Aquisição da linguagem: manifestações iniciais de fala de um grupo de crianças paulistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27292 |
Resumo: | Com o objetivo de descrever e analisar produções de falas de crianças falantes nativas de português brasileiro (PB), cujo desenvolvimento é considerado típico, o presente estudo investigou a produtividade linguística de duas crianças residentes no sudeste brasileiro. Os dados foram analisados com foco no nível fonético-fonológico da linguagem, levando-se em conta o padrão aquisicional já postulado sobre o tema, e tratados à luz de modelos fonológicos não-lineares. A compreensão aprofundada do funcionamento da fonologia comprovou tanto o auxílio à elucidação do processo de aquisição de sons e fonemas pela criança, como o estabelecimento de um perfil da aquisição segmental da língua em estudo, reafirmando a existência de padrões no processo de aquisição da linguagem. O domínio de tais conhecimentos desvelou-se de grande valia para o aperfeiçoamento da prática docente, capaz de instrumentalizar o professor de educação infantil para o fazer pedagógico |
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Martins, Valeuska França CuryHackbarth, Michele Santiago2022-08-24T21:21:17Z2022-08-24T21:21:17Z2017-03-30Hackbarth, Michele Santiago. Aquisição da linguagem: manifestações iniciais de fala de um grupo de crianças paulistas. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27292Com o objetivo de descrever e analisar produções de falas de crianças falantes nativas de português brasileiro (PB), cujo desenvolvimento é considerado típico, o presente estudo investigou a produtividade linguística de duas crianças residentes no sudeste brasileiro. Os dados foram analisados com foco no nível fonético-fonológico da linguagem, levando-se em conta o padrão aquisicional já postulado sobre o tema, e tratados à luz de modelos fonológicos não-lineares. A compreensão aprofundada do funcionamento da fonologia comprovou tanto o auxílio à elucidação do processo de aquisição de sons e fonemas pela criança, como o estabelecimento de um perfil da aquisição segmental da língua em estudo, reafirmando a existência de padrões no processo de aquisição da linguagem. O domínio de tais conhecimentos desvelou-se de grande valia para o aperfeiçoamento da prática docente, capaz de instrumentalizar o professor de educação infantil para o fazer pedagógicoConel objetivo de describir y analizarproducciones de hablas de niñoshablantesdelportuguésbrasileño, cuyodesarrollo es considerado típico, el presente estudio ha investigado laproductividadlingüística de dos niños residentes enel sudeste de Brasil. Los datosfueronanalizadoscon foco enelnivel fonético-fonológico dellenguaje, teniendoencuentaelpadrón de adquisiciónya postulado sobre el tema, y tratados a la luz de modelos fonológicos no lineales. La comprensiónconmayorprofundidaddelfuncionamiento de lafonología ha comprobado tanto el auxilio enlaelucidacióndelproceso de adquisición de sonidos y fonemas por niños, como elestablecimiento de un perfil de laadquisición segmentaria de lalenguaestudiada, reafirmando laexistencia de padronesenelproceso de adquisicióndellenguaje. El dominio de esosconocimientos se ha desvelado de granvalía para lamejora de lapráctica docente, capaz de instrumentalizar elprofesor de laescuela de primera etapa de primaria para eltrabajo pedagógicoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAquisição da linguagemTeorias fonológicasPerfil de aquisiçãoPrática pedagógicaAdquisición del lenguajeTeorías fonológicasPerfil de adquisiciónPráctica pedagógicaAquisição da linguagem: manifestações iniciais de fala de um grupo de crianças paulistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMICHELE SANTIAGO HACKBARTH.pdfapplication/pdf475809https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27292/1/MICHELE%20SANTIAGO%20HACKBARTH.pdf4cf77bc8b0bcbfd78fde535f1d14b30cMD51TEXTMICHELE SANTIAGO HACKBARTH.pdf.txtMICHELE SANTIAGO HACKBARTH.pdf.txtExtracted texttext/plain152285https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27292/2/MICHELE%20SANTIAGO%20HACKBARTH.pdf.txt9c9dff1ef71498a7c260e9686b71b9a8MD52THUMBNAILMICHELE SANTIAGO HACKBARTH.pdf.jpgMICHELE SANTIAGO HACKBARTH.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1298https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27292/3/MICHELE%20SANTIAGO%20HACKBARTH.pdf.jpgd4e28c0baee95db99bb57c22653772c6MD53handle/272922023-03-02 10:42:35.054oai:repositorio.pucsp.br:handle/27292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-02T13:42:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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