O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31253 |
Resumo: | The present work was conducted through literature search and field research, in order to discuss about the dialogue between the schools of the Municipal Early Childhood Education of the State of Sao Paulo and the Center for Training and Monitoring Inclusion (Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI), service offered by the municipality. From a historic retreat on Special Education in Brazil, many issues were raised such as: how specialized institutions influenced all inclusive process; which advances the legislations made in this direction; the context in which support services appears and how it became an indispensable part in the process of inclusion. Is also presented how the Early Childhood Education has been building its identity and which role it plays today in brazilian education. Through a critical analysis, the points raised in the questionnaire did to a group of teachers of School District Early Childhood Education (Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI), belonging to the DRE FÓ/Brasilândia, was made a reflection between the school reality and what is predicted by legislation, in which is referred to the supportive care conducted by the CEFAI in Early Childhood Education |
id |
PUC_SP-1_b789d36cfa3b2440b05eac576f5603ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31253 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcyBarreto, Tatiany Xavier2023-02-28T22:39:14Z2023-02-28T22:39:14Z2011-11-01Barreto, Tatiany Xavier. O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31253The present work was conducted through literature search and field research, in order to discuss about the dialogue between the schools of the Municipal Early Childhood Education of the State of Sao Paulo and the Center for Training and Monitoring Inclusion (Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI), service offered by the municipality. From a historic retreat on Special Education in Brazil, many issues were raised such as: how specialized institutions influenced all inclusive process; which advances the legislations made in this direction; the context in which support services appears and how it became an indispensable part in the process of inclusion. Is also presented how the Early Childhood Education has been building its identity and which role it plays today in brazilian education. Through a critical analysis, the points raised in the questionnaire did to a group of teachers of School District Early Childhood Education (Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI), belonging to the DRE FÓ/Brasilândia, was made a reflection between the school reality and what is predicted by legislation, in which is referred to the supportive care conducted by the CEFAI in Early Childhood EducationO presente estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com o intuito de discorrer sobre o diálogo entre as unidades escolares de Educação Infantil da Rede Municipal do Estado de São Paulo e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, serviço este oferecido pelo município. A partir de um recuo histórico sobre a Educação Especial no Brasil, foram levantados alguns pontos relevantes como: de que maneira as instituições especializadas influenciaram todo o processo inclusivo; quais avanços a legislação apresentou nesse sentido; o contexto em que surgem os serviços de apoio e como se transformaram em parte imprescindível no processo inclusivo. Também é apresentado, como a Educação Infantil foi construindo sua identidade e que papel exerce hoje dentro da educação brasileira. Através de uma análise crítica, aos pontos levantados no questionário realizado com um grupo de professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), pertencente à DRE FÓ/Brasilândia, foi realizada uma reflexão entre a realidade escolar e o que é previsto na legislação, no que se refere ao atendimento de apoio realizado pelo CEFAI na Educação InfantilporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação infantilInclusãoCEFAIEducation childInclusionCEFAIO diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTATIANY XAVIER BARRETO.pdfapplication/pdf379576https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/1/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdfface0b343ebe00827f1a48d004705bd3MD51TEXTTATIANY XAVIER BARRETO.pdf.txtTATIANY XAVIER BARRETO.pdf.txtExtracted texttext/plain62919https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/2/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf.txtda7e6b6b0197b7118e2d68777860144fMD52THUMBNAILTATIANY XAVIER BARRETO.pdf.jpgTATIANY XAVIER BARRETO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/3/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf.jpg2f379804f8b834ae95b79735413d495cMD53handle/312532023-03-01 01:08:31.324oai:repositorio.pucsp.br:handle/31253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:08:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI |
title |
O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI |
spellingShingle |
O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI Barreto, Tatiany Xavier CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação infantil Inclusão CEFAI Education child Inclusion CEFAI |
title_short |
O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI |
title_full |
O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI |
title_fullStr |
O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI |
title_full_unstemmed |
O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI |
title_sort |
O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI |
author |
Barreto, Tatiany Xavier |
author_facet |
Barreto, Tatiany Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Tatiany Xavier |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação infantil Inclusão CEFAI Education child Inclusion CEFAI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Inclusão CEFAI |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education child Inclusion CEFAI |
description |
The present work was conducted through literature search and field research, in order to discuss about the dialogue between the schools of the Municipal Early Childhood Education of the State of Sao Paulo and the Center for Training and Monitoring Inclusion (Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI), service offered by the municipality. From a historic retreat on Special Education in Brazil, many issues were raised such as: how specialized institutions influenced all inclusive process; which advances the legislations made in this direction; the context in which support services appears and how it became an indispensable part in the process of inclusion. Is also presented how the Early Childhood Education has been building its identity and which role it plays today in brazilian education. Through a critical analysis, the points raised in the questionnaire did to a group of teachers of School District Early Childhood Education (Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI), belonging to the DRE FÓ/Brasilândia, was made a reflection between the school reality and what is predicted by legislation, in which is referred to the supportive care conducted by the CEFAI in Early Childhood Education |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:39:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:39:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Barreto, Tatiany Xavier. O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31253 |
identifier_str_mv |
Barreto, Tatiany Xavier. O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/1/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/2/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/3/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
face0b343ebe00827f1a48d004705bd3 da7e6b6b0197b7118e2d68777860144f 2f379804f8b834ae95b79735413d495c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277897478766592 |