Uma discussão sobre a implantação do regime de progressão continuada no sistema educacional público paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deák, Anna
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18513
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explicitar as origens das discussões acerca do regime de progressão continuada, mostrar como foi a implantação deste regime na rede pública de ensino fundamental do Estado de São Paulo, e explorar o impacto que causou no sistema de ensino que vigorava antes da sua implantação. Esboçando um retrato de como se encontram agora as escolas que implantaram o sistema, procuro identificar qual foi o momento, ou aonde se deu o processo de esvaziamento dos pressupostos pedagógicos, restando apenas a promoção automática. A partir da análise de documentos oficiais relacionados ao regime, depoimentos e artigos de profissionais da Educação que discursam sobre o tema, o trabalho reproduz sucintamente a polêmica que gerou e gera até hoje. Esta polêmica se desenvolve até chegar na estrutura da organização social brasileira, que a princípio não oferece condições para a instituição deste sistema, e assim coloca a questão de por que se mantém o sistema mesmo sem se obter os objetivos desejados. A prática efetiva dos pressupostos do regime de progressão continuada, portanto, ainda que constitua um desafio para os profissionais que atuam diariamente na rede pública de ensino, não se revela necessariamente impossível de alcançar, quando almejada
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