Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29137 |
Resumo: | This research aims at investigating and discussing the contributions of theoretical and practical studies of the affective component explored in the module: O Componente Afetivo no Processo de Ensino-Aprendizagem which aims at the transformation of interpersonal relationships in the classroom of English teacher participants of course Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública, taught by the Catholic University - PUC - SP - COGEAE. The theoretical support of this research is based on studies of humanistic psychologist Rogers (1969) and researchers that have been conducted focusing the affective component, such as Duarte (2004), Oxford (2007) and Arnold (1999). The methodological approach used in this research is a qualitative approach case study - interpretive, as it has practical interests to understand and interpret factors on a given community |
id |
PUC_SP-1_76f04d48c6b5873a7a3a4995aaaa58e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29137 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Vera Lucia CabreraRibeiro, Wellington Deromediz2022-10-23T22:59:04Z2022-10-23T22:59:04Z2015-02-19Ribeiro, Wellington Deromediz. Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29137This research aims at investigating and discussing the contributions of theoretical and practical studies of the affective component explored in the module: O Componente Afetivo no Processo de Ensino-Aprendizagem which aims at the transformation of interpersonal relationships in the classroom of English teacher participants of course Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública, taught by the Catholic University - PUC - SP - COGEAE. The theoretical support of this research is based on studies of humanistic psychologist Rogers (1969) and researchers that have been conducted focusing the affective component, such as Duarte (2004), Oxford (2007) and Arnold (1999). The methodological approach used in this research is a qualitative approach case study - interpretive, as it has practical interests to understand and interpret factors on a given communityEsta pesquisa tem como objetivo investigar e discutir quais foram as contribuições dos estudos teóricos e práticos sobre afetividade realizados no módulo O Componente Afetivo e Ensino-Aprendizagem com vistas à transformação das relações interpessoais em sala de aula dos professores de inglês, participantes do curso de lato sensu Práticas Reflexivas e EnsinoAprendizagem de Inglês na Escola Pública, ministrado pela Pontifícia Universidade Católica – PUC - SP - COGEAE. A fundamentação teórica que irá subsidiar a pesquisa será baseada nos estudos do psicólogo humanista Rogers (1969) e de pesquisadores voltados para a importância do componente afetivo em aulas de inglês, tais como Duarte (2004), Oxford (2007) e Arnold (1999). A abordagem metodológica utilizada nesta investigação será um estudo de caso de cunho qualitativo – interpretativista, já que tem interesses práticos para compreender e interpretar fatores sobre uma determinada comunidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRelações interpessoaisComponente afetivoAtitudes facilitadorasInterpersonal relationshipsAffective componentFacilitating attitudesTransformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdfapplication/pdf1408357https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/1/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf7970f69660a012d09b79808d00e72274MD51TEXTWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdf.txtWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain204128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/2/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf.txt7bc095968152c494608ee3519c58fdcaMD52THUMBNAILWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdf.jpgWELLINGTON DEROMEDIZ RIBEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/3/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf.jpgf71e398b92e1ef4732a30a7f14e13c4eMD53handle/291372022-10-24 01:03:09.4oai:repositorio.pucsp.br:handle/29137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title |
Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
spellingShingle |
Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa Ribeiro, Wellington Deromediz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Relações interpessoais Componente afetivo Atitudes facilitadoras Interpersonal relationships Affective component Facilitating attitudes |
title_short |
Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_full |
Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_fullStr |
Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_sort |
Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa |
author |
Ribeiro, Wellington Deromediz |
author_facet |
Ribeiro, Wellington Deromediz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duarte, Vera Lucia Cabrera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Wellington Deromediz |
contributor_str_mv |
Duarte, Vera Lucia Cabrera |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Relações interpessoais Componente afetivo Atitudes facilitadoras Interpersonal relationships Affective component Facilitating attitudes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interpessoais Componente afetivo Atitudes facilitadoras |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interpersonal relationships Affective component Facilitating attitudes |
description |
This research aims at investigating and discussing the contributions of theoretical and practical studies of the affective component explored in the module: O Componente Afetivo no Processo de Ensino-Aprendizagem which aims at the transformation of interpersonal relationships in the classroom of English teacher participants of course Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública, taught by the Catholic University - PUC - SP - COGEAE. The theoretical support of this research is based on studies of humanistic psychologist Rogers (1969) and researchers that have been conducted focusing the affective component, such as Duarte (2004), Oxford (2007) and Arnold (1999). The methodological approach used in this research is a qualitative approach case study - interpretive, as it has practical interests to understand and interpret factors on a given community |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ribeiro, Wellington Deromediz. Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29137 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Wellington Deromediz. Transformando as relações interpessoais em sala de aula a partir de estudos teóricos e práticos sobre o componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/1/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/2/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29137/3/WELLINGTON%20DEROMEDIZ%20RIBEIRO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7970f69660a012d09b79808d00e72274 7bc095968152c494608ee3519c58fdca f71e398b92e1ef4732a30a7f14e13c4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277854353981440 |