As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177 |
Resumo: | The purpose of this work is to investigate meta resources suggested by teachers, to contribute to the students better comprehension of the notion of basis of vectorial space. In doing so, six teachers were interviewed. The analysis of the interviews supported by Dorier, Robert, Robinet and Rogalski ideas about meta lever and the Harel s principles for the teaching and learning of Linear Algebra. The conclusion presents different Meta resources that could became meta lever for students better comprehension |
id |
PUC_SP-1_b21075b02cbfd793f9ee9265da1b8843 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11177 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Silvia Dias AlcântaraPadredi, Zoraide Lúcia do Nascimento2016-04-27T16:58:10Z2007-08-022003-12-19Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento. As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear. 2003. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177The purpose of this work is to investigate meta resources suggested by teachers, to contribute to the students better comprehension of the notion of basis of vectorial space. In doing so, six teachers were interviewed. The analysis of the interviews supported by Dorier, Robert, Robinet and Rogalski ideas about meta lever and the Harel s principles for the teaching and learning of Linear Algebra. The conclusion presents different Meta resources that could became meta lever for students better comprehensionEste trabalho objetivou investigar recursos meta sugeridos por professores para facilitar a compreensão da noção de base de um espaço vetorial. Foram realizadas entrevistas com 6 professores universitários. A análise dessas entrevistas utilizou como suporte teórico os trabalhos do grupo francês composto por Dorier, Robert, Robinet e Rogalski, sobre alavancas meta , assim como os princípios de Harel para ensino e aprendizagem da Álgebra Linear. Concluiu-se, com a indicação de diversos recursos meta que são passíveis de se tornarem alavancas para a compreensão dos alunosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22045/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoÁlgebra linearBaseMetaconhecimento matemáticoAlavanca metaEntrevistaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoAlgebra linearLinear algebraBasisMetacognitionMeta leverInterviewCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.txtdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.txtExtracted texttext/plain404376https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/3/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.txtbf67af9d4e2ad8bbdcd26ed36d6c90f4MD53ORIGINALdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdfapplication/pdf669980https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/1/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdfda1bfe1b4836affc460febdadf61ae40MD51THUMBNAILdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpgdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/2/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111772022-04-27 14:13:51.098oai:repositorio.pucsp.br:handle/11177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:13:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear |
title |
As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear |
spellingShingle |
As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento Álgebra linear Base Metaconhecimento matemático Alavanca meta Entrevista Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Algebra linear Linear algebra Basis Metacognition Meta lever Interview CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear |
title_full |
As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear |
title_fullStr |
As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear |
title_full_unstemmed |
As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear |
title_sort |
As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear |
author |
Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento |
author_facet |
Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento |
contributor_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra linear Base Metaconhecimento matemático Alavanca meta Entrevista Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Algebra linear |
topic |
Álgebra linear Base Metaconhecimento matemático Alavanca meta Entrevista Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Algebra linear Linear algebra Basis Metacognition Meta lever Interview CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Linear algebra Basis Metacognition Meta lever Interview |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The purpose of this work is to investigate meta resources suggested by teachers, to contribute to the students better comprehension of the notion of basis of vectorial space. In doing so, six teachers were interviewed. The analysis of the interviews supported by Dorier, Robert, Robinet and Rogalski ideas about meta lever and the Harel s principles for the teaching and learning of Linear Algebra. The conclusion presents different Meta resources that could became meta lever for students better comprehension |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-12-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento. As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear. 2003. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177 |
identifier_str_mv |
Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento. As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear. 2003. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/3/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/1/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/2/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf67af9d4e2ad8bbdcd26ed36d6c90f4 da1bfe1b4836affc460febdadf61ae40 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277773790838784 |