A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27970 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo compreender as relações que se dão entre professor e aluno com deficiência intelectual a partir da teoria histórico-cultural. Para isso, foi investigado se os professores utilizam-se da noção de zona de desenvolvimento proximal e enxergam os alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes ou como sujeitos incapazes. Partiu-se do pressuposto de que ver esse aluno como um sujeito potencial é indispensável para que ele consiga aprender e se desenvolver. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma entrevista semi-estruturado feita com um professor de sala de recursos, uma professora de sala comum, com alunos com necessidades especiais, e uma professora de alfabetização de uma instituição para jovens e adultos, com deficiência intelectual. Os temas abordados na entrevista foram a compreensão deles sobre deficiência intelectual, como veem o processo de aprendizagem desses alunos, as dificuldades e habilidades desses alunos e uma descrição de sua prática pedagógica. A análise das entrevistas teve como base a teoria sócio-histórica usando os núcleos de significação. Os professores entrevistados atuam utilizando a noção de zona de desenvolvimento proximal e olham para seus alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes. Entretanto, isso não pode ser levado como comum a todos os professores que trabalham com alunos com deficiência intelectual |
id |
PUC_SP-1_8604a3e3b0ad98ea50d593fea236b9bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27970 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraLopes, Julia Maria Cêga2022-09-28T22:11:10Z2022-09-28T22:11:10Z2018-08-27Lopes, Julia Maria Cêga. A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27970Este estudo teve por objetivo compreender as relações que se dão entre professor e aluno com deficiência intelectual a partir da teoria histórico-cultural. Para isso, foi investigado se os professores utilizam-se da noção de zona de desenvolvimento proximal e enxergam os alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes ou como sujeitos incapazes. Partiu-se do pressuposto de que ver esse aluno como um sujeito potencial é indispensável para que ele consiga aprender e se desenvolver. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma entrevista semi-estruturado feita com um professor de sala de recursos, uma professora de sala comum, com alunos com necessidades especiais, e uma professora de alfabetização de uma instituição para jovens e adultos, com deficiência intelectual. Os temas abordados na entrevista foram a compreensão deles sobre deficiência intelectual, como veem o processo de aprendizagem desses alunos, as dificuldades e habilidades desses alunos e uma descrição de sua prática pedagógica. A análise das entrevistas teve como base a teoria sócio-histórica usando os núcleos de significação. Os professores entrevistados atuam utilizando a noção de zona de desenvolvimento proximal e olham para seus alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes. Entretanto, isso não pode ser levado como comum a todos os professores que trabalham com alunos com deficiência intelectualporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADeficiência intelectualRelação professor-alunoPsicologia históricocultural e sócio-históricaA visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdfapplication/pdf498132https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/1/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdfaba6ec97a5e30f351a4bb98eaf6ccaa1MD51TEXTJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdf.txtJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain178208https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/2/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf.txt2bec604d8b75c8f2b1543f8468c2bb14MD52THUMBNAILJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdf.jpgJULIA MARIA CÊGA LOPES - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/3/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf.jpg5f01e77e8a6d63345d5a07ce9c7000c1MD53handle/279702022-09-30 18:29:18.685oai:repositorio.pucsp.br:handle/27970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural |
title |
A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural |
spellingShingle |
A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural Lopes, Julia Maria Cêga CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Deficiência intelectual Relação professor-aluno Psicologia históricocultural e sócio-histórica |
title_short |
A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural |
title_full |
A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural |
title_fullStr |
A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural |
title_sort |
A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural |
author |
Lopes, Julia Maria Cêga |
author_facet |
Lopes, Julia Maria Cêga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Julia Maria Cêga |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Deficiência intelectual Relação professor-aluno Psicologia históricocultural e sócio-histórica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência intelectual Relação professor-aluno Psicologia históricocultural e sócio-histórica |
description |
Este estudo teve por objetivo compreender as relações que se dão entre professor e aluno com deficiência intelectual a partir da teoria histórico-cultural. Para isso, foi investigado se os professores utilizam-se da noção de zona de desenvolvimento proximal e enxergam os alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes ou como sujeitos incapazes. Partiu-se do pressuposto de que ver esse aluno como um sujeito potencial é indispensável para que ele consiga aprender e se desenvolver. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma entrevista semi-estruturado feita com um professor de sala de recursos, uma professora de sala comum, com alunos com necessidades especiais, e uma professora de alfabetização de uma instituição para jovens e adultos, com deficiência intelectual. Os temas abordados na entrevista foram a compreensão deles sobre deficiência intelectual, como veem o processo de aprendizagem desses alunos, as dificuldades e habilidades desses alunos e uma descrição de sua prática pedagógica. A análise das entrevistas teve como base a teoria sócio-histórica usando os núcleos de significação. Os professores entrevistados atuam utilizando a noção de zona de desenvolvimento proximal e olham para seus alunos com deficiência intelectual como sujeitos potentes. Entretanto, isso não pode ser levado como comum a todos os professores que trabalham com alunos com deficiência intelectual |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-28T22:11:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-28T22:11:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lopes, Julia Maria Cêga. A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27970 |
identifier_str_mv |
Lopes, Julia Maria Cêga. A visão do professor sobre o aluno com deficiência intelectual: uma análise histórico-cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/1/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/2/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27970/3/JULIA%20MARIA%20C%c3%8aGA%20LOPES%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aba6ec97a5e30f351a4bb98eaf6ccaa1 2bec604d8b75c8f2b1543f8468c2bb14 5f01e77e8a6d63345d5a07ce9c7000c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277804340051968 |