Psicomotricidade na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cajueiro, Camila Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33563
Resumo: Este trabalho objetivou entender como acontece o processo da Psicomotricidade na Educação lnclusiva, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento do sujeito: psíquico, afetivo e motor. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e observação, com uma aluna com Síndrome de Seckel de uma escola da rede privada da região da zona sul da cidade de São Paulo. Foram pesquisados diversos autores entre os quais se destaca Henri Wallon no quesito desenvolvimento e José Geraldo Silveira Bueno no âmbito da Educação Inclusiva. Durante a pesquisa ficou claro que a psicomotricidade tem uma função importante na inclusão dos alunos pois auxilia o seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor. Segundo alguns estudos, a psicomotricidade é uma ferramenta que contribui de forma qualitativa na formação integral na educação. Por estar em evolução, desde que surgiu a psicomotricidade seguiu do caminho teórico ao prático para então chegar num consenso entre os dois. Atualmente a psicomotricidade possui uma gradativa importância no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. O educador tem um papel importante nesse processo, pois age como facilitador, promovendo o conhecimento e estimulando a curiosidade do aluno, cabe a ele planejar e adotar um método que leve em consideração as funções psicomotoras que ele deseja desenvolver nas crianças. E quando falamos de educação inclusiva esse cuidado com a metodologia deve ser maior, pois temos que pensar em práticas em que o aluno faça parte do processo educacional. Tendo em vista isso a psicomotricidade também ajuda a criança na prevenção das dificuldades escolares, no desenvolvimento motor e no desenvolvimento integral, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico. Foram apresentadas algumas atividades que a professora realizou com uma aluna com Síndrome de Seckel também foram feitas algumas sugestões de atividades. A psicomotricidade se faz necessária na prática pedagógica da escola ajudando no desenvolvimento corporal, cognitivo e afetivo na infância, ajudando a criança a se adaptar melhor em sua fase adulta.
id PUC_SP-1_b26445cb4a2fcf63789ff0f676d5b287
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33563
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyCajueiro, Camila Pereira2023-07-05T19:20:43Z2023-07-05T19:20:43Z2018-11-29Cajueiro, Camila Pereira. Psicomotricidade na educação inclusiva. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33563Este trabalho objetivou entender como acontece o processo da Psicomotricidade na Educação lnclusiva, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento do sujeito: psíquico, afetivo e motor. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e observação, com uma aluna com Síndrome de Seckel de uma escola da rede privada da região da zona sul da cidade de São Paulo. Foram pesquisados diversos autores entre os quais se destaca Henri Wallon no quesito desenvolvimento e José Geraldo Silveira Bueno no âmbito da Educação Inclusiva. Durante a pesquisa ficou claro que a psicomotricidade tem uma função importante na inclusão dos alunos pois auxilia o seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor. Segundo alguns estudos, a psicomotricidade é uma ferramenta que contribui de forma qualitativa na formação integral na educação. Por estar em evolução, desde que surgiu a psicomotricidade seguiu do caminho teórico ao prático para então chegar num consenso entre os dois. Atualmente a psicomotricidade possui uma gradativa importância no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. O educador tem um papel importante nesse processo, pois age como facilitador, promovendo o conhecimento e estimulando a curiosidade do aluno, cabe a ele planejar e adotar um método que leve em consideração as funções psicomotoras que ele deseja desenvolver nas crianças. E quando falamos de educação inclusiva esse cuidado com a metodologia deve ser maior, pois temos que pensar em práticas em que o aluno faça parte do processo educacional. Tendo em vista isso a psicomotricidade também ajuda a criança na prevenção das dificuldades escolares, no desenvolvimento motor e no desenvolvimento integral, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico. Foram apresentadas algumas atividades que a professora realizou com uma aluna com Síndrome de Seckel também foram feitas algumas sugestões de atividades. A psicomotricidade se faz necessária na prática pedagógica da escola ajudando no desenvolvimento corporal, cognitivo e afetivo na infância, ajudando a criança a se adaptar melhor em sua fase adulta.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPsicomotricidadeDesenvolvimento e educação inclusivaPsicomotricidade na educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdfapplication/pdf721085https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/1/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdfb2cd0217b377c62cdf6cd2e3879cbc0fMD51TEXTCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdf.txtCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain95868https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/2/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf.txt782fb9b98b70b590770c257df635a377MD52THUMBNAILCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdf.jpgCAMILA PEREIRA CAJUEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/3/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf.jpgbf852cd7fa39a933cba76b6c8eb77393MD53handle/335632023-07-06 01:09:57.676oai:repositorio.pucsp.br:handle/33563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicomotricidade na educação inclusiva
title Psicomotricidade na educação inclusiva
spellingShingle Psicomotricidade na educação inclusiva
Cajueiro, Camila Pereira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Psicomotricidade
Desenvolvimento e educação inclusiva
title_short Psicomotricidade na educação inclusiva
title_full Psicomotricidade na educação inclusiva
title_fullStr Psicomotricidade na educação inclusiva
title_full_unstemmed Psicomotricidade na educação inclusiva
title_sort Psicomotricidade na educação inclusiva
author Cajueiro, Camila Pereira
author_facet Cajueiro, Camila Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Cajueiro, Camila Pereira
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Psicomotricidade
Desenvolvimento e educação inclusiva
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Desenvolvimento e educação inclusiva
description Este trabalho objetivou entender como acontece o processo da Psicomotricidade na Educação lnclusiva, de maneira que possa contribuir no desenvolvimento do sujeito: psíquico, afetivo e motor. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e observação, com uma aluna com Síndrome de Seckel de uma escola da rede privada da região da zona sul da cidade de São Paulo. Foram pesquisados diversos autores entre os quais se destaca Henri Wallon no quesito desenvolvimento e José Geraldo Silveira Bueno no âmbito da Educação Inclusiva. Durante a pesquisa ficou claro que a psicomotricidade tem uma função importante na inclusão dos alunos pois auxilia o seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor. Segundo alguns estudos, a psicomotricidade é uma ferramenta que contribui de forma qualitativa na formação integral na educação. Por estar em evolução, desde que surgiu a psicomotricidade seguiu do caminho teórico ao prático para então chegar num consenso entre os dois. Atualmente a psicomotricidade possui uma gradativa importância no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. O educador tem um papel importante nesse processo, pois age como facilitador, promovendo o conhecimento e estimulando a curiosidade do aluno, cabe a ele planejar e adotar um método que leve em consideração as funções psicomotoras que ele deseja desenvolver nas crianças. E quando falamos de educação inclusiva esse cuidado com a metodologia deve ser maior, pois temos que pensar em práticas em que o aluno faça parte do processo educacional. Tendo em vista isso a psicomotricidade também ajuda a criança na prevenção das dificuldades escolares, no desenvolvimento motor e no desenvolvimento integral, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico. Foram apresentadas algumas atividades que a professora realizou com uma aluna com Síndrome de Seckel também foram feitas algumas sugestões de atividades. A psicomotricidade se faz necessária na prática pedagógica da escola ajudando no desenvolvimento corporal, cognitivo e afetivo na infância, ajudando a criança a se adaptar melhor em sua fase adulta.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:20:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:20:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cajueiro, Camila Pereira. Psicomotricidade na educação inclusiva. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33563
identifier_str_mv Cajueiro, Camila Pereira. Psicomotricidade na educação inclusiva. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/1/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/2/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33563/3/CAMILA%20PEREIRA%20CAJUEIRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2cd0217b377c62cdf6cd2e3879cbc0f
782fb9b98b70b590770c257df635a377
bf852cd7fa39a933cba76b6c8eb77393
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277810195300352