A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Julia Maria Cêga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27970
Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender as relações que se dão entre professor e aluno com deficiência intelectual a partir da teoria histórico-cultural. Para isso, foi investigado se os professores utilizam-se da noção de zona de desenvolvimento proximal e enxergam os alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes ou como sujeitos incapazes. Partiu-se do pressuposto de que ver esse aluno como um sujeito potencial é indispensável para que ele consiga aprender e se desenvolver. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma entrevista semi-estruturado feita com um professor de sala de recursos, uma professora de sala comum, com alunos com necessidades especiais, e uma professora de alfabetização de uma instituição para jovens e adultos, com deficiência intelectual. Os temas abordados na entrevista foram a compreensão deles sobre deficiência intelectual, como veem o processo de aprendizagem desses alunos, as dificuldades e habilidades desses alunos e uma descrição de sua prática pedagógica. A análise das entrevistas teve como base a teoria sócio-histórica usando os núcleos de significação. Os professores entrevistados atuam utilizando a noção de zona de desenvolvimento proximal e olham para seus alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes. Entretanto, isso não pode ser levado como comum a todos os professores que trabalham com alunos com deficiência intelectual
id PUC_SP-1_8604a3e3b0ad98ea50d593fea236b9bd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27970
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraLopes, Julia Maria Cêga2022-09-28T22:11:10Z2022-09-28T22:11:10Z2018-08-27Lopes, Julia Maria Cêga. A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27970Este estudo teve por objetivo compreender as relações que se dão entre professor e aluno com deficiência intelectual a partir da teoria histórico-cultural. Para isso, foi investigado se os professores utilizam-se da noção de zona de desenvolvimento proximal e enxergam os alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes ou como sujeitos incapazes. Partiu-se do pressuposto de que ver esse aluno como um sujeito potencial é indispensável para que ele consiga aprender e se desenvolver. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma entrevista semi-estruturado feita com um professor de sala de recursos, uma professora de sala comum, com alunos com necessidades especiais, e uma professora de alfabetização de uma instituição para jovens e adultos, com deficiência intelectual. Os temas abordados na entrevista foram a compreensão deles sobre deficiência intelectual, como veem o processo de aprendizagem desses alunos, as dificuldades e habilidades desses alunos e uma descrição de sua prática pedagógica. A análise das entrevistas teve como base a teoria sócio-histórica usando os núcleos de significação. Os professores entrevistados atuam utilizando a noção de zona de desenvolvimento proximal e olham para seus alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes. Entretanto, isso não pode ser levado como comum a todos os professores que trabalham com alunos com deficiência intelectualporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADeficiência intelectualRelação professor-alunoPsicologia históricocultural e sócio-históricaA visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdfapplication/pdf498132https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/1/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdfaba6ec97a5e30f351a4bb98eaf6ccaa1MD51TEXTJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdf.txtJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain178208https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/2/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf.txt2bec604d8b75c8f2b1543f8468c2bb14MD52THUMBNAILJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdf.jpgJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/3/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf.jpg5f01e77e8a6d63345d5a07ce9c7000c1MD53handle/279702022-09-30 18:29:18.685oai:repositorio.pucsp.br:handle/27970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
title A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
spellingShingle A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
Lopes, Julia Maria Cêga
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Deficiência intelectual
Relação professor-aluno
Psicologia históricocultural e sócio-histórica
title_short A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
title_full A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
title_fullStr A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
title_full_unstemmed A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
title_sort A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
author Lopes, Julia Maria Cêga
author_facet Lopes, Julia Maria Cêga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Julia Maria Cêga
contributor_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Deficiência intelectual
Relação professor-aluno
Psicologia históricocultural e sócio-histórica
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Relação professor-aluno
Psicologia históricocultural e sócio-histórica
description Este estudo teve por objetivo compreender as relações que se dão entre professor e aluno com deficiência intelectual a partir da teoria histórico-cultural. Para isso, foi investigado se os professores utilizam-se da noção de zona de desenvolvimento proximal e enxergam os alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes ou como sujeitos incapazes. Partiu-se do pressuposto de que ver esse aluno como um sujeito potencial é indispensável para que ele consiga aprender e se desenvolver. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma entrevista semi-estruturado feita com um professor de sala de recursos, uma professora de sala comum, com alunos com necessidades especiais, e uma professora de alfabetização de uma instituição para jovens e adultos, com deficiência intelectual. Os temas abordados na entrevista foram a compreensão deles sobre deficiência intelectual, como veem o processo de aprendizagem desses alunos, as dificuldades e habilidades desses alunos e uma descrição de sua prática pedagógica. A análise das entrevistas teve como base a teoria sócio-histórica usando os núcleos de significação. Os professores entrevistados atuam utilizando a noção de zona de desenvolvimento proximal e olham para seus alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes. Entretanto, isso não pode ser levado como comum a todos os professores que trabalham com alunos com deficiência intelectual
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-28T22:11:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-28T22:11:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lopes, Julia Maria Cêga. A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27970
identifier_str_mv Lopes, Julia Maria Cêga. A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/1/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/2/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/3/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aba6ec97a5e30f351a4bb98eaf6ccaa1
2bec604d8b75c8f2b1543f8468c2bb14
5f01e77e8a6d63345d5a07ce9c7000c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277804340051968