Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Claro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18133
Resumo: This research of master s degree aims to analyze, to contextualize and to understand how the process known as Gamification is applied in game digital design techniques in business and challenges of social impact. Everybody knows the power of the game under peoples, as well as your engagement power and the motivation that fascinate the player. Based in these and in another elements, games are used to application in different contexts like in education. The aims is clear, keep educational contents more attractive, that cause pleasure during the learning, where the incentive could be natural artifices between platform and user The definition of Gamification is something too new, which has caused some confusion in their minds as to their application form. So as part of this study it was necessary to investigate other genres, such as games and serious games in education, in order to have a better understanding, and then set the look and actions in the application of Gamification
id PUC_SP-1_6ba9b59a89d1660697ea838b1dcc9e0f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18133
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hessel, Ana Maria Di Gradohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4464403H1Silva, Marcelo Claro2016-04-29T14:23:23Z2013-11-262013-10-28Silva, Marcelo Claro. Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18133This research of master s degree aims to analyze, to contextualize and to understand how the process known as Gamification is applied in game digital design techniques in business and challenges of social impact. Everybody knows the power of the game under peoples, as well as your engagement power and the motivation that fascinate the player. Based in these and in another elements, games are used to application in different contexts like in education. The aims is clear, keep educational contents more attractive, that cause pleasure during the learning, where the incentive could be natural artifices between platform and user The definition of Gamification is something too new, which has caused some confusion in their minds as to their application form. So as part of this study it was necessary to investigate other genres, such as games and serious games in education, in order to have a better understanding, and then set the look and actions in the application of GamificationEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar, contextualizar e entender como o processo conhecido como Gamification, aplica técnicas de design digital de jogos para problemas que não jogo, como negócios e desafios de impacto social. É sabido o poder que o jogo tem e exerce sob as pessoas, seu poder de engajamento e motivação que fascina o jogador. Com base nesses e outros elementos o jogo tem servido para aplicação em outros contextos como, por exemplo, a educação. O objetivo é claro, deixar o conteúdo mais atraente, que cause prazer em realizá-lo, onde o estímulo seja uma ferramenta natural entre plataforma e usuário. A definição de Gamification é algo ainda muito recente, o que tem causado certa confusão no seu entendimento quanto a sua forma de aplicação. Por isso como parte deste estudo foi preciso investigar outros gêneros, como games na educação e serious games, para que se tenha um melhor entendimento, e posteriormente fixar o olhar e as ações na aplicação de Gamificationapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/37081/Marcelo%20Claro%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaEducaçãoAprendizadoLudificaçãoJogosEducationLearningGamificationGamesLudosCNPQ::ENGENHARIASCurso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcelo Claro Silva.pdf.txtMarcelo Claro Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain111401https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18133/3/Marcelo%20Claro%20Silva.pdf.txt1207bb11333f0ddb79fe91d5186dbc94MD53ORIGINALMarcelo Claro Silva.pdfapplication/pdf3639113https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18133/1/Marcelo%20Claro%20Silva.pdf5333b658cdcd7e79e8ae965e40c9b175MD51THUMBNAILMarcelo Claro Silva.pdf.jpgMarcelo Claro Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18133/2/Marcelo%20Claro%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/181332022-06-13 08:58:53.94oai:repositorio.pucsp.br:handle/18133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T11:58:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional
title Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional
spellingShingle Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional
Silva, Marcelo Claro
Educação
Aprendizado
Ludificação
Jogos
Education
Learning
Gamification
Games
Ludos
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional
title_full Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional
title_fullStr Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional
title_full_unstemmed Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional
title_sort Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional
author Silva, Marcelo Claro
author_facet Silva, Marcelo Claro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hessel, Ana Maria Di Grado
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4464403H1
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo Claro
contributor_str_mv Hessel, Ana Maria Di Grado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizado
Ludificação
Jogos
topic Educação
Aprendizado
Ludificação
Jogos
Education
Learning
Gamification
Games
Ludos
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Learning
Gamification
Games
Ludos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description This research of master s degree aims to analyze, to contextualize and to understand how the process known as Gamification is applied in game digital design techniques in business and challenges of social impact. Everybody knows the power of the game under peoples, as well as your engagement power and the motivation that fascinate the player. Based in these and in another elements, games are used to application in different contexts like in education. The aims is clear, keep educational contents more attractive, that cause pleasure during the learning, where the incentive could be natural artifices between platform and user The definition of Gamification is something too new, which has caused some confusion in their minds as to their application form. So as part of this study it was necessary to investigate other genres, such as games and serious games in education, in order to have a better understanding, and then set the look and actions in the application of Gamification
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Marcelo Claro. Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18133
identifier_str_mv Silva, Marcelo Claro. Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18133/3/Marcelo%20Claro%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18133/1/Marcelo%20Claro%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18133/2/Marcelo%20Claro%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1207bb11333f0ddb79fe91d5186dbc94
5333b658cdcd7e79e8ae965e40c9b175
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278003705806848