A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10052 |
Resumo: | This study has as its purpose to investigate the solidarity value and how it has been a principle on the teachers graduation in the Biological Science Course in a superior institution. As a theorical support, I chosed Edgard Morin, Paulo Freire, Leonardo Boff e Ernst Mayr, and others trying to clarify the importance of putting into the teacher's formation practices the values thematics, specially the solidarity. Pointing value's education, not only as a discipline to improve the study curriculum but even and only as an achive work, daily, taking exemples in postures that spread everybody involved in education, in order to get the human being formation on an universal and solidary proposal. For this purpose, it was used as methodological documents: analysis, questionaires and interviews, from a qualitative approaching, looking for a dialogue between specific values and contends that coexist or must coexist, in a Biological Licencing and Graduating Formation Course, the solidary in focus |
id |
PUC_SP-1_73d33f5898d93c44e22e3244db4a8a49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10052 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Abramowicz, MereGomes, Carlos2016-04-27T14:32:13Z2008-06-172008-05-07Gomes, Carlos. A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10052This study has as its purpose to investigate the solidarity value and how it has been a principle on the teachers graduation in the Biological Science Course in a superior institution. As a theorical support, I chosed Edgard Morin, Paulo Freire, Leonardo Boff e Ernst Mayr, and others trying to clarify the importance of putting into the teacher's formation practices the values thematics, specially the solidarity. Pointing value's education, not only as a discipline to improve the study curriculum but even and only as an achive work, daily, taking exemples in postures that spread everybody involved in education, in order to get the human being formation on an universal and solidary proposal. For this purpose, it was used as methodological documents: analysis, questionaires and interviews, from a qualitative approaching, looking for a dialogue between specific values and contends that coexist or must coexist, in a Biological Licencing and Graduating Formation Course, the solidary in focusO presente trabalho tem por objetivo investigar o valor da solidariedade, e como tem sido considerado enquanto princípio na formação de professores do Curso de Ciências Biológicas em uma instituição de ensino superior. Como suporte teórico foram escolhidos Edgard Morin, Paulo Freire, Leonardo Boff e Ernst Mayr, além de outros, buscando sempre elucidar a importância de inserir nas práticas de formação de professores a temática dos valores, em especial o da solidariedade. Uma educação em valores, não como uma disciplina a mais no currículo escolar, mas sempre e somente como um trabalho ativo, diário, exemplificado em atitudes que contagiem a todos os envolvidos com a educação, para a construção do projeto de ser humano, numa proposta solidária e planetária. Para esse propósito foram utilizados como instrumentos metodológicos: análise documental, questionários e entrevistas. Partindo de uma abordagem qualitativa, foi possível captar nos depoimentos dos protagonistas do cenário escolhido, os argumentos necessários para um diálogo entre valores e conteúdos específicos, que coexistem ou devem coexistir, em um curso de formação de bacharel e licenciado em biologia, focando a solidariedadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22046/Carlos%20Gomes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoFormação de professoresProfessores de biologia -- Formacao profissionalProfessores de ciencia -- Formacao profissionalSolidariedadeValoresTeacher s educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologiaThe solidarity how a value on the teacher s education science and biologicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCarlos Gomes.pdf.txtCarlos Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain298382https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/3/Carlos%20Gomes.pdf.txte009afeb69a8dea192396b6d1905f75dMD53ORIGINALCarlos Gomes.pdfapplication/pdf481688https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/1/Carlos%20Gomes.pdffbd6896b4067d23404a243b9d0097a41MD51THUMBNAILCarlos Gomes.pdf.jpgCarlos Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/2/Carlos%20Gomes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/100522022-04-27 14:49:52.747oai:repositorio.pucsp.br:handle/10052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:49:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The solidarity how a value on the teacher s education science and biological |
title |
A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia |
spellingShingle |
A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia Gomes, Carlos Formação de professores Professores de biologia -- Formacao profissional Professores de ciencia -- Formacao profissional Solidariedade Valores Teacher s education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia |
title_full |
A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia |
title_fullStr |
A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia |
title_full_unstemmed |
A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia |
title_sort |
A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia |
author |
Gomes, Carlos |
author_facet |
Gomes, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Carlos |
contributor_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Professores de biologia -- Formacao profissional Professores de ciencia -- Formacao profissional Solidariedade Valores |
topic |
Formação de professores Professores de biologia -- Formacao profissional Professores de ciencia -- Formacao profissional Solidariedade Valores Teacher s education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher s education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study has as its purpose to investigate the solidarity value and how it has been a principle on the teachers graduation in the Biological Science Course in a superior institution. As a theorical support, I chosed Edgard Morin, Paulo Freire, Leonardo Boff e Ernst Mayr, and others trying to clarify the importance of putting into the teacher's formation practices the values thematics, specially the solidarity. Pointing value's education, not only as a discipline to improve the study curriculum but even and only as an achive work, daily, taking exemples in postures that spread everybody involved in education, in order to get the human being formation on an universal and solidary proposal. For this purpose, it was used as methodological documents: analysis, questionaires and interviews, from a qualitative approaching, looking for a dialogue between specific values and contends that coexist or must coexist, in a Biological Licencing and Graduating Formation Course, the solidary in focus |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:32:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gomes, Carlos. A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10052 |
identifier_str_mv |
Gomes, Carlos. A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/3/Carlos%20Gomes.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/1/Carlos%20Gomes.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/2/Carlos%20Gomes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e009afeb69a8dea192396b6d1905f75d fbd6896b4067d23404a243b9d0097a41 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796097999175680 |