A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29264 |
Resumo: | Sabe-se da importância do trabalho corporal durante as aulas de Educação Física para o desenvolvimento e socialização dos diferentes corpos. Assim, pensando neste e na importância da Educação Inclusiva, a monografia presente trará à tona a questão do retorno do professor especialista em Educação Física no Ensino Fundamental I, no município de São Bernardo do Campo. Foi utilizado como estratégia metodológica a pesquisa do tipo qualitativa, com base em Lüdke & André (1986), usando como referência o relato de experiência da própria autora e das entrevistas realizadas com os professores polivalentes e especialistas, confrontando posteriormente com base na bibliografia estudada sobre a formação do professor especialista e o papel desse para que a Educação Inclusiva seja efetiva também nesses momentos, além de pensar na importância desse trabalho para o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. Observamos que, mesmo a questão de a Educação Inclusiva ser importante e atual, ainda falta muito para que todos os professores compreendam de fato, como essa deve acontecer e o quanto ajudará no desenvolvimento da criança com deficiência. Além disso, os profissionais especialistas mostraram a necessidade de um apoio da gestão escolar e da prefeitura em relação as aulas de Educação Física e, também, a necessidade de uma formação continuada mais prática para garantir um trabalho efetivo com as crianças com deficiência na escola regular |
id |
PUC_SP-1_742b9fb83b74e0f08c7cb5b26b54cd9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29264 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcyPerez, Beatriz Brunaldi2022-10-23T23:03:58Z2022-10-23T23:03:58Z2015-11-10Perez, Beatriz Brunaldi. A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29264Sabe-se da importância do trabalho corporal durante as aulas de Educação Física para o desenvolvimento e socialização dos diferentes corpos. Assim, pensando neste e na importância da Educação Inclusiva, a monografia presente trará à tona a questão do retorno do professor especialista em Educação Física no Ensino Fundamental I, no município de São Bernardo do Campo. Foi utilizado como estratégia metodológica a pesquisa do tipo qualitativa, com base em Lüdke & André (1986), usando como referência o relato de experiência da própria autora e das entrevistas realizadas com os professores polivalentes e especialistas, confrontando posteriormente com base na bibliografia estudada sobre a formação do professor especialista e o papel desse para que a Educação Inclusiva seja efetiva também nesses momentos, além de pensar na importância desse trabalho para o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. Observamos que, mesmo a questão de a Educação Inclusiva ser importante e atual, ainda falta muito para que todos os professores compreendam de fato, como essa deve acontecer e o quanto ajudará no desenvolvimento da criança com deficiência. Além disso, os profissionais especialistas mostraram a necessidade de um apoio da gestão escolar e da prefeitura em relação as aulas de Educação Física e, também, a necessidade de uma formação continuada mais prática para garantir um trabalho efetivo com as crianças com deficiência na escola regularporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOProfessor especialistaEducação inclusivaDeficiência intelectualProfessor polivalenteA inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBEATRIZ BRUNALDI PEREZ.pdfapplication/pdf396170https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29264/1/BEATRIZ%20BRUNALDI%20PEREZ.pdf274f87f0bb54b3cf1c5c973972f695a2MD51TEXTBEATRIZ BRUNALDI PEREZ.pdf.txtBEATRIZ BRUNALDI PEREZ.pdf.txtExtracted texttext/plain98002https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29264/2/BEATRIZ%20BRUNALDI%20PEREZ.pdf.txtf0022089c7ad8489f6b15de4b68c4032MD52THUMBNAILBEATRIZ BRUNALDI PEREZ.pdf.jpgBEATRIZ BRUNALDI PEREZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29264/3/BEATRIZ%20BRUNALDI%20PEREZ.pdf.jpgd051e9ae42b660ff4f8011827ec108a3MD53handle/292642022-10-24 01:05:22.278oai:repositorio.pucsp.br:handle/29264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:05:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas |
title |
A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas |
spellingShingle |
A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas Perez, Beatriz Brunaldi CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Professor especialista Educação inclusiva Deficiência intelectual Professor polivalente |
title_short |
A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas |
title_full |
A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas |
title_fullStr |
A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas |
title_full_unstemmed |
A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas |
title_sort |
A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas |
author |
Perez, Beatriz Brunaldi |
author_facet |
Perez, Beatriz Brunaldi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Beatriz Brunaldi |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Professor especialista Educação inclusiva Deficiência intelectual Professor polivalente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor especialista Educação inclusiva Deficiência intelectual Professor polivalente |
description |
Sabe-se da importância do trabalho corporal durante as aulas de Educação Física para o desenvolvimento e socialização dos diferentes corpos. Assim, pensando neste e na importância da Educação Inclusiva, a monografia presente trará à tona a questão do retorno do professor especialista em Educação Física no Ensino Fundamental I, no município de São Bernardo do Campo. Foi utilizado como estratégia metodológica a pesquisa do tipo qualitativa, com base em Lüdke & André (1986), usando como referência o relato de experiência da própria autora e das entrevistas realizadas com os professores polivalentes e especialistas, confrontando posteriormente com base na bibliografia estudada sobre a formação do professor especialista e o papel desse para que a Educação Inclusiva seja efetiva também nesses momentos, além de pensar na importância desse trabalho para o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. Observamos que, mesmo a questão de a Educação Inclusiva ser importante e atual, ainda falta muito para que todos os professores compreendam de fato, como essa deve acontecer e o quanto ajudará no desenvolvimento da criança com deficiência. Além disso, os profissionais especialistas mostraram a necessidade de um apoio da gestão escolar e da prefeitura em relação as aulas de Educação Física e, também, a necessidade de uma formação continuada mais prática para garantir um trabalho efetivo com as crianças com deficiência na escola regular |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T23:03:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T23:03:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Perez, Beatriz Brunaldi. A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29264 |
identifier_str_mv |
Perez, Beatriz Brunaldi. A inclusão na educação física: A questão do retorno dos professores especialistas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29264/1/BEATRIZ%20BRUNALDI%20PEREZ.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29264/2/BEATRIZ%20BRUNALDI%20PEREZ.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29264/3/BEATRIZ%20BRUNALDI%20PEREZ.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
274f87f0bb54b3cf1c5c973972f695a2 f0022089c7ad8489f6b15de4b68c4032 d051e9ae42b660ff4f8011827ec108a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277816996364288 |