A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poliche, Alessandra Hauk
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950
Resumo: Secretaria da Educação
id PUC_SP-1_b14b3c12fe435e6f65fdb597fe31d682
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9950
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cappelletti, Isabel FranchiPoliche, Alessandra Hauk2016-04-27T14:31:54Z2007-04-262006-10-17Poliche, Alessandra Hauk. A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950Secretaria da EducaçãoEsta pesquisa estudou o Regime de Progressão Continuada, implantado em São Paulo no ano de 1998, e as implicações desse novo sistema na avaliação da aprendizagem. O trabalho apresenta um histórico dos pressupostos do Regime de Progressão Continuada e faz uma breve distinção do sistema de Promoção Automática que vigorava em meados dos anos 60. Discutimos também os conceitos teóricos do sistema, embasados por autores respeitados nos meios educacionais que consideram o sistema de ciclos como uma inovação. Além disso, demonstramos a importância da avaliação formativa para o sucesso desse sistema educacional. Utilizamos a abordagem qualitativa como método de investigação, por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise de discurso dos sujeitos para obter o maior conjunto de dados empíricos possíveis acerca do tema estudado. O resultado foi uma série de críticas feitas ao sistema de Progressão Continuada: o autoritarismo da SEESP na implantação do projeto e a ausência de orientações sobre o novo sistema educacional. A conseqüência é o desconhecimento, por parte dos professores, dos princípios básicos do Regime de Progressão Continuada, gerando distorções como ausência de avaliação e promoção automática dos alunos. A intenção desse trabalho é contribuir para o debate sobre o sistema de Progressão Continuada, afim de que se possa garantir a melhoria da qualidade de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23005/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoProgressão ContinuadaAvaliaçãoPolíticas PúblicasPromocao de alunosAvaliacao educacionalRendimento escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCED - Alessandra Hauk Poliche.pdf.txtCED - Alessandra Hauk Poliche.pdf.txtExtracted texttext/plain247273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/3/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.txt6328a9e6af18f0aa41897bdd295d0867MD53ORIGINALCED - Alessandra Hauk Poliche.pdfapplication/pdf947201https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/1/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdfaa9abe3d6c3d98f39d08df8c9c9d6c6bMD51THUMBNAILCED - Alessandra Hauk Poliche.pdf.jpgCED - Alessandra Hauk Poliche.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/2/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.jpgd62941556018323313d30eb7acf6acdeMD52handle/99502022-04-28 05:32:47.939oai:repositorio.pucsp.br:handle/9950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T08:32:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
title A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
spellingShingle A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
Poliche, Alessandra Hauk
Progressão Continuada
Avaliação
Políticas Públicas
Promocao de alunos
Avaliacao educacional
Rendimento escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
title_full A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
title_fullStr A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
title_full_unstemmed A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
title_sort A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
author Poliche, Alessandra Hauk
author_facet Poliche, Alessandra Hauk
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cappelletti, Isabel Franchi
dc.contributor.author.fl_str_mv Poliche, Alessandra Hauk
contributor_str_mv Cappelletti, Isabel Franchi
dc.subject.por.fl_str_mv Progressão Continuada
Avaliação
Políticas Públicas
Promocao de alunos
Avaliacao educacional
Rendimento escolar
topic Progressão Continuada
Avaliação
Políticas Públicas
Promocao de alunos
Avaliacao educacional
Rendimento escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Secretaria da Educação
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-17
dc.date.available.fl_str_mv 2007-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Poliche, Alessandra Hauk. A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950
identifier_str_mv Poliche, Alessandra Hauk. A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/3/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/1/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/2/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6328a9e6af18f0aa41897bdd295d0867
aa9abe3d6c3d98f39d08df8c9c9d6c6b
d62941556018323313d30eb7acf6acde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278012015771648