Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29993 |
Resumo: | A pesquisa pretende ressaltar a importância do conhecimento didático do professor sobre as características desse distúrbio de aprendizagem que é a dislexia para que eles possam auxiliar e encaminhar estas crianças adequadamente. Após pesquisa realizada com alguns professores de educação infantil e ensino fundamental de escolas particulares e públicas pude confirmar a falta de informação por parte destes profissionais. Além disso, o trabalho mostrará alguns problemas encontrados junto à família, à escola, bem como o ponto positivo encontrado nessas crianças disléxicas, chamada de “talento”, que são suas habilidades na música, no esporte, na política, escritores, inventores e cientistas, e que as pessoas ainda desconhecem e por isso passam muitas vezes despercebidas, desperdiçando então tal talento. Vários aspectos relativos à dislexia merecem ser objeto de pesquisas mais aprofundadas. A dislexia é genética e faz parte da realidade de muitas pessoas, a ausência de informação por parte da família e dos professores pode gerar julgamentos errôneos e precipitados, comprometendo ainda mais o quadro da criança disléxica em suas dificuldades, causando também um comprometimento emocional.A criança com dificuldades na leitura, escrita, ortografia e matemática, precisa de uma equipe multidisciplinar para estar descartando ou comprovando o diagnóstico da dislexia. Com o auxilio desses profissionais, da família e da escola as crianças disléxicas, hoje, já podem tornar-se pessoas bem sucedidas |
id |
PUC_SP-1_6d244b69c0ce6ba56fc8d4b62ff16454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29993 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Maria Teresa Batista deMuradas, Tatiane Sanches Silva2022-11-11T21:29:38Z2022-11-11T21:29:38Z2012-11-22Muradas, Tatiane Sanches Silva. Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29993A pesquisa pretende ressaltar a importância do conhecimento didático do professor sobre as características desse distúrbio de aprendizagem que é a dislexia para que eles possam auxiliar e encaminhar estas crianças adequadamente. Após pesquisa realizada com alguns professores de educação infantil e ensino fundamental de escolas particulares e públicas pude confirmar a falta de informação por parte destes profissionais. Além disso, o trabalho mostrará alguns problemas encontrados junto à família, à escola, bem como o ponto positivo encontrado nessas crianças disléxicas, chamada de “talento”, que são suas habilidades na música, no esporte, na política, escritores, inventores e cientistas, e que as pessoas ainda desconhecem e por isso passam muitas vezes despercebidas, desperdiçando então tal talento. Vários aspectos relativos à dislexia merecem ser objeto de pesquisas mais aprofundadas. A dislexia é genética e faz parte da realidade de muitas pessoas, a ausência de informação por parte da família e dos professores pode gerar julgamentos errôneos e precipitados, comprometendo ainda mais o quadro da criança disléxica em suas dificuldades, causando também um comprometimento emocional.A criança com dificuldades na leitura, escrita, ortografia e matemática, precisa de uma equipe multidisciplinar para estar descartando ou comprovando o diagnóstico da dislexia. Com o auxilio desses profissionais, da família e da escola as crianças disléxicas, hoje, já podem tornar-se pessoas bem sucedidasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODislexiaDistúrbioAprendizagemInclusãoEquipe multidisciplinarFamíliaEscolaDislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdfapplication/pdf339152https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/1/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf6db3ef3b1423aaf63114d31daee5e929MD51TEXTTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdf.txtTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdf.txtExtracted texttext/plain94902https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/2/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf.txtccf7b40f3eae932a0cee6ebbaa753862MD52THUMBNAILTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdf.jpgTATIANE SANCHES SILVA MURADAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/3/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf.jpg2ee4ffa65abc0ba29fec28d57b1ddefcMD53handle/299932023-09-18 09:49:00.542oai:repositorio.pucsp.br:handle/29993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T12:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos |
title |
Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos |
spellingShingle |
Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos Muradas, Tatiane Sanches Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Dislexia Distúrbio Aprendizagem Inclusão Equipe multidisciplinar Família Escola |
title_short |
Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos |
title_full |
Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos |
title_fullStr |
Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos |
title_full_unstemmed |
Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos |
title_sort |
Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos |
author |
Muradas, Tatiane Sanches Silva |
author_facet |
Muradas, Tatiane Sanches Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Teresa Batista de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muradas, Tatiane Sanches Silva |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria Teresa Batista de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Dislexia Distúrbio Aprendizagem Inclusão Equipe multidisciplinar Família Escola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Distúrbio Aprendizagem Inclusão Equipe multidisciplinar Família Escola |
description |
A pesquisa pretende ressaltar a importância do conhecimento didático do professor sobre as características desse distúrbio de aprendizagem que é a dislexia para que eles possam auxiliar e encaminhar estas crianças adequadamente. Após pesquisa realizada com alguns professores de educação infantil e ensino fundamental de escolas particulares e públicas pude confirmar a falta de informação por parte destes profissionais. Além disso, o trabalho mostrará alguns problemas encontrados junto à família, à escola, bem como o ponto positivo encontrado nessas crianças disléxicas, chamada de “talento”, que são suas habilidades na música, no esporte, na política, escritores, inventores e cientistas, e que as pessoas ainda desconhecem e por isso passam muitas vezes despercebidas, desperdiçando então tal talento. Vários aspectos relativos à dislexia merecem ser objeto de pesquisas mais aprofundadas. A dislexia é genética e faz parte da realidade de muitas pessoas, a ausência de informação por parte da família e dos professores pode gerar julgamentos errôneos e precipitados, comprometendo ainda mais o quadro da criança disléxica em suas dificuldades, causando também um comprometimento emocional.A criança com dificuldades na leitura, escrita, ortografia e matemática, precisa de uma equipe multidisciplinar para estar descartando ou comprovando o diagnóstico da dislexia. Com o auxilio desses profissionais, da família e da escola as crianças disléxicas, hoje, já podem tornar-se pessoas bem sucedidas |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:29:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:29:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Muradas, Tatiane Sanches Silva. Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29993 |
identifier_str_mv |
Muradas, Tatiane Sanches Silva. Dislexia: um estudo sobre a postura didática diante de alunos disléxicos. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/1/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/2/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29993/3/TATIANE%20SANCHES%20SILVA%20MURADAS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6db3ef3b1423aaf63114d31daee5e929 ccf7b40f3eae932a0cee6ebbaa753862 2ee4ffa65abc0ba29fec28d57b1ddefc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277880994103296 |