As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177
Resumo: The purpose of this work is to investigate meta resources suggested by teachers, to contribute to the students better comprehension of the notion of basis of vectorial space. In doing so, six teachers were interviewed. The analysis of the interviews supported by Dorier, Robert, Robinet and Rogalski ideas about meta lever and the Harel s principles for the teaching and learning of Linear Algebra. The conclusion presents different Meta resources that could became meta lever for students better comprehension
id PUC_SP-1_b21075b02cbfd793f9ee9265da1b8843
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11177
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias AlcântaraPadredi, Zoraide Lúcia do Nascimento2016-04-27T16:58:10Z2007-08-022003-12-19Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento. As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear. 2003. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177The purpose of this work is to investigate meta resources suggested by teachers, to contribute to the students better comprehension of the notion of basis of vectorial space. In doing so, six teachers were interviewed. The analysis of the interviews supported by Dorier, Robert, Robinet and Rogalski ideas about meta lever and the Harel s principles for the teaching and learning of Linear Algebra. The conclusion presents different Meta resources that could became meta lever for students better comprehensionEste trabalho objetivou investigar recursos meta sugeridos por professores para facilitar a compreensão da noção de base de um espaço vetorial. Foram realizadas entrevistas com 6 professores universitários. A análise dessas entrevistas utilizou como suporte teórico os trabalhos do grupo francês composto por Dorier, Robert, Robinet e Rogalski, sobre alavancas meta , assim como os princípios de Harel para ensino e aprendizagem da Álgebra Linear. Concluiu-se, com a indicação de diversos recursos meta que são passíveis de se tornarem alavancas para a compreensão dos alunosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22045/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoÁlgebra linearBaseMetaconhecimento matemáticoAlavanca metaEntrevistaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoAlgebra linearLinear algebraBasisMetacognitionMeta leverInterviewCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.txtdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.txtExtracted texttext/plain404376https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/3/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.txtbf67af9d4e2ad8bbdcd26ed36d6c90f4MD53ORIGINALdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdfapplication/pdf669980https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/1/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdfda1bfe1b4836affc460febdadf61ae40MD51THUMBNAILdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpgdissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/2/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111772022-04-27 14:13:51.098oai:repositorio.pucsp.br:handle/11177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:13:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
title As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
spellingShingle As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento
Álgebra linear
Base
Metaconhecimento matemático
Alavanca meta
Entrevista
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Algebra linear
Linear algebra
Basis
Metacognition
Meta lever
Interview
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
title_full As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
title_fullStr As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
title_full_unstemmed As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
title_sort As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear
author Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento
author_facet Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.author.fl_str_mv Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra linear
Base
Metaconhecimento matemático
Alavanca meta
Entrevista
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Algebra linear
topic Álgebra linear
Base
Metaconhecimento matemático
Alavanca meta
Entrevista
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Algebra linear
Linear algebra
Basis
Metacognition
Meta lever
Interview
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Linear algebra
Basis
Metacognition
Meta lever
Interview
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The purpose of this work is to investigate meta resources suggested by teachers, to contribute to the students better comprehension of the notion of basis of vectorial space. In doing so, six teachers were interviewed. The analysis of the interviews supported by Dorier, Robert, Robinet and Rogalski ideas about meta lever and the Harel s principles for the teaching and learning of Linear Algebra. The conclusion presents different Meta resources that could became meta lever for students better comprehension
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-12-19
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento. As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear. 2003. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177
identifier_str_mv Padredi, Zoraide Lúcia do Nascimento. As 'Alavancas Meta' no discurso do professor de álgebra linear. 2003. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/3/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/1/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11177/2/dissertacao_zoraide_lucia_padredi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf67af9d4e2ad8bbdcd26ed36d6c90f4
da1bfe1b4836affc460febdadf61ae40
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277773790838784