Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10945 |
Resumo: | This research describes a qualitative research. The theme is based on model theory of geometric thought the couple's van Hiele and assumptions relating to the use of technology-mediated instructional strategies for learning geometry. The proposal aims to enable students of the ninth year of elementary school reinforce preconceptions and build new concepts on the topic similarity of triangles. For this, we used the dynamic geometry software GeoGebra. The study included the following steps: the first was the definition of a group of studies and discussions, by lottery among the student volunteers searched the series, the second step was the presentation of tokens students exercise on the theme of Likeness triangles whose solution involved only the use of manipulatives (ruler, compass, etc.). Finally, it was proposed to solve the same exercises using the set of concepts, and previous acquired through the application of the same dynamic geometry software GeoGebra. The study to suggest that the intervention of dynamic geometry can help students overcome various problems encountered and understanding and appropriation of concepts and autonomy to tread their own paths may be favored by the proposal of group work |
id |
PUC_SP-1_a76633ba73fee3e3bacdf672579656d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10945 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Passos, Laurizete Ferraguthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4993944E8Santos, Marcelo Tadeu dos2016-04-27T16:57:22Z2013-04-082013-02-20Santos, Marcelo Tadeu dos. Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10945This research describes a qualitative research. The theme is based on model theory of geometric thought the couple's van Hiele and assumptions relating to the use of technology-mediated instructional strategies for learning geometry. The proposal aims to enable students of the ninth year of elementary school reinforce preconceptions and build new concepts on the topic similarity of triangles. For this, we used the dynamic geometry software GeoGebra. The study included the following steps: the first was the definition of a group of studies and discussions, by lottery among the student volunteers searched the series, the second step was the presentation of tokens students exercise on the theme of Likeness triangles whose solution involved only the use of manipulatives (ruler, compass, etc.). Finally, it was proposed to solve the same exercises using the set of concepts, and previous acquired through the application of the same dynamic geometry software GeoGebra. The study to suggest that the intervention of dynamic geometry can help students overcome various problems encountered and understanding and appropriation of concepts and autonomy to tread their own paths may be favored by the proposal of group workEsta pesquisa descreve uma investigação de caráter qualitativo. O tema está fundamentado na teoria do modelo do pensamento geométrico do casal van Hiele e pressupostos relativos ao emprego de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias para a aprendizagem de geometria. A proposta visa possibilitar aos alunos do nono ano do ensino fundamental reforçar conceitos prévios e construir novos conceitos sobre o tema Semelhança de Triângulos. Para isso, utilizou-se o software de geometria dinâmica GeoGebra. O estudo abrangeu as seguintes etapas; a primeira foi a definição de um grupo de discussões e estudos, através de sorteio, entre os alunos voluntários da série pesquisada; a segunda etapa foi a apresentação, aos alunos de fichas de exercícios sobre o tema Semelhança de Triângulos cuja resolução envolvia apenas a utilização de materiais manipuláveis(régua, compasso, etc.). Por fim, foi proposta a resolução dos mesmos exercícios com a utilização do conjunto de conceitos, prévios e adquiridos, através da aplicação dos mesmos no software de geometria dinâmica GeoGebra. O estudo permite considerar que a intervenção da geometria dinâmica pode auxiliar os estudantes a superar vários problemas encontrados e a compreensão e apropriação dos conceitos e a autonomia para trilhar caminhos próprios poderão ser favorecidos pela proposta do trabalho em grupoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24111/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoSemelhança de triângulosGeometria dinâmicaTrabalho em grupoSimilarity of trianglesDynamic geometryGroup workCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASemelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcelo Tadeu dos Santos.pdf.txtMarcelo Tadeu dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain145963https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/3/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.txtca6170791670d693a4b967bf07224a4aMD53ORIGINALMarcelo Tadeu dos Santos.pdfapplication/pdf6175692https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/1/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdfdb223d86b957f15bd34eb790d06ed8eeMD51THUMBNAILMarcelo Tadeu dos Santos.pdf.jpgMarcelo Tadeu dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1955https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/2/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.jpgfd39e534d58fd6662500ae8335ade9c8MD52handle/109452022-04-27 12:57:13.966oai:repositorio.pucsp.br:handle/10945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:57:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos |
title |
Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos |
spellingShingle |
Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos Santos, Marcelo Tadeu dos Semelhança de triângulos Geometria dinâmica Trabalho em grupo Similarity of triangles Dynamic geometry Group work CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos |
title_full |
Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos |
title_fullStr |
Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos |
title_full_unstemmed |
Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos |
title_sort |
Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos |
author |
Santos, Marcelo Tadeu dos |
author_facet |
Santos, Marcelo Tadeu dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Laurizete Ferragut |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4993944E8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcelo Tadeu dos |
contributor_str_mv |
Passos, Laurizete Ferragut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semelhança de triângulos Geometria dinâmica Trabalho em grupo |
topic |
Semelhança de triângulos Geometria dinâmica Trabalho em grupo Similarity of triangles Dynamic geometry Group work CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Similarity of triangles Dynamic geometry Group work |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This research describes a qualitative research. The theme is based on model theory of geometric thought the couple's van Hiele and assumptions relating to the use of technology-mediated instructional strategies for learning geometry. The proposal aims to enable students of the ninth year of elementary school reinforce preconceptions and build new concepts on the topic similarity of triangles. For this, we used the dynamic geometry software GeoGebra. The study included the following steps: the first was the definition of a group of studies and discussions, by lottery among the student volunteers searched the series, the second step was the presentation of tokens students exercise on the theme of Likeness triangles whose solution involved only the use of manipulatives (ruler, compass, etc.). Finally, it was proposed to solve the same exercises using the set of concepts, and previous acquired through the application of the same dynamic geometry software GeoGebra. The study to suggest that the intervention of dynamic geometry can help students overcome various problems encountered and understanding and appropriation of concepts and autonomy to tread their own paths may be favored by the proposal of group work |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:57:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Marcelo Tadeu dos. Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10945 |
identifier_str_mv |
Santos, Marcelo Tadeu dos. Semelhança de triângulos e geometria dinâmica o trabalho em grupo na aprendizagem de conceitos. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/3/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/1/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10945/2/Marcelo%20Tadeu%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca6170791670d693a4b967bf07224a4a db223d86b957f15bd34eb790d06ed8ee fd39e534d58fd6662500ae8335ade9c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277920335626240 |