É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dib, Roberta Augusta Assad
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35512
Resumo: Brazil as a non-member of the OECD – Organization for Economic Co-operation and Development – does not have to follow the OECD Model Tax Convention and its Commentary, neither does it have to stick to the OECD Guidelines for transfer pricing matters. However, the OECD recommendations, in particular the adoption of the arm’s length principle to set up prices of international transactions between members of a multinational enterprise (MNE) for tax purposes, have influenced considerably Brazilian transfer pricing domestic rules. It is important to highlight, nonetheless, that Brazilian legislation contains some peculiarities that one will not find in the OECD documents, especially the use of fixed margins of profits to find the arm’s length price. Therefore, the scope of this dissertation is, given the adoption of the arm’s length principle by Brazilian law, to comment on the extent that the tax authorities can require an extensive list of documents from the taxpayers through the use of infra-legal statutes in order to allow them to derogate from the fixed profit margins set by the law for the use of resale price and cost plus methods. This requirement may make the burden of proof born by taxpayers almost impossible, consequently, infringing upon the arm’s length principle
id PUC_SP-1_78997aff80cacc74687155da4ce3b78f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35512
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rosa, ÍrisDib, Roberta Augusta Assad2023-07-05T19:49:27Z2023-07-05T19:49:27Z2009-10-29Dib, Roberta Augusta Assad. É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Direito Tributário) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35512Brazil as a non-member of the OECD – Organization for Economic Co-operation and Development – does not have to follow the OECD Model Tax Convention and its Commentary, neither does it have to stick to the OECD Guidelines for transfer pricing matters. However, the OECD recommendations, in particular the adoption of the arm’s length principle to set up prices of international transactions between members of a multinational enterprise (MNE) for tax purposes, have influenced considerably Brazilian transfer pricing domestic rules. It is important to highlight, nonetheless, that Brazilian legislation contains some peculiarities that one will not find in the OECD documents, especially the use of fixed margins of profits to find the arm’s length price. Therefore, the scope of this dissertation is, given the adoption of the arm’s length principle by Brazilian law, to comment on the extent that the tax authorities can require an extensive list of documents from the taxpayers through the use of infra-legal statutes in order to allow them to derogate from the fixed profit margins set by the law for the use of resale price and cost plus methods. This requirement may make the burden of proof born by taxpayers almost impossible, consequently, infringing upon the arm’s length principleO Brasil por não ser membro da OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico – é obrigado a seguir a Convenção Modelo para Evitar a Dupla Tributação e seus comentários, tampouco necessita observar às diretrizes da OCDE sobre preços de transferência. No entanto, as recomendações da OCDE, em especial o princípio “arm’s length” para estabelecimento do preço parâmetro utilizado na verificação de operações entre empresas de um mesmo grupo econômico, tiveram influência efetiva nas normas Brasileiras de preços de transferência. Destaca-se, contudo, que a legislação Brasileira possui certas peculiaridades que não são encontradas nas diretrizes da OCDE, notadamente o estabelecimento de margens fixas para obtenção do preço “arm's length” nos denominados métodos preço de revenda e custo mais lucro. Nesse contexto, objetiva-se por meio do presente trabalho averiguar até que medida as autoridades fiscais Brasileiras possuem competência para, mediante atos normativos infra-legais, exigir extensa lista de documentos a fim de permitir que os contribuintes derroguem das margens pré-estabelecidas de lucro. Referido requisito pode ocasionar um ônus extremamente pesado ao contribuinte, infringindo o princípio “arm's lengthporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Direito TributárioPUC-SPBrasilFaculdade de DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIOÉ possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROBERTA AUGUSTA ASSAD DIB.pdfapplication/pdf167649https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35512/1/ROBERTA%20AUGUSTA%20ASSAD%20DIB.pdf82cf59745686182a09b02678f58caf1cMD51TEXTROBERTA AUGUSTA ASSAD DIB.pdf.txtROBERTA AUGUSTA ASSAD DIB.pdf.txtExtracted texttext/plain81252https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35512/2/ROBERTA%20AUGUSTA%20ASSAD%20DIB.pdf.txt315b349d2f3e9b64b7b5b113318b8c38MD52THUMBNAILROBERTA AUGUSTA ASSAD DIB.pdf.jpgROBERTA AUGUSTA ASSAD DIB.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35512/3/ROBERTA%20AUGUSTA%20ASSAD%20DIB.pdf.jpgd3c579bf56e2f803883aa8a25626b7adMD53handle/355122023-07-06 01:38:37.967oai:repositorio.pucsp.br:handle/35512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:38:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?
title É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?
spellingShingle É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?
Dib, Roberta Augusta Assad
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
title_short É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?
title_full É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?
title_fullStr É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?
title_full_unstemmed É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?
title_sort É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?
author Dib, Roberta Augusta Assad
author_facet Dib, Roberta Augusta Assad
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Íris
dc.contributor.author.fl_str_mv Dib, Roberta Augusta Assad
contributor_str_mv Rosa, Íris
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
description Brazil as a non-member of the OECD – Organization for Economic Co-operation and Development – does not have to follow the OECD Model Tax Convention and its Commentary, neither does it have to stick to the OECD Guidelines for transfer pricing matters. However, the OECD recommendations, in particular the adoption of the arm’s length principle to set up prices of international transactions between members of a multinational enterprise (MNE) for tax purposes, have influenced considerably Brazilian transfer pricing domestic rules. It is important to highlight, nonetheless, that Brazilian legislation contains some peculiarities that one will not find in the OECD documents, especially the use of fixed margins of profits to find the arm’s length price. Therefore, the scope of this dissertation is, given the adoption of the arm’s length principle by Brazilian law, to comment on the extent that the tax authorities can require an extensive list of documents from the taxpayers through the use of infra-legal statutes in order to allow them to derogate from the fixed profit margins set by the law for the use of resale price and cost plus methods. This requirement may make the burden of proof born by taxpayers almost impossible, consequently, infringing upon the arm’s length principle
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:49:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:49:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Dib, Roberta Augusta Assad. É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Direito Tributário) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35512
identifier_str_mv Dib, Roberta Augusta Assad. É possível conciliar as normas Brasileiras de preços de transferência com as diretrizes da OCDE?. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Direito Tributário) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Direito Tributário
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35512/1/ROBERTA%20AUGUSTA%20ASSAD%20DIB.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35512/2/ROBERTA%20AUGUSTA%20ASSAD%20DIB.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35512/3/ROBERTA%20AUGUSTA%20ASSAD%20DIB.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82cf59745686182a09b02678f58caf1c
315b349d2f3e9b64b7b5b113318b8c38
d3c579bf56e2f803883aa8a25626b7ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277842904580096