain114521https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/2/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf.txt494728a02391282b21d811b70e468964MD52THUMBNAILOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdf.jpgOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/3/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf.jpgb5856a82a215f09be72a787f3fd021ceMD53handle/285862022-10-06 01:04:28.487oai:repositorio.pucsp.br:handle/28586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? |
title |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? |
spellingShingle |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? Manso, Olívia Chagas da Costa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Brasil Utopia Dificuldades Educação Inclusão |
title_short |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? |
title_full |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? |
title_fullStr |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? |
title_full_unstemmed |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? |
title_sort |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? |
author |
Manso, Olívia Chagas da Costa |
author_facet |
Manso, Olívia Chagas da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Marilda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manso, Olívia Chagas da Costa |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Marilda |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Brasil Utopia Dificuldades Educação Inclusão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil Utopia Dificuldades Educação Inclusão |
description |
Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? Essa é a questão central deste presente estudo, cujo objetivo é apresentar subsídios e informações que vão no caminho de respondê-la. A partir de uma revisão sistemática de estudos no PEPSIC, foram selecionados oito trabalhos, de acordo com as concepções dos principais envolvidos no processo inclusivo: professores, pais e alunos. Pretendeu-se, então, fazer um levantamento das questões centrais acerca da educação inclusiva para poder identificar aspectos e dados sobre as dificuldades para a implementação dessa modalidade de educação nas escolas brasileiras. A partir dos dados encontrados, pode-se afirmar que a educação inclusiva ainda é uma utopia, visto que os professores ainda não têm formação adequada e, dessa forma, sentem-se inseguros; os pais querem também a parte pedagógica envolvida no processo inclusivo, além da socialização de seus filhos com necessidades educacionais especiais; e os alunos ainda sofrem preconceito |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-05T22:08:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-05T22:08:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Manso, Olívia Chagas da Costa. Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28586 |
identifier_str_mv |
Manso, Olívia Chagas da Costa. Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/1/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/2/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/3/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2fa17fa717e7d6a0ddd15dc1a6386f95 494728a02391282b21d811b70e468964 b5856a82a215f09be72a787f3fd021ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277833139191808 |