Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11222 |
Resumo: | The purpose of this work is to study the process by which students following a university-level course in the exact sciences acquire/construct the notion of average rate of change. An understanding of this notion could assist students in interpreting the meaning of the derivative as the average rate of change of a point. A didactic sequence was elaborated, inspired by Vergnaud (1994), who considers that the teaching and learning of mathematical notions and concepts should be approached by an exploration of problems, that is, by developing problem situations which favour new conceptualisations in their resolution. Eighteen pairs of students from a first year chemistry course worked on the sequence which lasted 1.440 minutes. The results indicated that the students advanced their understandings of average rate of change, as well as their ability to interpret graphs, for example, identifying intervals in which the function increases or decreases and describing the meaning of points where the function intersects the axes of the graph |
id |
PUC_SP-1_a3af7680ffce88d013e1c10375276ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11222 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Tânia Maria MendonçaSilveira, Eugênio Cesar2016-04-27T16:58:19Z2007-08-062001-11-06Silveira, Eugênio Cesar. Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função. 2001. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11222The purpose of this work is to study the process by which students following a university-level course in the exact sciences acquire/construct the notion of average rate of change. An understanding of this notion could assist students in interpreting the meaning of the derivative as the average rate of change of a point. A didactic sequence was elaborated, inspired by Vergnaud (1994), who considers that the teaching and learning of mathematical notions and concepts should be approached by an exploration of problems, that is, by developing problem situations which favour new conceptualisations in their resolution. Eighteen pairs of students from a first year chemistry course worked on the sequence which lasted 1.440 minutes. The results indicated that the students advanced their understandings of average rate of change, as well as their ability to interpret graphs, for example, identifying intervals in which the function increases or decreases and describing the meaning of points where the function intersects the axes of the graphEste trabalho tem por objetivo estudar o processo de aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função, por alunos que ingressaram em um curso superior na área de exatas. A compreensão dessa noção pode favorecer a interpretação do significado da derivada como taxa de variação num ponto. Para tanto, foi elaborada uma seqüência didática inspirada nas concepções de Vergnaud (1994), que considera que o processo de ensino e aprendizagem de noções e conceitos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las. Essa seqüência foi desenvolvida por 18 duplas de alunos do 1° ano de um curso de Química, ao longo de 1.440 minutos. Os resultados obtidos revelam que houve bom aproveitamento destes alunos na construção da taxa de variação média e também no desenvolvimento de competências para a interpretação de gráficos, como a identificação de intervalos de crescimento e decrescimento e na atribuição de significados aos pontos de intersecção com os eixos coordenadosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22350/eugenio.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoDidática da matemáticaEnsino de funçãoTaxa de variação médiaEducação matemáticaMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaDidactics of mathematicsFunction teachingAverage rate of changeMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma funçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTeugenio.pdf.txteugenio.pdf.txtExtracted texttext/plain171076https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/3/eugenio.pdf.txtc529a58dc56b4c02f8e34e2ce1b346c6MD53ORIGINALeugenio.pdfapplication/pdf984600https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/1/eugenio.pdfe418bb88c201ea98edc58db64ac89cd4MD51THUMBNAILeugenio.pdf.jpgeugenio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/2/eugenio.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112222022-04-28 04:20:17.719oai:repositorio.pucsp.br:handle/11222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:20:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função |
title |
Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função |
spellingShingle |
Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função Silveira, Eugênio Cesar Didática da matemática Ensino de função Taxa de variação média Educação matemática Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica Didactics of mathematics Function teaching Average rate of change Mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função |
title_full |
Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função |
title_fullStr |
Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função |
title_full_unstemmed |
Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função |
title_sort |
Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função |
author |
Silveira, Eugênio Cesar |
author_facet |
Silveira, Eugênio Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Eugênio Cesar |
contributor_str_mv |
Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática da matemática Ensino de função Taxa de variação média Educação matemática Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica |
topic |
Didática da matemática Ensino de função Taxa de variação média Educação matemática Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica Didactics of mathematics Function teaching Average rate of change Mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactics of mathematics Function teaching Average rate of change Mathematics education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The purpose of this work is to study the process by which students following a university-level course in the exact sciences acquire/construct the notion of average rate of change. An understanding of this notion could assist students in interpreting the meaning of the derivative as the average rate of change of a point. A didactic sequence was elaborated, inspired by Vergnaud (1994), who considers that the teaching and learning of mathematical notions and concepts should be approached by an exploration of problems, that is, by developing problem situations which favour new conceptualisations in their resolution. Eighteen pairs of students from a first year chemistry course worked on the sequence which lasted 1.440 minutes. The results indicated that the students advanced their understandings of average rate of change, as well as their ability to interpret graphs, for example, identifying intervals in which the function increases or decreases and describing the meaning of points where the function intersects the axes of the graph |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001-11-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silveira, Eugênio Cesar. Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função. 2001. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11222 |
identifier_str_mv |
Silveira, Eugênio Cesar. Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função. 2001. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/3/eugenio.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/1/eugenio.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/2/eugenio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c529a58dc56b4c02f8e34e2ce1b346c6 e418bb88c201ea98edc58db64ac89cd4 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277953903689728 |