Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcello Lopes dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1594
Resumo: In today's world, the discussion about teaching is taking place in all spheres, from the earliest teachings graduates. Reports, studies and surveys show that the scenario needs to change and has scheduled several initiatives from both government as private institutions for the changes are positive and bring improvements to the current school. One of the questions that have intrigued researchers are about teaching methods. We all know that traditional methods are saturated and with the advent of new technologies that integrate studies, rapid change is necessary for professionals to monitor all instances in real time. One of the proposals is the problem-based learning, called PBL (Problem Based Learning). In this study, the focus of research is the effectiveness of the implementation of this method looks for the coordination of Institutions of Higher Education of São Paulo, a critical eye and people who are on the frontlines arguing for improvements in the preparation of future professionals in the accounting area
id PUC_SP-1_a392eb4bf747f7cc3e29b0121f38c0ee
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1594
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Marion, José CarlosSantos, Marcello Lopes dos2016-04-25T18:40:03Z2015-01-292014-12-15Santos, Marcello Lopes dos. Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1594In today's world, the discussion about teaching is taking place in all spheres, from the earliest teachings graduates. Reports, studies and surveys show that the scenario needs to change and has scheduled several initiatives from both government as private institutions for the changes are positive and bring improvements to the current school. One of the questions that have intrigued researchers are about teaching methods. We all know that traditional methods are saturated and with the advent of new technologies that integrate studies, rapid change is necessary for professionals to monitor all instances in real time. One of the proposals is the problem-based learning, called PBL (Problem Based Learning). In this study, the focus of research is the effectiveness of the implementation of this method looks for the coordination of Institutions of Higher Education of São Paulo, a critical eye and people who are on the frontlines arguing for improvements in the preparation of future professionals in the accounting areaNo mundo atual, a discussão sobre o ensino está ocorrendo em todas as esferas, desde os primeiros ensinamentos aos graduados. Reportagens, estudos e pesquisas mostram que o cenário precisa mudar e já ocorrem várias iniciativas tanto do governo, como das instituições particulares, para que as mudanças sejam positivas e tragam melhorias ao ensino atual. Uma das questões que intrigam os pesquisadores é a que se refere aos métodos de ensino. Todos sabem que os métodos tradicionais estão saturados e, com o advento de novas tecnologias que integram os estudos, se faz necessária uma mudança rápida para que os profissionais acompanhem todas as ocorrências em tempo real. Uma das propostas é o ensino baseado em problemas, chamado de PBL (Problem Based Learning). Neste estudo, o foco da pesquisa é a sugestão da efetividade da implantação deste método pelos olhares da coordenação das Instituições de Ensino Superior da Cidade de São Paulo, um olhar crítico de pessoas que estão na linha de frente, argumentando para melhorias no preparo dos futuros profissionais da área contábilapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2862/Marcello%20Lopes%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e AtuariaisPUC-SPBRCiências Cont. AtuariaisInstituições de ensino superiorMetodologia de ensinoEstudo de casoProblem Based Learning - PBLInstitutions of higher educationTeaching methodologyAccountingCase studyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcello Lopes dos Santos.pdf.txtMarcello Lopes dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain223923https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1594/3/Marcello%20Lopes%20dos%20Santos.pdf.txt6a667de284643f1626aa9fc5cf836cffMD53ORIGINALMarcello Lopes dos Santos.pdfapplication/pdf1229086https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1594/1/Marcello%20Lopes%20dos%20Santos.pdf6ae8ecffb994631b3c97721939c62cebMD51THUMBNAILMarcello Lopes dos Santos.pdf.jpgMarcello Lopes dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1594/2/Marcello%20Lopes%20dos%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/15942022-04-28 17:43:07.238oai:repositorio.pucsp.br:handle/1594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:43:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis
title Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis
spellingShingle Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis
Santos, Marcello Lopes dos
Instituições de ensino superior
Metodologia de ensino
Estudo de caso
Problem Based Learning - PBL
Institutions of higher education
Teaching methodology
Accounting
Case study
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis
title_full Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis
title_fullStr Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis
title_sort Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis
author Santos, Marcello Lopes dos
author_facet Santos, Marcello Lopes dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marion, José Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcello Lopes dos
contributor_str_mv Marion, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino superior
Metodologia de ensino
Estudo de caso
topic Instituições de ensino superior
Metodologia de ensino
Estudo de caso
Problem Based Learning - PBL
Institutions of higher education
Teaching methodology
Accounting
Case study
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem Based Learning - PBL
Institutions of higher education
Teaching methodology
Accounting
Case study
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description In today's world, the discussion about teaching is taking place in all spheres, from the earliest teachings graduates. Reports, studies and surveys show that the scenario needs to change and has scheduled several initiatives from both government as private institutions for the changes are positive and bring improvements to the current school. One of the questions that have intrigued researchers are about teaching methods. We all know that traditional methods are saturated and with the advent of new technologies that integrate studies, rapid change is necessary for professionals to monitor all instances in real time. One of the proposals is the problem-based learning, called PBL (Problem Based Learning). In this study, the focus of research is the effectiveness of the implementation of this method looks for the coordination of Institutions of Higher Education of São Paulo, a critical eye and people who are on the frontlines arguing for improvements in the preparation of future professionals in the accounting area
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-15
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T18:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Marcello Lopes dos. Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1594
identifier_str_mv Santos, Marcello Lopes dos. Aplicação do Problem Based Learning (PBL): uma percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Cont. Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1594/3/Marcello%20Lopes%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1594/1/Marcello%20Lopes%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1594/2/Marcello%20Lopes%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a667de284643f1626aa9fc5cf836cff
6ae8ecffb994631b3c97721939c62ceb
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796204687589376