Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31231 |
Resumo: | This research aimed at gathering information to make possible a reflection on the perception that public school English teachers have on their function in the classroom. Based on theoretical and methodological concepts stated or adopted by professionals in education, as Gadotti (1995), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Celani (2004), Rogers (1969), Leffa (1995), Damianovic (2010), and Moita Lopes (2005), the study analyzes the vision of one teacher on the reasons for learning this subject and how she recognizes the complexity of her function regarding social, political, cultural and economical factors. Also, it compares the established goals, strategies and the role of individuals and institutions involved, as well as practices that lead to this aim, listing cognitive styles and the application of humanistic practice (ROGERS, 1969). It was concluded that this is not a standardized process. There is no single model to follow. However, we must assume that the action of the teacher occurs consciously, including the social environment of the learner in order to encourage discussion of contrasts and similarities of his own culture comparing to others. Otherwise, we would not have teachers and students aimed to be part of a larger movement for social change |
id |
PUC_SP-1_b5f3da7ac093d4cc83e946e961980d21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31231 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Shimoura, Alzira da SilvaCastro Junior, Melchior de2023-02-28T22:39:04Z2023-02-28T22:39:04Z2011-11-01Castro Junior, Melchior de. Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31231This research aimed at gathering information to make possible a reflection on the perception that public school English teachers have on their function in the classroom. Based on theoretical and methodological concepts stated or adopted by professionals in education, as Gadotti (1995), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Celani (2004), Rogers (1969), Leffa (1995), Damianovic (2010), and Moita Lopes (2005), the study analyzes the vision of one teacher on the reasons for learning this subject and how she recognizes the complexity of her function regarding social, political, cultural and economical factors. Also, it compares the established goals, strategies and the role of individuals and institutions involved, as well as practices that lead to this aim, listing cognitive styles and the application of humanistic practice (ROGERS, 1969). It was concluded that this is not a standardized process. There is no single model to follow. However, we must assume that the action of the teacher occurs consciously, including the social environment of the learner in order to encourage discussion of contrasts and similarities of his own culture comparing to others. Otherwise, we would not have teachers and students aimed to be part of a larger movement for social changeEsta pesquisa teve por objetivo levantar informações que possibilitem uma reflexão sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula. Com base em fundamentos teóricos e metodológicos indicados ou adotados por profissionais da educação, tais como Gadotti (1995), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Celani (2004), Rogers (1969), Leffa (1995), Damianovic (2010), e Moita Lopes (2005), o trabalho analisa a visão de um docente sobre as razões para a aprendizagem da disciplina e o quanto este reconhece a complexidade de sua função frente às implicações sociais, políticas, culturais e econômicas. Também compara as metas estabelecidas, estratégias e o papel dos sujeitos e instituições envolvidos, bem como práticas que levariam a este objetivo, elencando estilos cognitivos e a aplicação da prática humanística (ROGERS, 1969). Concluiu-se que esse processo não é algo singular ou padronizado. Não há um único modelo a seguir. Mas deve-se assumir o compromisso de que a ação do docente ocorra de forma consciente, inserida no ambiente social do aprendiz, de forma a estimular a reflexão sobre os contrastes e similaridades dos fatores e aspectos sociais, culturais e econômicos. Caso contrário, dificilmente teremos, em sala de aula, docentes e discentes voltados a fazer parte de um movimento maior pela mudança socialporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASProfessores de inglês - Formação profissionalLíngua inglesa - Estudo e ensinoReflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdfapplication/pdf959835https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/1/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf5cb7c929b140a16851190274e00e9509MD51TEXTMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdf.txtMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain299701https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/2/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf.txte6a3962e806c0726ec4c6625dc507688MD52THUMBNAILMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdf.jpgMELCHIOR DE CASTRO JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/3/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf.jpg16c577aa795617362852a80bf539bf6fMD53handle/312312023-03-01 01:08:18.814oai:repositorio.pucsp.br:handle/31231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:08:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula |
title |
Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula |
spellingShingle |
Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula Castro Junior, Melchior de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Professores de inglês - Formação profissional Língua inglesa - Estudo e ensino |
title_short |
Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula |
title_full |
Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula |
title_fullStr |
Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula |
title_sort |
Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula |
author |
Castro Junior, Melchior de |
author_facet |
Castro Junior, Melchior de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Shimoura, Alzira da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro Junior, Melchior de |
contributor_str_mv |
Shimoura, Alzira da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Professores de inglês - Formação profissional Língua inglesa - Estudo e ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de inglês - Formação profissional Língua inglesa - Estudo e ensino |
description |
This research aimed at gathering information to make possible a reflection on the perception that public school English teachers have on their function in the classroom. Based on theoretical and methodological concepts stated or adopted by professionals in education, as Gadotti (1995), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Celani (2004), Rogers (1969), Leffa (1995), Damianovic (2010), and Moita Lopes (2005), the study analyzes the vision of one teacher on the reasons for learning this subject and how she recognizes the complexity of her function regarding social, political, cultural and economical factors. Also, it compares the established goals, strategies and the role of individuals and institutions involved, as well as practices that lead to this aim, listing cognitive styles and the application of humanistic practice (ROGERS, 1969). It was concluded that this is not a standardized process. There is no single model to follow. However, we must assume that the action of the teacher occurs consciously, including the social environment of the learner in order to encourage discussion of contrasts and similarities of his own culture comparing to others. Otherwise, we would not have teachers and students aimed to be part of a larger movement for social change |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:39:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:39:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Castro Junior, Melchior de. Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31231 |
identifier_str_mv |
Castro Junior, Melchior de. Reflexões sobre a representação que o professor de inglês da escola pública tem sobre sua função em sala de aula. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/1/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/2/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31231/3/MELCHIOR%20DE%20CASTRO%20JUNIOR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cb7c929b140a16851190274e00e9509 e6a3962e806c0726ec4c6625dc507688 16c577aa795617362852a80bf539bf6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277940700020736 |