A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asevedo, Bárbara Silvestre de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31958
Resumo: This bibliographic research on Burnout Syndrome, aims to know the productions made about this subject. Among the works found, appeared as the most relevant researches the FERENHOF & FERENHOF’s (2002), who nvestigated the syndrome on public school teachers in Duque de Caxias, in Rio de Janeiro; CARLOTTO and SILVA’s (2003) who analyzed if the gender differs in levels and in the process of the syndrome, also seeking to identify whether there was an association of burnout dimensions with demographic, labor and behavioral variables; ANGST , DIANA , Amorim , PORT - MARTINS , LARA’s (2010 ) who did research with students who volunteer in a project called Projeto Comunidade Escola, Curitiba, investigating whether the syndrome also had these volunteers. Considering current research and results presented by these authors is necessary to consider that the student works and is as subject to stress as a teacher. It is responsibility of the agencies that take care of education, such as the Department of Education, understand the complexity of teaching so that prevention and treatment are made
id PUC_SP-1_78b0c31c28cd12f994624e82b0723873
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31958
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Marques, Sandra Machado LunardiAsevedo, Bárbara Silvestre de2023-03-24T18:53:17Z2023-03-24T18:53:17Z2013-11-29Asevedo, Bárbara Silvestre de. A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31958This bibliographic research on Burnout Syndrome, aims to know the productions made about this subject. Among the works found, appeared as the most relevant researches the FERENHOF & FERENHOF’s (2002), who nvestigated the syndrome on public school teachers in Duque de Caxias, in Rio de Janeiro; CARLOTTO and SILVA’s (2003) who analyzed if the gender differs in levels and in the process of the syndrome, also seeking to identify whether there was an association of burnout dimensions with demographic, labor and behavioral variables; ANGST , DIANA , Amorim , PORT - MARTINS , LARA’s (2010 ) who did research with students who volunteer in a project called Projeto Comunidade Escola, Curitiba, investigating whether the syndrome also had these volunteers. Considering current research and results presented by these authors is necessary to consider that the student works and is as subject to stress as a teacher. It is responsibility of the agencies that take care of education, such as the Department of Education, understand the complexity of teaching so that prevention and treatment are madeEsta pesquisa bibliográfica, sobre a Síndrome de Burnout que é relacionada à saúde emocional do professor, tem por objetivo conhecer as produções feitas sobre esse assunto. Dentre os trabalhos encontrados, mostraram-se como mais relevantes as pesquisas de FERENHOF e FERENHOF (2002), que pesquisaram a síndrome em professores de escolas públicas de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; CARLOTTO e SILVA (2003) que analisaram se o gênero diferencia nos níveis e no processo da síndrome, também buscando identificar se havia associação das dimensões de burnout com variáveis demográficas, laborais e comportamentais; ANGST, DIANA, AMORIM, PORTO-MARTINS, LARA (2010) que fizeram a pesquisa com estudantes voluntários de um projeto chamado Projeto Comunidade Escola, de Curitiba, buscando saber se a síndrome também se apresentava nesses voluntários. Considerando as pesquisas selecionadas e os resultados apresentados por estes autores é necessário considerar que o estudante trabalha e está tão sujeito ao estresse quanto um professor. Compete aos órgãos que cuidam da educação, como por exemplo a Secretaria de Educação, compreender a complexidade do trabalho docente para que a prevenção e o tratamento sejam feitosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIdentidade do professorCondições de trabalhoSíndrome de BurnoutTeacher identityworking conditionsBurnout SyndromeA identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de BurnoutThe identity of the teacher under threat of working conditions: the burnout syndromeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBÁRBARA SILVESTRE DE ASEVEDO - TCC.pdfapplication/pdf512877https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31958/1/B%c3%81RBARA%20SILVESTRE%20DE%20ASEVEDO%20-%20TCC.pdfd03dab110f5924f86103f3480fb426aeMD51TEXTBÁRBARA SILVESTRE DE ASEVEDO - TCC.pdf.txtBÁRBARA SILVESTRE DE ASEVEDO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain68288https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31958/2/B%c3%81RBARA%20SILVESTRE%20DE%20ASEVEDO%20-%20TCC.pdf.txt0b126e83d35ca5f3e148a3f58688b3d0MD52THUMBNAILBÁRBARA SILVESTRE DE ASEVEDO - TCC.pdf.jpgBÁRBARA SILVESTRE DE ASEVEDO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31958/3/B%c3%81RBARA%20SILVESTRE%20DE%20ASEVEDO%20-%20TCC.pdf.jpg6fb4db1b9e4ff69f26205470e1c89fbaMD53handle/319582023-03-25 01:07:44.015oai:repositorio.pucsp.br:handle/31958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-25T04:07:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv The identity of the teacher under threat of working conditions: the burnout syndrome
title A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
spellingShingle A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
Asevedo, Bárbara Silvestre de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Identidade do professor
Condições de trabalho
Síndrome de Burnout
Teacher identity
working conditions
Burnout Syndrome
title_short A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
title_full A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
title_fullStr A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
title_full_unstemmed A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
title_sort A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
author Asevedo, Bárbara Silvestre de
author_facet Asevedo, Bárbara Silvestre de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Sandra Machado Lunardi
dc.contributor.author.fl_str_mv Asevedo, Bárbara Silvestre de
contributor_str_mv Marques, Sandra Machado Lunardi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Identidade do professor
Condições de trabalho
Síndrome de Burnout
Teacher identity
working conditions
Burnout Syndrome
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade do professor
Condições de trabalho
Síndrome de Burnout
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher identity
working conditions
Burnout Syndrome
description This bibliographic research on Burnout Syndrome, aims to know the productions made about this subject. Among the works found, appeared as the most relevant researches the FERENHOF & FERENHOF’s (2002), who nvestigated the syndrome on public school teachers in Duque de Caxias, in Rio de Janeiro; CARLOTTO and SILVA’s (2003) who analyzed if the gender differs in levels and in the process of the syndrome, also seeking to identify whether there was an association of burnout dimensions with demographic, labor and behavioral variables; ANGST , DIANA , Amorim , PORT - MARTINS , LARA’s (2010 ) who did research with students who volunteer in a project called Projeto Comunidade Escola, Curitiba, investigating whether the syndrome also had these volunteers. Considering current research and results presented by these authors is necessary to consider that the student works and is as subject to stress as a teacher. It is responsibility of the agencies that take care of education, such as the Department of Education, understand the complexity of teaching so that prevention and treatment are made
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-24T18:53:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-24T18:53:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Asevedo, Bárbara Silvestre de. A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31958
identifier_str_mv Asevedo, Bárbara Silvestre de. A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31958/1/B%c3%81RBARA%20SILVESTRE%20DE%20ASEVEDO%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31958/2/B%c3%81RBARA%20SILVESTRE%20DE%20ASEVEDO%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31958/3/B%c3%81RBARA%20SILVESTRE%20DE%20ASEVEDO%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d03dab110f5924f86103f3480fb426ae
0b126e83d35ca5f3e148a3f58688b3d0
6fb4db1b9e4ff69f26205470e1c89fba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277840070279168