A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950 |
Resumo: | Secretaria da Educação |
id |
PUC_SP-1_b14b3c12fe435e6f65fdb597fe31d682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9950 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cappelletti, Isabel FranchiPoliche, Alessandra Hauk2016-04-27T14:31:54Z2007-04-262006-10-17Poliche, Alessandra Hauk. A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950Secretaria da EducaçãoEsta pesquisa estudou o Regime de Progressão Continuada, implantado em São Paulo no ano de 1998, e as implicações desse novo sistema na avaliação da aprendizagem. O trabalho apresenta um histórico dos pressupostos do Regime de Progressão Continuada e faz uma breve distinção do sistema de Promoção Automática que vigorava em meados dos anos 60. Discutimos também os conceitos teóricos do sistema, embasados por autores respeitados nos meios educacionais que consideram o sistema de ciclos como uma inovação. Além disso, demonstramos a importância da avaliação formativa para o sucesso desse sistema educacional. Utilizamos a abordagem qualitativa como método de investigação, por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise de discurso dos sujeitos para obter o maior conjunto de dados empíricos possíveis acerca do tema estudado. O resultado foi uma série de críticas feitas ao sistema de Progressão Continuada: o autoritarismo da SEESP na implantação do projeto e a ausência de orientações sobre o novo sistema educacional. A conseqüência é o desconhecimento, por parte dos professores, dos princípios básicos do Regime de Progressão Continuada, gerando distorções como ausência de avaliação e promoção automática dos alunos. A intenção desse trabalho é contribuir para o debate sobre o sistema de Progressão Continuada, afim de que se possa garantir a melhoria da qualidade de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23005/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoProgressão ContinuadaAvaliaçãoPolíticas PúblicasPromocao de alunosAvaliacao educacionalRendimento escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCED - Alessandra Hauk Poliche.pdf.txtCED - Alessandra Hauk Poliche.pdf.txtExtracted texttext/plain247273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/3/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.txt6328a9e6af18f0aa41897bdd295d0867MD53ORIGINALCED - Alessandra Hauk Poliche.pdfapplication/pdf947201https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/1/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdfaa9abe3d6c3d98f39d08df8c9c9d6c6bMD51THUMBNAILCED - Alessandra Hauk Poliche.pdf.jpgCED - Alessandra Hauk Poliche.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/2/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.jpgd62941556018323313d30eb7acf6acdeMD52handle/99502022-04-28 05:32:47.939oai:repositorio.pucsp.br:handle/9950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T08:32:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem |
title |
A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem |
spellingShingle |
A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem Poliche, Alessandra Hauk Progressão Continuada Avaliação Políticas Públicas Promocao de alunos Avaliacao educacional Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem |
title_full |
A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem |
title_fullStr |
A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem |
title_sort |
A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem |
author |
Poliche, Alessandra Hauk |
author_facet |
Poliche, Alessandra Hauk |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cappelletti, Isabel Franchi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poliche, Alessandra Hauk |
contributor_str_mv |
Cappelletti, Isabel Franchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Progressão Continuada Avaliação Políticas Públicas Promocao de alunos Avaliacao educacional Rendimento escolar |
topic |
Progressão Continuada Avaliação Políticas Públicas Promocao de alunos Avaliacao educacional Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Secretaria da Educação |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-10-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:31:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Poliche, Alessandra Hauk. A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950 |
identifier_str_mv |
Poliche, Alessandra Hauk. A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/3/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/1/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9950/2/CED%20-%20Alessandra%20Hauk%20Poliche.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6328a9e6af18f0aa41897bdd295d0867 aa9abe3d6c3d98f39d08df8c9c9d6c6b d62941556018323313d30eb7acf6acde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278012015771648 |