Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1404 |
Resumo: | Although most of the GDP and employment in most countries continue to depend more activities geared towards the domestic economy than activities focused on the global market, in fact what happens to competition in those foreign markets that determines the percentage wealth appropriated by business and, ultimately, by the people of each country (Castells, 1999). In this context, the export is of great importance for the company because it is the most effective way to secure their own future in a globalized environment increasingly competitive, requiring full capacity of Brazilian companies to undercut foreign competition, both in Brazil abroad. For Brazil, the export activity is also strategically important as it contributes to income generation and employment, for the entry of foreign currency needed to balance the external accounts and the promotion of economic development. Thus, our object of study is the production and export of chicken meat, making a strategic look on the shares of Sadia, a Brazilian company that was consolidated in the adaptation of fresh chicken meat, and several other products to cater to consumers Muslim adherents to Islam, where we observe the requirements according to the principles of the Quran, known as Halal Slaughter |
id |
PUC_SP-1_a604c3207e7f8c2a9a2cae745e594c52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/1404 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Onésimo de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755143H9Ferreira, Gleriani Torres Carbone2016-04-25T16:45:29Z2010-08-172010-06-23Ferreira, Gleriani Torres Carbone. Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1404Although most of the GDP and employment in most countries continue to depend more activities geared towards the domestic economy than activities focused on the global market, in fact what happens to competition in those foreign markets that determines the percentage wealth appropriated by business and, ultimately, by the people of each country (Castells, 1999). In this context, the export is of great importance for the company because it is the most effective way to secure their own future in a globalized environment increasingly competitive, requiring full capacity of Brazilian companies to undercut foreign competition, both in Brazil abroad. For Brazil, the export activity is also strategically important as it contributes to income generation and employment, for the entry of foreign currency needed to balance the external accounts and the promotion of economic development. Thus, our object of study is the production and export of chicken meat, making a strategic look on the shares of Sadia, a Brazilian company that was consolidated in the adaptation of fresh chicken meat, and several other products to cater to consumers Muslim adherents to Islam, where we observe the requirements according to the principles of the Quran, known as Halal SlaughterEmbora a maior parte do PIB e dos empregos da maioria dos países continue a depender mais das atividades voltadas para a economia interna do que das atividades voltadas para o mercado global, na verdade o que acontece com a concorrência nesses mercados externos é que determina a porcentagem de riqueza apropriada pelas empresas e, em última análise, pelo povo de cada país (Castells, 1999a). Nesse contexto, a exportação assume grande relevância para a empresa, pois é o caminho mais eficaz para garantir o seu futuro em um ambiente globalizado cada vez mais competitivo, que exige plena capacitação das empresas brasileiras para suplantar a concorrência estrangeira, tanto no Brasil como no exterior. Para o Brasil, a atividade exportadora é estrategicamente importante, pois contribui para a geração de renda e emprego, para a entrada de moeda estrangeira necessária ao equilíbrio das contas externas e para a promoção do desenvolvimento econômico. Assim, o nosso objeto de estudo é a produção e a exportação de carne de frango, traçando um olhar estratégico sobre as ações da Sadia, empresa brasileira que se consolidou na adaptação de carne de frango in natura, e diversos outros produtos, para atender aos consumidores muçulmanos adeptos ao islamismo, onde observa-se exigências em função dos princípios do Alcorão, o chamado Abate Halalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2481/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisEstratégiaExportaçãoFrangoAbate halalSadiaStrategyExportChickenHalal slaughterCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGleriani Torres Carbone Ferreira.pdf.txtGleriani Torres Carbone Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain142669https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/3/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.txt4e42eca7738a5e63575834f074f1c270MD53ORIGINALGleriani Torres Carbone Ferreira.pdfapplication/pdf3174046https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/1/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf0d9f51d64a14eb2e06a8293037fdf8f9MD51THUMBNAILGleriani Torres Carbone Ferreira.pdf.jpgGleriani Torres Carbone Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/2/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/14042022-12-20 10:11:01.766oai:repositorio.pucsp.br:handle/1404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T13:11:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia |
title |
Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia |
spellingShingle |
Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia Ferreira, Gleriani Torres Carbone Estratégia Exportação Frango Abate halal Sadia Strategy Export Chicken Halal slaughter CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia |
title_full |
Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia |
title_fullStr |
Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia |
title_full_unstemmed |
Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia |
title_sort |
Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia |
author |
Ferreira, Gleriani Torres Carbone |
author_facet |
Ferreira, Gleriani Torres Carbone |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Onésimo de Oliveira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755143H9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gleriani Torres Carbone |
contributor_str_mv |
Cardoso, Onésimo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Exportação Frango Abate halal Sadia |
topic |
Estratégia Exportação Frango Abate halal Sadia Strategy Export Chicken Halal slaughter CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategy Export Chicken Halal slaughter |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Although most of the GDP and employment in most countries continue to depend more activities geared towards the domestic economy than activities focused on the global market, in fact what happens to competition in those foreign markets that determines the percentage wealth appropriated by business and, ultimately, by the people of each country (Castells, 1999). In this context, the export is of great importance for the company because it is the most effective way to secure their own future in a globalized environment increasingly competitive, requiring full capacity of Brazilian companies to undercut foreign competition, both in Brazil abroad. For Brazil, the export activity is also strategically important as it contributes to income generation and employment, for the entry of foreign currency needed to balance the external accounts and the promotion of economic development. Thus, our object of study is the production and export of chicken meat, making a strategic look on the shares of Sadia, a Brazilian company that was consolidated in the adaptation of fresh chicken meat, and several other products to cater to consumers Muslim adherents to Islam, where we observe the requirements according to the principles of the Quran, known as Halal Slaughter |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-25T16:45:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ferreira, Gleriani Torres Carbone. Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1404 |
identifier_str_mv |
Ferreira, Gleriani Torres Carbone. Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/3/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/1/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/2/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e42eca7738a5e63575834f074f1c270 0d9f51d64a14eb2e06a8293037fdf8f9 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277997746749440 |