Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Junior, Melchior de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31231
Resumo: This research aimed at gathering information to make possible a reflection on the perception that public school English teachers have on their function in the classroom. Based on theoretical and methodological concepts stated or adopted by professionals in education, as Gadotti (1995), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Celani (2004), Rogers (1969), Leffa (1995), Damianovic (2010), and Moita Lopes (2005), the study analyzes the vision of one teacher on the reasons for learning this subject and how she recognizes the complexity of her function regarding social, political, cultural and economical factors. Also, it compares the established goals, strategies and the role of individuals and institutions involved, as well as practices that lead to this aim, listing cognitive styles and the application of humanistic practice (ROGERS, 1969). It was concluded that this is not a standardized process. There is no single model to follow. However, we must assume that the action of the teacher occurs consciously, including the social environment of the learner in order to encourage discussion of contrasts and similarities of his own culture comparing to others. Otherwise, we would not have teachers and students aimed to be part of a larger movement for social change
id PUC_SP-1_b5f3da7ac093d4cc83e946e961980d21
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31231
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Shimoura, Alzira da SilvaCastro Junior, Melchior de2023-02-28T22:39:04Z2023-02-28T22:39:04Z2011-11-01Castro Junior, Melchior de. Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31231This research aimed at gathering information to make possible a reflection on the perception that public school English teachers have on their function in the classroom. Based on theoretical and methodological concepts stated or adopted by professionals in education, as Gadotti (1995), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Celani (2004), Rogers (1969), Leffa (1995), Damianovic (2010), and Moita Lopes (2005), the study analyzes the vision of one teacher on the reasons for learning this subject and how she recognizes the complexity of her function regarding social, political, cultural and economical factors. Also, it compares the established goals, strategies and the role of individuals and institutions involved, as well as practices that lead to this aim, listing cognitive styles and the application of humanistic practice (ROGERS, 1969). It was concluded that this is not a standardized process. There is no single model to follow. However, we must assume that the action of the teacher occurs consciously, including the social environment of the learner in order to encourage discussion of contrasts and similarities of his own culture comparing to others. Otherwise, we would not have teachers and students aimed to be part of a larger movement for social changeEsta pesquisa teve por objetivo levantar informações que possibilitem uma reflexão sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula. Com base em fundamentos teóricos e metodológicos indicados ou adotados por profissionais da educação, tais como Gadotti (1995), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Celani (2004), Rogers (1969), Leffa (1995), Damianovic (2010), e Moita Lopes (2005), o trabalho analisa a visão de um docente sobre as razões para a aprendizagem da disciplina e o quanto este reconhece a complexidade de sua função frente às implicações sociais, políticas, culturais e econômicas. Também compara as metas estabelecidas, estratégias e o papel dos sujeitos e instituições envolvidos, bem como práticas que levariam a este objetivo, elencando estilos cognitivos e a aplicação da prática humanística (ROGERS, 1969). Concluiu-se que esse processo não é algo singular ou padronizado. Não há um único modelo a seguir. Mas deve-se assumir o compromisso de que a ação do docente ocorra de forma consciente, inserida no ambiente social do aprendiz, de forma a estimular a reflexão sobre os contrastes e similaridades dos fatores e aspectos sociais, culturais e econômicos. Caso contrário, dificilmente teremos, em sala de aula, docentes e discentes voltados a fazer parte de um movimento maior pela mudança socialporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASProfessores de inglês - Formação profissionalLíngua inglesa - Estudo e ensinoReflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdfapplication/pdf959835https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/1/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf5cb7c929b140a16851190274e00e9509MD51TEXTMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdf.txtMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain299701https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/2/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf.txte6a3962e806c0726ec4c6625dc507688MD52THUMBNAILMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdf.jpgMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/3/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf.jpg16c577aa795617362852a80bf539bf6fMD53handle/312312023-03-01 01:08:18.814oai:repositorio.pucsp.br:handle/31231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:08:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
title Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
spellingShingle Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
Castro Junior, Melchior de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Professores de inglês - Formação profissional
Língua inglesa - Estudo e ensino
title_short Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
title_full Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
title_fullStr Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
title_full_unstemmed Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
title_sort Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
author Castro Junior, Melchior de
author_facet Castro Junior, Melchior de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Junior, Melchior de
contributor_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Professores de inglês - Formação profissional
Língua inglesa - Estudo e ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de inglês - Formação profissional
Língua inglesa - Estudo e ensino
description This research aimed at gathering information to make possible a reflection on the perception that public school English teachers have on their function in the classroom. Based on theoretical and methodological concepts stated or adopted by professionals in education, as Gadotti (1995), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Celani (2004), Rogers (1969), Leffa (1995), Damianovic (2010), and Moita Lopes (2005), the study analyzes the vision of one teacher on the reasons for learning this subject and how she recognizes the complexity of her function regarding social, political, cultural and economical factors. Also, it compares the established goals, strategies and the role of individuals and institutions involved, as well as practices that lead to this aim, listing cognitive styles and the application of humanistic practice (ROGERS, 1969). It was concluded that this is not a standardized process. There is no single model to follow. However, we must assume that the action of the teacher occurs consciously, including the social environment of the learner in order to encourage discussion of contrasts and similarities of his own culture comparing to others. Otherwise, we would not have teachers and students aimed to be part of a larger movement for social change
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:39:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:39:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Castro Junior, Melchior de. Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31231
identifier_str_mv Castro Junior, Melchior de. Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/1/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/2/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/3/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cb7c929b140a16851190274e00e9509
e6a3962e806c0726ec4c6625dc507688
16c577aa795617362852a80bf539bf6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277940700020736