A tessitura do texto: uma análise da coesão em redações do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Mary
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26799
Resumo: Esta monografia se insere na área dos estudos em Língua Portuguesa e tem por tema as diferentes ocorrências da coesão textual em textos escolares dissertativos. São objetivos da investigação levantar os problemas relativos à coesão, verificar de que forma o uso inadequado de elementos coesivos prejudica a compreensão do leitor, analisar a organização formal dos textos: a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica, a regência, as concordâncias nominal e verbal, os usos vocabulares, a incidência das inadequações em diferentes redações, o conhecimento das características basilares para a construção de um texto dissertativo argumentativo, a proposição de estratégias por meio da reflexão sobre o texto produzido e reescrita com novos olhares. Problematiza-se se é possível ensinar estratégias de usos lexicais da coesão, de modo a contribuir com o aluno no momento da produção do texto para que resulte em uma produção textual melhor escrita. Os fundamentos teóricos são aqueles defendidos na Linguística Textual, aqui representados pelos trabalhos de Bechara (1999), Matheus M.H.M. et al 2003, Antunes (2005), Koch (2016). O procedimento metodológico implicou a análise de produções textuais escritas por alunos do ensino médio de uma escola pública paulista. Os resultados obtidos demonstraram que tanto os alunos do 1º quanto os do 2º ano tiveram problemas semelhantes na maioria dos aspectos analisados e que problemas como coesão sequencial, progressão temática, referenciação, se repetiram nas seis redações. Mesmo aqueles que se sobressaíram com menos inadequações, precisam exercer a proposta de reescrita com o auxílio do professor, uma vez que, essa estratégia de ensino detém expressiva contribuição para o aprimoramento e aplicabilidades pertinentes aos elementos coesicos
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