O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires, Kátia Serafim da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29099
Resumo: This monograph is intended to present the experience of the program Guri Santa Marcelina – GSM and how it implements a continuing training education with teachers and a new voice area curriculum, developed by the manager and teachers. The changes seek to align the work routine with the principles of the program, bringing a curriculum guided by the legacy and principles of Paulo Freire - popular education, focused, in this case, on music education and socio-cultural inclusion of children and adolescents aged 6-18 years and their families in São Paulo and the cities around. In particular, this monograph wants to analyze the contributions of school management in this transformation process. To support this analysis, will be reported how was the transition process and what were the tools used to enhance the continuing education - since the idea until the reaction of those who were directly involved in change. The first chapter will be described the history of the program Guri Santa Marcelina and its curriculum. The second chapter will analyze the contributions of the manager through leadership and participatory management, showing that these characters perform key roles to achieve academic success or not. The third chapter, finally, will show how continuing education is developing the routine of classes, beyond interviews with the supervisor and teachers who experienced before and now this experience
id PUC_SP-1_bd0cddc2fcea60cf27ad2375dc65a33d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29099
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cesana, Marina RanieriCaires, Kátia Serafim da Silva2022-10-23T22:58:52Z2022-10-23T22:58:52Z2015-08-28Caires, Kátia Serafim da Silva. O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29099This monograph is intended to present the experience of the program Guri Santa Marcelina – GSM and how it implements a continuing training education with teachers and a new voice area curriculum, developed by the manager and teachers. The changes seek to align the work routine with the principles of the program, bringing a curriculum guided by the legacy and principles of Paulo Freire - popular education, focused, in this case, on music education and socio-cultural inclusion of children and adolescents aged 6-18 years and their families in São Paulo and the cities around. In particular, this monograph wants to analyze the contributions of school management in this transformation process. To support this analysis, will be reported how was the transition process and what were the tools used to enhance the continuing education - since the idea until the reaction of those who were directly involved in change. The first chapter will be described the history of the program Guri Santa Marcelina and its curriculum. The second chapter will analyze the contributions of the manager through leadership and participatory management, showing that these characters perform key roles to achieve academic success or not. The third chapter, finally, will show how continuing education is developing the routine of classes, beyond interviews with the supervisor and teachers who experienced before and now this experienceEsta monografia traz como objetivo apresentar a experiência do Programa Guri Santa Marcelina – GSM na implementação de uma nova formação continuada dos professores e um currículo da área de voz, desenvolvido em conjunto pelo gestor e professores (as). As mudanças visam adequar a linha de trabalho prático diário com os princípios do programa, trazendo um currículo orientado pelo legado de Paulo Freire - pautado nos princípios de educação popular, cujo foco, neste caso, é educação musical e inclusão sociocultural de crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos e suas famílias, em São Paulo e região de grande São Paulo. Em especial, esta monografia busca analisar as contribuições do gestor escolar dentro deste processo de transformação. Para fundamentar esta análise, será relatado como foi o processo de transição e quais foram as ferramentas utilizadas para melhorar a formação continuada – desde a concepção da ideia, até a reação de quem estava diretamente envolvido na mudança. No primeiro capítulo, por meio de pesquisa bibliográfica, será descrito o histórico do Programa Guri Santa Marcelina e seu currículo. No segundo capítulo será analisado as contribuições do gestor através da liderança e gestão participativa, mostrando que estes personagens exercem papéis fundamentais para a obtenção ou não do sucesso escolar. No terceiro capítulo, por fim, será mostrado o cenário antes da formação continuada, o desenvolvimento dela e entrevistas com o supervisor e professores que vivenciaram o antes e depois desta experiênciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Gestão Educacional e EscolarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALEducação musical e socialCurrículoFormação continuadaMusic and social educationCurriculumContinuing trainingO papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdfapplication/pdf321620https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/1/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf3df37f5ddba6db36cc7b14e3a8ca8492MD51TEXTKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdf.txtKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdf.txtExtracted texttext/plain62794https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/2/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf.txtadf9b8fd6f30ae1be17c165d2684df68MD52THUMBNAILKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdf.jpgKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/3/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf.jpge2e36a520e401f177b49337df6334b9aMD53handle/290992022-10-24 01:02:31.054oai:repositorio.pucsp.br:handle/29099Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
title O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
spellingShingle O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
Caires, Kátia Serafim da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Educação musical e social
Currículo
Formação continuada
Music and social education
Curriculum
Continuing training
title_short O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
title_full O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
title_fullStr O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
title_full_unstemmed O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
title_sort O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
author Caires, Kátia Serafim da Silva
author_facet Caires, Kátia Serafim da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cesana, Marina Ranieri
dc.contributor.author.fl_str_mv Caires, Kátia Serafim da Silva
contributor_str_mv Cesana, Marina Ranieri
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Educação musical e social
Currículo
Formação continuada
Music and social education
Curriculum
Continuing training
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical e social
Currículo
Formação continuada
dc.subject.eng.fl_str_mv Music and social education
Curriculum
Continuing training
description This monograph is intended to present the experience of the program Guri Santa Marcelina – GSM and how it implements a continuing training education with teachers and a new voice area curriculum, developed by the manager and teachers. The changes seek to align the work routine with the principles of the program, bringing a curriculum guided by the legacy and principles of Paulo Freire - popular education, focused, in this case, on music education and socio-cultural inclusion of children and adolescents aged 6-18 years and their families in São Paulo and the cities around. In particular, this monograph wants to analyze the contributions of school management in this transformation process. To support this analysis, will be reported how was the transition process and what were the tools used to enhance the continuing education - since the idea until the reaction of those who were directly involved in change. The first chapter will be described the history of the program Guri Santa Marcelina and its curriculum. The second chapter will analyze the contributions of the manager through leadership and participatory management, showing that these characters perform key roles to achieve academic success or not. The third chapter, finally, will show how continuing education is developing the routine of classes, beyond interviews with the supervisor and teachers who experienced before and now this experience
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T22:58:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T22:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Caires, Kátia Serafim da Silva. O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29099
identifier_str_mv Caires, Kátia Serafim da Silva. O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Gestão Educacional e Escolar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/1/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/2/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/3/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3df37f5ddba6db36cc7b14e3a8ca8492
adf9b8fd6f30ae1be17c165d2684df68
e2e36a520e401f177b49337df6334b9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277785194102784