Ensino de Literatura no Ensino Médio: a formação do leitor ideal a partir do real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25786 |
Resumo: | Nossa pesquisa se delineia a partir das indagações feitas sobre o ensino literário no ensino médio. O objetivo geral é perceber e analisar como este ensino tem se dado, desde a construção dos textos nos documentos oficiais selecionados (BNCC e PNLD) até o ponto de chegada desta jornada, que é a sala de aula. Partimos da hipótese de que este ensino tem tido muitas arestas a aparar, como a forma que a literatura é tratada nos documentos oficiais, ainda sendo relegada ao viés historicista, predominantemente canônico e eurocêntrico. Assim, ao chegar às aulas, essa visão é reproduzida, limitando o ensino literário e a formação de leitores literários. Por meio de pesquisas na escola estadual Governador Archer em Imperatriz - Maranhão, buscamos traçar um perfil e propor sugestões para possíveis alterações pontuais nos documentos oficiais, na formação de professores para o ensino literário e na formação de leitores. Como aporte teórico, pautamo-nos nas reflexões de Roland Barthes, Antonio Cândido, Tzvetan Todorov no que concerne aos conceitos e potencialidades da literatura. Sobre a história da chegada da literatura em nosso país, recorremos à Marisa Lajolo e Regina Zilberman. No que tange às reflexões e práticas literárias, valemo-nos das contribuições de Cyana Leahy-Dios, Rildo Cosson, Luciena Aparecida de Rezende, Blanca-Ana Roig Rechou, Diana Navas e Ana Margarida Ramos. De cunho bibliográfico e exploratório-descritivo, a pesquisa está organizada em quatro capítulos. No primeiro, refletimos sobre a história da literatura no Brasil e de como as escolas abordam a literatura no ensino médio, pensando em todos os sujeitos que envolvem sua prática – alunos, professores e demais pessoas que compõem e tem acesso à comunidade escolar. No segundo capítulo, trazemos os documentos oficiais – a BNCC e os PNC’s, dois importantes documentos que regem desde a discussão sobre conceitos literários à seleção e distribuição de livros de literatura para as escolas, evidenciando como, muitas vezes, constituem-se como limitadores das práticas de ensino ao desconsiderarem especificidades dos contextos das escolas e dos alunos. No terceiro, trazemos um pouco da jornada da pesquisadora como professora no ensino médio, visto que sua formação acadêmica e humana também faz parte desta investigação. O quarto capítulo, por seu turno, traz as análises de alguns trabalhos que compuseram nossas referências e as entrevistas realizadas com os indivíduos envolvidos no ambiente escolar. Os resultados nos mostram que é possível se pensar, analisar e propor práticas educativas que podem fazer o ensino literário mais aproximado do nosso aluno leitor e da sociedade em geral |
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