Psicomotricidade na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33563 |
Resumo: | Este trabalho objetivou entender como acontece o processo da Psicomotricidade na Educação lnclusiva, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento do sujeito: psíquico, afetivo e motor. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e observação, com uma aluna com Síndrome de Seckel de uma escola da rede privada da região da zona sul da cidade de São Paulo. Foram pesquisados diversos autores entre os quais se destaca Henri Wallon no quesito desenvolvimento e José Geraldo Silveira Bueno no âmbito da Educação Inclusiva. Durante a pesquisa ficou claro que a psicomotricidade tem uma função importante na inclusão dos alunos pois auxilia o seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor. Segundo alguns estudos, a psicomotricidade é uma ferramenta que contribui de forma qualitativa na formação integral na educação. Por estar em evolução, desde que surgiu a psicomotricidade seguiu do caminho teórico ao prático para então chegar num consenso entre os dois. Atualmente a psicomotricidade possui uma gradativa importância no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. O educador tem um papel importante nesse processo, pois age como facilitador, promovendo o conhecimento e estimulando a curiosidade do aluno, cabe a ele planejar e adotar um método que leve em consideração as funções psicomotoras que ele deseja desenvolver nas crianças. E quando falamos de educação inclusiva esse cuidado com a metodologia deve ser maior, pois temos que pensar em práticas em que o aluno faça parte do processo educacional. Tendo em vista isso a psicomotricidade também ajuda a criança na prevenção das dificuldades escolares, no desenvolvimento motor e no desenvolvimento integral, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico. Foram apresentadas algumas atividades que a professora realizou com uma aluna com Síndrome de Seckel também foram feitas algumas sugestões de atividades. A psicomotricidade se faz necessária na prática pedagógica da escola ajudando no desenvolvimento corporal, cognitivo e afetivo na infância, ajudando a criança a se adaptar melhor em sua fase adulta. |
id |
PUC_SP-1_b26445cb4a2fcf63789ff0f676d5b287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33563 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcyCajueiro, Camila Pereira2023-07-05T19:20:43Z2023-07-05T19:20:43Z2018-11-29Cajueiro, Camila Pereira. Psicomotricidade na educação inclusiva. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33563Este trabalho objetivou entender como acontece o processo da Psicomotricidade na Educação lnclusiva, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento do sujeito: psíquico, afetivo e motor. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e observação, com uma aluna com Síndrome de Seckel de uma escola da rede privada da região da zona sul da cidade de São Paulo. Foram pesquisados diversos autores entre os quais se destaca Henri Wallon no quesito desenvolvimento e José Geraldo Silveira Bueno no âmbito da Educação Inclusiva. Durante a pesquisa ficou claro que a psicomotricidade tem uma função importante na inclusão dos alunos pois auxilia o seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor. Segundo alguns estudos, a psicomotricidade é uma ferramenta que contribui de forma qualitativa na formação integral na educação. Por estar em evolução, desde que surgiu a psicomotricidade seguiu do caminho teórico ao prático para então chegar num consenso entre os dois. Atualmente a psicomotricidade possui uma gradativa importância no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. O educador tem um papel importante nesse processo, pois age como facilitador, promovendo o conhecimento e estimulando a curiosidade do aluno, cabe a ele planejar e adotar um método que leve em consideração as funções psicomotoras que ele deseja desenvolver nas crianças. E quando falamos de educação inclusiva esse cuidado com a metodologia deve ser maior, pois temos que pensar em práticas em que o aluno faça parte do processo educacional. Tendo em vista isso a psicomotricidade também ajuda a criança na prevenção das dificuldades escolares, no desenvolvimento motor e no desenvolvimento integral, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico. Foram apresentadas algumas atividades que a professora realizou com uma aluna com Síndrome de Seckel também foram feitas algumas sugestões de atividades. A psicomotricidade se faz necessária na prática pedagógica da escola ajudando no desenvolvimento corporal, cognitivo e afetivo na infância, ajudando a criança a se adaptar melhor em sua fase adulta.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPsicomotricidadeDesenvolvimento e educação inclusivaPsicomotricidade na educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdfapplication/pdf721085https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/1/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdfb2cd0217b377c62cdf6cd2e3879cbc0fMD51TEXTCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdf.txtCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain95868https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/2/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf.txt782fb9b98b70b590770c257df635a377MD52THUMBNAILCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdf.jpgCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/3/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf.jpgbf852cd7fa39a933cba76b6c8eb77393MD53handle/335632023-07-06 01:09:57.676oai:repositorio.pucsp.br:handle/33563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Psicomotricidade na educação inclusiva |
title |
Psicomotricidade na educação inclusiva |
spellingShingle |
Psicomotricidade na educação inclusiva Cajueiro, Camila Pereira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Psicomotricidade Desenvolvimento e educação inclusiva |
title_short |
Psicomotricidade na educação inclusiva |
title_full |
Psicomotricidade na educação inclusiva |
title_fullStr |
Psicomotricidade na educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Psicomotricidade na educação inclusiva |
title_sort |
Psicomotricidade na educação inclusiva |
author |
Cajueiro, Camila Pereira |
author_facet |
Cajueiro, Camila Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cajueiro, Camila Pereira |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Psicomotricidade Desenvolvimento e educação inclusiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Desenvolvimento e educação inclusiva |
description |
Este trabalho objetivou entender como acontece o processo da Psicomotricidade na Educação lnclusiva, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento do sujeito: psíquico, afetivo e motor. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e observação, com uma aluna com Síndrome de Seckel de uma escola da rede privada da região da zona sul da cidade de São Paulo. Foram pesquisados diversos autores entre os quais se destaca Henri Wallon no quesito desenvolvimento e José Geraldo Silveira Bueno no âmbito da Educação Inclusiva. Durante a pesquisa ficou claro que a psicomotricidade tem uma função importante na inclusão dos alunos pois auxilia o seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor. Segundo alguns estudos, a psicomotricidade é uma ferramenta que contribui de forma qualitativa na formação integral na educação. Por estar em evolução, desde que surgiu a psicomotricidade seguiu do caminho teórico ao prático para então chegar num consenso entre os dois. Atualmente a psicomotricidade possui uma gradativa importância no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. O educador tem um papel importante nesse processo, pois age como facilitador, promovendo o conhecimento e estimulando a curiosidade do aluno, cabe a ele planejar e adotar um método que leve em consideração as funções psicomotoras que ele deseja desenvolver nas crianças. E quando falamos de educação inclusiva esse cuidado com a metodologia deve ser maior, pois temos que pensar em práticas em que o aluno faça parte do processo educacional. Tendo em vista isso a psicomotricidade também ajuda a criança na prevenção das dificuldades escolares, no desenvolvimento motor e no desenvolvimento integral, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico. Foram apresentadas algumas atividades que a professora realizou com uma aluna com Síndrome de Seckel também foram feitas algumas sugestões de atividades. A psicomotricidade se faz necessária na prática pedagógica da escola ajudando no desenvolvimento corporal, cognitivo e afetivo na infância, ajudando a criança a se adaptar melhor em sua fase adulta. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:20:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:20:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cajueiro, Camila Pereira. Psicomotricidade na educação inclusiva. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33563 |
identifier_str_mv |
Cajueiro, Camila Pereira. Psicomotricidade na educação inclusiva. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/1/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/2/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/3/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2cd0217b377c62cdf6cd2e3879cbc0f 782fb9b98b70b590770c257df635a377 bf852cd7fa39a933cba76b6c8eb77393 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277810195300352 |