Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muradas, Tatiane Sanches Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29993
Resumo: A pesquisa pretende ressaltar a importância do conhecimento didático do professor sobre as características desse distúrbio de aprendizagem que é a dislexia para que eles possam auxiliar e encaminhar estas crianças adequadamente. Após pesquisa realizada com alguns professores de educação infantil e ensino fundamental de escolas particulares e públicas pude confirmar a falta de informação por parte destes profissionais. Além disso, o trabalho mostrará alguns problemas encontrados junto à família, à escola, bem como o ponto positivo encontrado nessas crianças disléxicas, chamada de “talento”, que são suas habilidades na música, no esporte, na política, escritores, inventores e cientistas, e que as pessoas ainda desconhecem e por isso passam muitas vezes despercebidas, desperdiçando então tal talento. Vários aspectos relativos à dislexia merecem ser objeto de pesquisas mais aprofundadas. A dislexia é genética e faz parte da realidade de muitas pessoas, a ausência de informação por parte da família e dos professores pode gerar julgamentos errôneos e precipitados, comprometendo ainda mais o quadro da criança disléxica em suas dificuldades, causando também um comprometimento emocional.A criança com dificuldades na leitura, escrita, ortografia e matemática, precisa de uma equipe multidisciplinar para estar descartando ou comprovando o diagnóstico da dislexia. Com o auxilio desses profissionais, da família e da escola as crianças disléxicas, hoje, já podem tornar-se pessoas bem sucedidas
id PUC_SP-1_6d244b69c0ce6ba56fc8d4b62ff16454
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29993
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Teresa Batista deMuradas, Tatiane Sanches Silva2022-11-11T21:29:38Z2022-11-11T21:29:38Z2012-11-22Muradas, Tatiane Sanches Silva. Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29993A pesquisa pretende ressaltar a importância do conhecimento didático do professor sobre as características desse distúrbio de aprendizagem que é a dislexia para que eles possam auxiliar e encaminhar estas crianças adequadamente. Após pesquisa realizada com alguns professores de educação infantil e ensino fundamental de escolas particulares e públicas pude confirmar a falta de informação por parte destes profissionais. Além disso, o trabalho mostrará alguns problemas encontrados junto à família, à escola, bem como o ponto positivo encontrado nessas crianças disléxicas, chamada de “talento”, que são suas habilidades na música, no esporte, na política, escritores, inventores e cientistas, e que as pessoas ainda desconhecem e por isso passam muitas vezes despercebidas, desperdiçando então tal talento. Vários aspectos relativos à dislexia merecem ser objeto de pesquisas mais aprofundadas. A dislexia é genética e faz parte da realidade de muitas pessoas, a ausência de informação por parte da família e dos professores pode gerar julgamentos errôneos e precipitados, comprometendo ainda mais o quadro da criança disléxica em suas dificuldades, causando também um comprometimento emocional.A criança com dificuldades na leitura, escrita, ortografia e matemática, precisa de uma equipe multidisciplinar para estar descartando ou comprovando o diagnóstico da dislexia. Com o auxilio desses profissionais, da família e da escola as crianças disléxicas, hoje, já podem tornar-se pessoas bem sucedidasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODislexiaDistúrbioAprendizagemInclusãoEquipe multidisciplinarFamíliaEscolaDislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdfapplication/pdf339152https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/1/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf6db3ef3b1423aaf63114d31daee5e929MD51TEXTTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdf.txtTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdf.txtExtracted texttext/plain94902https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/2/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf.txtccf7b40f3eae932a0cee6ebbaa753862MD52THUMBNAILTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdf.jpgTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/3/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf.jpg2ee4ffa65abc0ba29fec28d57b1ddefcMD53handle/299932023-09-18 09:49:00.542oai:repositorio.pucsp.br:handle/29993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T12:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
title Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
spellingShingle Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
Muradas, Tatiane Sanches Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Dislexia
Distúrbio
Aprendizagem
Inclusão
Equipe multidisciplinar
Família
Escola
title_short Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
title_full Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
title_fullStr Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
title_full_unstemmed Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
title_sort Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
author Muradas, Tatiane Sanches Silva
author_facet Muradas, Tatiane Sanches Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Teresa Batista de
dc.contributor.author.fl_str_mv Muradas, Tatiane Sanches Silva
contributor_str_mv Oliveira, Maria Teresa Batista de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Dislexia
Distúrbio
Aprendizagem
Inclusão
Equipe multidisciplinar
Família
Escola
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Distúrbio
Aprendizagem
Inclusão
Equipe multidisciplinar
Família
Escola
description A pesquisa pretende ressaltar a importância do conhecimento didático do professor sobre as características desse distúrbio de aprendizagem que é a dislexia para que eles possam auxiliar e encaminhar estas crianças adequadamente. Após pesquisa realizada com alguns professores de educação infantil e ensino fundamental de escolas particulares e públicas pude confirmar a falta de informação por parte destes profissionais. Além disso, o trabalho mostrará alguns problemas encontrados junto à família, à escola, bem como o ponto positivo encontrado nessas crianças disléxicas, chamada de “talento”, que são suas habilidades na música, no esporte, na política, escritores, inventores e cientistas, e que as pessoas ainda desconhecem e por isso passam muitas vezes despercebidas, desperdiçando então tal talento. Vários aspectos relativos à dislexia merecem ser objeto de pesquisas mais aprofundadas. A dislexia é genética e faz parte da realidade de muitas pessoas, a ausência de informação por parte da família e dos professores pode gerar julgamentos errôneos e precipitados, comprometendo ainda mais o quadro da criança disléxica em suas dificuldades, causando também um comprometimento emocional.A criança com dificuldades na leitura, escrita, ortografia e matemática, precisa de uma equipe multidisciplinar para estar descartando ou comprovando o diagnóstico da dislexia. Com o auxilio desses profissionais, da família e da escola as crianças disléxicas, hoje, já podem tornar-se pessoas bem sucedidas
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:29:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Muradas, Tatiane Sanches Silva. Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29993
identifier_str_mv Muradas, Tatiane Sanches Silva. Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/1/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/2/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/3/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6db3ef3b1423aaf63114d31daee5e929
ccf7b40f3eae932a0cee6ebbaa753862
2ee4ffa65abc0ba29fec28d57b1ddefc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796101955452928