Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Eugênio Cesar
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11222
Resumo: The purpose of this work is to study the process by which students following a university-level course in the exact sciences acquire/construct the notion of average rate of change. An understanding of this notion could assist students in interpreting the meaning of the derivative as the average rate of change of a point. A didactic sequence was elaborated, inspired by Vergnaud (1994), who considers that the teaching and learning of mathematical notions and concepts should be approached by an exploration of problems, that is, by developing problem situations which favour new conceptualisations in their resolution. Eighteen pairs of students from a first year chemistry course worked on the sequence which lasted 1.440 minutes. The results indicated that the students advanced their understandings of average rate of change, as well as their ability to interpret graphs, for example, identifying intervals in which the function increases or decreases and describing the meaning of points where the function intersects the axes of the graph
id PUC_SP-1_a3af7680ffce88d013e1c10375276ab6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11222
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Tânia Maria MendonçaSilveira, Eugênio Cesar2016-04-27T16:58:19Z2007-08-062001-11-06Silveira, Eugênio Cesar. Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função. 2001. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11222The purpose of this work is to study the process by which students following a university-level course in the exact sciences acquire/construct the notion of average rate of change. An understanding of this notion could assist students in interpreting the meaning of the derivative as the average rate of change of a point. A didactic sequence was elaborated, inspired by Vergnaud (1994), who considers that the teaching and learning of mathematical notions and concepts should be approached by an exploration of problems, that is, by developing problem situations which favour new conceptualisations in their resolution. Eighteen pairs of students from a first year chemistry course worked on the sequence which lasted 1.440 minutes. The results indicated that the students advanced their understandings of average rate of change, as well as their ability to interpret graphs, for example, identifying intervals in which the function increases or decreases and describing the meaning of points where the function intersects the axes of the graphEste trabalho tem por objetivo estudar o processo de aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função, por alunos que ingressaram em um curso superior na área de exatas. A compreensão dessa noção pode favorecer a interpretação do significado da derivada como taxa de variação num ponto. Para tanto, foi elaborada uma seqüência didática inspirada nas concepções de Vergnaud (1994), que considera que o processo de ensino e aprendizagem de noções e conceitos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las. Essa seqüência foi desenvolvida por 18 duplas de alunos do 1° ano de um curso de Química, ao longo de 1.440 minutos. Os resultados obtidos revelam que houve bom aproveitamento destes alunos na construção da taxa de variação média e também no desenvolvimento de competências para a interpretação de gráficos, como a identificação de intervalos de crescimento e decrescimento e na atribuição de significados aos pontos de intersecção com os eixos coordenadosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22350/eugenio.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoDidática da matemáticaEnsino de funçãoTaxa de variação médiaEducação matemáticaMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaDidactics of mathematicsFunction teachingAverage rate of changeMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma funçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTeugenio.pdf.txteugenio.pdf.txtExtracted texttext/plain171076https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/3/eugenio.pdf.txtc529a58dc56b4c02f8e34e2ce1b346c6MD53ORIGINALeugenio.pdfapplication/pdf984600https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/1/eugenio.pdfe418bb88c201ea98edc58db64ac89cd4MD51THUMBNAILeugenio.pdf.jpgeugenio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/2/eugenio.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112222022-04-28 04:20:17.719oai:repositorio.pucsp.br:handle/11222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:20:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
title Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
spellingShingle Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
Silveira, Eugênio Cesar
Didática da matemática
Ensino de função
Taxa de variação média
Educação matemática
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Didactics of mathematics
Function teaching
Average rate of change
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
title_full Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
title_fullStr Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
title_full_unstemmed Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
title_sort Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função
author Silveira, Eugênio Cesar
author_facet Silveira, Eugênio Cesar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Tânia Maria Mendonça
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Eugênio Cesar
contributor_str_mv Campos, Tânia Maria Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da matemática
Ensino de função
Taxa de variação média
Educação matemática
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
topic Didática da matemática
Ensino de função
Taxa de variação média
Educação matemática
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Didactics of mathematics
Function teaching
Average rate of change
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics of mathematics
Function teaching
Average rate of change
Mathematics education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The purpose of this work is to study the process by which students following a university-level course in the exact sciences acquire/construct the notion of average rate of change. An understanding of this notion could assist students in interpreting the meaning of the derivative as the average rate of change of a point. A didactic sequence was elaborated, inspired by Vergnaud (1994), who considers that the teaching and learning of mathematical notions and concepts should be approached by an exploration of problems, that is, by developing problem situations which favour new conceptualisations in their resolution. Eighteen pairs of students from a first year chemistry course worked on the sequence which lasted 1.440 minutes. The results indicated that the students advanced their understandings of average rate of change, as well as their ability to interpret graphs, for example, identifying intervals in which the function increases or decreases and describing the meaning of points where the function intersects the axes of the graph
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-11-06
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silveira, Eugênio Cesar. Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função. 2001. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11222
identifier_str_mv Silveira, Eugênio Cesar. Uma seqüência didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função. 2001. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/3/eugenio.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/1/eugenio.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11222/2/eugenio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c529a58dc56b4c02f8e34e2ce1b346c6
e418bb88c201ea98edc58db64ac89cd4
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277953903689728