Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manso, Olívia Chagas da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28586
Resumo: Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? Essa é a questão central deste presente estudo, cujo objetivo é apresentar subsídios e informações que vão no caminho de respondê-la. A partir de uma revisão sistemática de estudos no PEPSIC, foram selecionados oito trabalhos, de acordo com as concepções dos principais envolvidos no processo inclusivo: professores, pais e alunos. Pretendeu-se, então, fazer um levantamento das questões centrais acerca da educação inclusiva para poder identificar aspectos e dados sobre as dificuldades para a implementação dessa modalidade de educação nas escolas brasileiras. A partir dos dados encontrados, pode-se afirmar que a educação inclusiva ainda é uma utopia, visto que os professores ainda não têm formação adequada e, dessa forma, sentem-se inseguros; os pais querem também a parte pedagógica envolvida no processo inclusivo, além da socialização de seus filhos com necessidades educacionais especiais; e os alunos ainda sofrem preconceito
id PUC_SP-1_5cb114b096f9a823e4e6879104d09643
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28586
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ribeiro, MarildaManso, Olívia Chagas da Costa2022-10-05T22:08:18Z2022-10-05T22:08:18Z2012-08-31Manso, Olívia Chagas da Costa. Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28586Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? Essa é a questão central deste presente estudo, cujo objetivo é apresentar subsídios e informações que vão no caminho de respondê-la. A partir de uma revisão sistemática de estudos no PEPSIC, foram selecionados oito trabalhos, de acordo com as concepções dos principais envolvidos no processo inclusivo: professores, pais e alunos. Pretendeu-se, então, fazer um levantamento das questões centrais acerca da educação inclusiva para poder identificar aspectos e dados sobre as dificuldades para a implementação dessa modalidade de educação nas escolas brasileiras. A partir dos dados encontrados, pode-se afirmar que a educação inclusiva ainda é uma utopia, visto que os professores ainda não têm formação adequada e, dessa forma, sentem-se inseguros; os pais querem também a parte pedagógica envolvida no processo inclusivo, além da socialização de seus filhos com necessidades educacionais especiais; e os alunos ainda sofrem preconceitoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIABrasilUtopiaDificuldadesEducaçãoInclusãoPor que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdfapplication/pdf582255https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/1/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf2fa17fa717e7d6a0ddd15dc1a6386f95MD51TEXTOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdf.txtOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain114521https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/2/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf.txt494728a02391282b21d811b70e468964MD52THUMBNAILOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdf.jpgOlívia Chagas da Costa Manso - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/3/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf.jpgb5856a82a215f09be72a787f3fd021ceMD53handle/285862022-10-06 01:04:28.487oai:repositorio.pucsp.br:handle/28586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
title Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
spellingShingle Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
Manso, Olívia Chagas da Costa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Brasil
Utopia
Dificuldades
Educação
Inclusão
title_short Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
title_full Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
title_fullStr Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
title_full_unstemmed Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
title_sort Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?
author Manso, Olívia Chagas da Costa
author_facet Manso, Olívia Chagas da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marilda
dc.contributor.author.fl_str_mv Manso, Olívia Chagas da Costa
contributor_str_mv Ribeiro, Marilda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Brasil
Utopia
Dificuldades
Educação
Inclusão
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Utopia
Dificuldades
Educação
Inclusão
description Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil? Essa é a questão central deste presente estudo, cujo objetivo é apresentar subsídios e informações que vão no caminho de respondê-la. A partir de uma revisão sistemática de estudos no PEPSIC, foram selecionados oito trabalhos, de acordo com as concepções dos principais envolvidos no processo inclusivo: professores, pais e alunos. Pretendeu-se, então, fazer um levantamento das questões centrais acerca da educação inclusiva para poder identificar aspectos e dados sobre as dificuldades para a implementação dessa modalidade de educação nas escolas brasileiras. A partir dos dados encontrados, pode-se afirmar que a educação inclusiva ainda é uma utopia, visto que os professores ainda não têm formação adequada e, dessa forma, sentem-se inseguros; os pais querem também a parte pedagógica envolvida no processo inclusivo, além da socialização de seus filhos com necessidades educacionais especiais; e os alunos ainda sofrem preconceito
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:08:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:08:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Manso, Olívia Chagas da Costa. Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28586
identifier_str_mv Manso, Olívia Chagas da Costa. Por que a educação inclusiva ainda é uma utopia no Brasil?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/1/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/2/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28586/3/Ol%c3%advia%20Chagas%20da%20Costa%20Manso%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fa17fa717e7d6a0ddd15dc1a6386f95
494728a02391282b21d811b70e468964
b5856a82a215f09be72a787f3fd021ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277833139191808