Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Tadeu dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10945
Resumo: This research describes a qualitative research. The theme is based on model theory of geometric thought the couple's van Hiele and assumptions relating to the use of technology-mediated instructional strategies for learning geometry. The proposal aims to enable students of the ninth year of elementary school reinforce preconceptions and build new concepts on the topic similarity of triangles. For this, we used the dynamic geometry software GeoGebra. The study included the following steps: the first was the definition of a group of studies and discussions, by lottery among the student volunteers searched the series, the second step was the presentation of tokens students exercise on the theme of Likeness triangles whose solution involved only the use of manipulatives (ruler, compass, etc.). Finally, it was proposed to solve the same exercises using the set of concepts, and previous acquired through the application of the same dynamic geometry software GeoGebra. The study to suggest that the intervention of dynamic geometry can help students overcome various problems encountered and understanding and appropriation of concepts and autonomy to tread their own paths may be favored by the proposal of group work
id PUC_SP-1_a76633ba73fee3e3bacdf672579656d6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10945
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Passos, Laurizete Ferraguthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4993944E8Santos, Marcelo Tadeu dos2016-04-27T16:57:22Z2013-04-082013-02-20Santos, Marcelo Tadeu dos. Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10945This research describes a qualitative research. The theme is based on model theory of geometric thought the couple's van Hiele and assumptions relating to the use of technology-mediated instructional strategies for learning geometry. The proposal aims to enable students of the ninth year of elementary school reinforce preconceptions and build new concepts on the topic similarity of triangles. For this, we used the dynamic geometry software GeoGebra. The study included the following steps: the first was the definition of a group of studies and discussions, by lottery among the student volunteers searched the series, the second step was the presentation of tokens students exercise on the theme of Likeness triangles whose solution involved only the use of manipulatives (ruler, compass, etc.). Finally, it was proposed to solve the same exercises using the set of concepts, and previous acquired through the application of the same dynamic geometry software GeoGebra. The study to suggest that the intervention of dynamic geometry can help students overcome various problems encountered and understanding and appropriation of concepts and autonomy to tread their own paths may be favored by the proposal of group workEsta pesquisa descreve uma investigação de caráter qualitativo. O tema está fundamentado na teoria do modelo do pensamento geométrico do casal van Hiele e pressupostos relativos ao emprego de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias para a aprendizagem de geometria. A proposta visa possibilitar aos alunos do nono ano do ensino fundamental reforçar conceitos prévios e construir novos conceitos sobre o tema Semelhança de Triângulos. Para isso, utilizou-se o software de geometria dinâmica GeoGebra. O estudo abrangeu as seguintes etapas; a primeira foi a definição de um grupo de discussões e estudos, através de sorteio, entre os alunos voluntários da série pesquisada; a segunda etapa foi a apresentação, aos alunos de fichas de exercícios sobre o tema Semelhança de Triângulos cuja resolução envolvia apenas a utilização de materiais manipuláveis(régua, compasso, etc.). Por fim, foi proposta a resolução dos mesmos exercícios com a utilização do conjunto de conceitos, prévios e adquiridos, através da aplicação dos mesmos no software de geometria dinâmica GeoGebra. O estudo permite considerar que a intervenção da geometria dinâmica pode auxiliar os estudantes a superar vários problemas encontrados e a compreensão e apropriação dos conceitos e a autonomia para trilhar caminhos próprios poderão ser favorecidos pela proposta do trabalho em grupoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24111/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoSemelhança de triângulosGeometria dinâmicaTrabalho em grupoSimilarity of trianglesDynamic geometryGroup workCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASemelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcelo Tadeu dos Santos.pdf.txtMarcelo Tadeu dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain145963https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/3/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.txtca6170791670d693a4b967bf07224a4aMD53ORIGINALMarcelo Tadeu dos Santos.pdfapplication/pdf6175692https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/1/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdfdb223d86b957f15bd34eb790d06ed8eeMD51THUMBNAILMarcelo Tadeu dos Santos.pdf.jpgMarcelo Tadeu dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1955https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/2/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.jpgfd39e534d58fd6662500ae8335ade9c8MD52handle/109452022-04-27 12:57:13.966oai:repositorio.pucsp.br:handle/10945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:57:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
title Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
spellingShingle Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
Santos, Marcelo Tadeu dos
Semelhança de triângulos
Geometria dinâmica
Trabalho em grupo
Similarity of triangles
Dynamic geometry
Group work
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
title_full Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
title_fullStr Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
title_full_unstemmed Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
title_sort Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
author Santos, Marcelo Tadeu dos
author_facet Santos, Marcelo Tadeu dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Laurizete Ferragut
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4993944E8
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo Tadeu dos
contributor_str_mv Passos, Laurizete Ferragut
dc.subject.por.fl_str_mv Semelhança de triângulos
Geometria dinâmica
Trabalho em grupo
topic Semelhança de triângulos
Geometria dinâmica
Trabalho em grupo
Similarity of triangles
Dynamic geometry
Group work
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Similarity of triangles
Dynamic geometry
Group work
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research describes a qualitative research. The theme is based on model theory of geometric thought the couple's van Hiele and assumptions relating to the use of technology-mediated instructional strategies for learning geometry. The proposal aims to enable students of the ninth year of elementary school reinforce preconceptions and build new concepts on the topic similarity of triangles. For this, we used the dynamic geometry software GeoGebra. The study included the following steps: the first was the definition of a group of studies and discussions, by lottery among the student volunteers searched the series, the second step was the presentation of tokens students exercise on the theme of Likeness triangles whose solution involved only the use of manipulatives (ruler, compass, etc.). Finally, it was proposed to solve the same exercises using the set of concepts, and previous acquired through the application of the same dynamic geometry software GeoGebra. The study to suggest that the intervention of dynamic geometry can help students overcome various problems encountered and understanding and appropriation of concepts and autonomy to tread their own paths may be favored by the proposal of group work
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Marcelo Tadeu dos. Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10945
identifier_str_mv Santos, Marcelo Tadeu dos. Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/3/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/1/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/2/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca6170791670d693a4b967bf07224a4a
db223d86b957f15bd34eb790d06ed8ee
fd39e534d58fd6662500ae8335ade9c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277920335626240