Aquisição da linguagem: manifestações iniciais de fala de um grupo de crianças paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hackbarth, Michele Santiago
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27292
Resumo: Com o objetivo de descrever e analisar produções de falas de crianças falantes nativas de português brasileiro (PB), cujo desenvolvimento é considerado típico, o presente estudo investigou a produtividade linguística de duas crianças residentes no sudeste brasileiro. Os dados foram analisados com foco no nível fonético-fonológico da linguagem, levando-se em conta o padrão aquisicional já postulado sobre o tema, e tratados à luz de modelos fonológicos não-lineares. A compreensão aprofundada do funcionamento da fonologia comprovou tanto o auxílio à elucidação do processo de aquisição de sons e fonemas pela criança, como o estabelecimento de um perfil da aquisição segmental da língua em estudo, reafirmando a existência de padrões no processo de aquisição da linguagem. O domínio de tais conhecimentos desvelou-se de grande valia para o aperfeiçoamento da prática docente, capaz de instrumentalizar o professor de educação infantil para o fazer pedagógico
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