O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Tatiany Xavier
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31253
Resumo: The present work was conducted through literature search and field research, in order to discuss about the dialogue between the schools of the Municipal Early Childhood Education of the State of Sao Paulo and the Center for Training and Monitoring Inclusion (Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI), service offered by the municipality. From a historic retreat on Special Education in Brazil, many issues were raised such as: how specialized institutions influenced all inclusive process; which advances the legislations made in this direction; the context in which support services appears and how it became an indispensable part in the process of inclusion. Is also presented how the Early Childhood Education has been building its identity and which role it plays today in brazilian education. Through a critical analysis, the points raised in the questionnaire did to a group of teachers of School District Early Childhood Education (Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI), belonging to the DRE FÓ/Brasilândia, was made a reflection between the school reality and what is predicted by legislation, in which is referred to the supportive care conducted by the CEFAI in Early Childhood Education
id PUC_SP-1_b789d36cfa3b2440b05eac576f5603ff
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31253
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyBarreto, Tatiany Xavier2023-02-28T22:39:14Z2023-02-28T22:39:14Z2011-11-01Barreto, Tatiany Xavier. O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31253The present work was conducted through literature search and field research, in order to discuss about the dialogue between the schools of the Municipal Early Childhood Education of the State of Sao Paulo and the Center for Training and Monitoring Inclusion (Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI), service offered by the municipality. From a historic retreat on Special Education in Brazil, many issues were raised such as: how specialized institutions influenced all inclusive process; which advances the legislations made in this direction; the context in which support services appears and how it became an indispensable part in the process of inclusion. Is also presented how the Early Childhood Education has been building its identity and which role it plays today in brazilian education. Through a critical analysis, the points raised in the questionnaire did to a group of teachers of School District Early Childhood Education (Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI), belonging to the DRE FÓ/Brasilândia, was made a reflection between the school reality and what is predicted by legislation, in which is referred to the supportive care conducted by the CEFAI in Early Childhood EducationO presente estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com o intuito de discorrer sobre o diálogo entre as unidades escolares de Educação Infantil da Rede Municipal do Estado de São Paulo e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, serviço este oferecido pelo município. A partir de um recuo histórico sobre a Educação Especial no Brasil, foram levantados alguns pontos relevantes como: de que maneira as instituições especializadas influenciaram todo o processo inclusivo; quais avanços a legislação apresentou nesse sentido; o contexto em que surgem os serviços de apoio e como se transformaram em parte imprescindível no processo inclusivo. Também é apresentado, como a Educação Infantil foi construindo sua identidade e que papel exerce hoje dentro da educação brasileira. Através de uma análise crítica, aos pontos levantados no questionário realizado com um grupo de professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), pertencente à DRE FÓ/Brasilândia, foi realizada uma reflexão entre a realidade escolar e o que é previsto na legislação, no que se refere ao atendimento de apoio realizado pelo CEFAI na Educação InfantilporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação infantilInclusãoCEFAIEducation childInclusionCEFAIO diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTATIANY XAVIER BARRETO.pdfapplication/pdf379576https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/1/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdfface0b343ebe00827f1a48d004705bd3MD51TEXTTATIANY XAVIER BARRETO.pdf.txtTATIANY XAVIER BARRETO.pdf.txtExtracted texttext/plain62919https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/2/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf.txtda7e6b6b0197b7118e2d68777860144fMD52THUMBNAILTATIANY XAVIER BARRETO.pdf.jpgTATIANY XAVIER BARRETO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/3/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf.jpg2f379804f8b834ae95b79735413d495cMD53handle/312532023-03-01 01:08:31.324oai:repositorio.pucsp.br:handle/31253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:08:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
title O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
spellingShingle O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
Barreto, Tatiany Xavier
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação infantil
Inclusão
CEFAI
Education child
Inclusion
CEFAI
title_short O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
title_full O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
title_fullStr O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
title_full_unstemmed O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
title_sort O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
author Barreto, Tatiany Xavier
author_facet Barreto, Tatiany Xavier
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Tatiany Xavier
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação infantil
Inclusão
CEFAI
Education child
Inclusion
CEFAI
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Inclusão
CEFAI
dc.subject.eng.fl_str_mv Education child
Inclusion
CEFAI
description The present work was conducted through literature search and field research, in order to discuss about the dialogue between the schools of the Municipal Early Childhood Education of the State of Sao Paulo and the Center for Training and Monitoring Inclusion (Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI), service offered by the municipality. From a historic retreat on Special Education in Brazil, many issues were raised such as: how specialized institutions influenced all inclusive process; which advances the legislations made in this direction; the context in which support services appears and how it became an indispensable part in the process of inclusion. Is also presented how the Early Childhood Education has been building its identity and which role it plays today in brazilian education. Through a critical analysis, the points raised in the questionnaire did to a group of teachers of School District Early Childhood Education (Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI), belonging to the DRE FÓ/Brasilândia, was made a reflection between the school reality and what is predicted by legislation, in which is referred to the supportive care conducted by the CEFAI in Early Childhood Education
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:39:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barreto, Tatiany Xavier. O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31253
identifier_str_mv Barreto, Tatiany Xavier. O diálogo entre unidades escolares de Educação Infantil e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/1/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/2/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31253/3/TATIANY%20XAVIER%20BARRETO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv face0b343ebe00827f1a48d004705bd3
da7e6b6b0197b7118e2d68777860144f
2f379804f8b834ae95b79735413d495c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277897478766592