O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29099 |
Resumo: | This monograph is intended to present the experience of the program Guri Santa Marcelina – GSM and how it implements a continuing training education with teachers and a new voice area curriculum, developed by the manager and teachers. The changes seek to align the work routine with the principles of the program, bringing a curriculum guided by the legacy and principles of Paulo Freire - popular education, focused, in this case, on music education and socio-cultural inclusion of children and adolescents aged 6-18 years and their families in São Paulo and the cities around. In particular, this monograph wants to analyze the contributions of school management in this transformation process. To support this analysis, will be reported how was the transition process and what were the tools used to enhance the continuing education - since the idea until the reaction of those who were directly involved in change. The first chapter will be described the history of the program Guri Santa Marcelina and its curriculum. The second chapter will analyze the contributions of the manager through leadership and participatory management, showing that these characters perform key roles to achieve academic success or not. The third chapter, finally, will show how continuing education is developing the routine of classes, beyond interviews with the supervisor and teachers who experienced before and now this experience |
id |
PUC_SP-1_bd0cddc2fcea60cf27ad2375dc65a33d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29099 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cesana, Marina RanieriCaires, Kátia Serafim da Silva2022-10-23T22:58:52Z2022-10-23T22:58:52Z2015-08-28Caires, Kátia Serafim da Silva. O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29099This monograph is intended to present the experience of the program Guri Santa Marcelina – GSM and how it implements a continuing training education with teachers and a new voice area curriculum, developed by the manager and teachers. The changes seek to align the work routine with the principles of the program, bringing a curriculum guided by the legacy and principles of Paulo Freire - popular education, focused, in this case, on music education and socio-cultural inclusion of children and adolescents aged 6-18 years and their families in São Paulo and the cities around. In particular, this monograph wants to analyze the contributions of school management in this transformation process. To support this analysis, will be reported how was the transition process and what were the tools used to enhance the continuing education - since the idea until the reaction of those who were directly involved in change. The first chapter will be described the history of the program Guri Santa Marcelina and its curriculum. The second chapter will analyze the contributions of the manager through leadership and participatory management, showing that these characters perform key roles to achieve academic success or not. The third chapter, finally, will show how continuing education is developing the routine of classes, beyond interviews with the supervisor and teachers who experienced before and now this experienceEsta monografia traz como objetivo apresentar a experiência do Programa Guri Santa Marcelina – GSM na implementação de uma nova formação continuada dos professores e um currículo da área de voz, desenvolvido em conjunto pelo gestor e professores (as). As mudanças visam adequar a linha de trabalho prático diário com os princípios do programa, trazendo um currículo orientado pelo legado de Paulo Freire - pautado nos princípios de educação popular, cujo foco, neste caso, é educação musical e inclusão sociocultural de crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos e suas famílias, em São Paulo e região de grande São Paulo. Em especial, esta monografia busca analisar as contribuições do gestor escolar dentro deste processo de transformação. Para fundamentar esta análise, será relatado como foi o processo de transição e quais foram as ferramentas utilizadas para melhorar a formação continuada – desde a concepção da ideia, até a reação de quem estava diretamente envolvido na mudança. No primeiro capítulo, por meio de pesquisa bibliográfica, será descrito o histórico do Programa Guri Santa Marcelina e seu currículo. No segundo capítulo será analisado as contribuições do gestor através da liderança e gestão participativa, mostrando que estes personagens exercem papéis fundamentais para a obtenção ou não do sucesso escolar. No terceiro capítulo, por fim, será mostrado o cenário antes da formação continuada, o desenvolvimento dela e entrevistas com o supervisor e professores que vivenciaram o antes e depois desta experiênciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Gestão Educacional e EscolarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALEducação musical e socialCurrículoFormação continuadaMusic and social educationCurriculumContinuing trainingO papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdfapplication/pdf321620https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/1/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf3df37f5ddba6db36cc7b14e3a8ca8492MD51TEXTKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdf.txtKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdf.txtExtracted texttext/plain62794https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/2/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf.txtadf9b8fd6f30ae1be17c165d2684df68MD52THUMBNAILKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdf.jpgKÁTIA SERAFIM DA SILVA CAIRES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/3/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf.jpge2e36a520e401f177b49337df6334b9aMD53handle/290992022-10-24 01:02:31.054oai:repositorio.pucsp.br:handle/29099Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina |
title |
O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina |
spellingShingle |
O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina Caires, Kátia Serafim da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL Educação musical e social Currículo Formação continuada Music and social education Curriculum Continuing training |
title_short |
O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina |
title_full |
O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina |
title_fullStr |
O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina |
title_full_unstemmed |
O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina |
title_sort |
O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina |
author |
Caires, Kátia Serafim da Silva |
author_facet |
Caires, Kátia Serafim da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cesana, Marina Ranieri |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caires, Kátia Serafim da Silva |
contributor_str_mv |
Cesana, Marina Ranieri |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL Educação musical e social Currículo Formação continuada Music and social education Curriculum Continuing training |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical e social Currículo Formação continuada |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music and social education Curriculum Continuing training |
description |
This monograph is intended to present the experience of the program Guri Santa Marcelina – GSM and how it implements a continuing training education with teachers and a new voice area curriculum, developed by the manager and teachers. The changes seek to align the work routine with the principles of the program, bringing a curriculum guided by the legacy and principles of Paulo Freire - popular education, focused, in this case, on music education and socio-cultural inclusion of children and adolescents aged 6-18 years and their families in São Paulo and the cities around. In particular, this monograph wants to analyze the contributions of school management in this transformation process. To support this analysis, will be reported how was the transition process and what were the tools used to enhance the continuing education - since the idea until the reaction of those who were directly involved in change. The first chapter will be described the history of the program Guri Santa Marcelina and its curriculum. The second chapter will analyze the contributions of the manager through leadership and participatory management, showing that these characters perform key roles to achieve academic success or not. The third chapter, finally, will show how continuing education is developing the routine of classes, beyond interviews with the supervisor and teachers who experienced before and now this experience |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:58:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:58:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Caires, Kátia Serafim da Silva. O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29099 |
identifier_str_mv |
Caires, Kátia Serafim da Silva. O papel do gestor na formação continuada dos professores a experiência do programa Guri Santa Marcelina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Gestão Educacional e Escolar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/1/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/2/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29099/3/K%c3%81TIA%20SERAFIM%20DA%20SILVA%20CAIRES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3df37f5ddba6db36cc7b14e3a8ca8492 adf9b8fd6f30ae1be17c165d2684df68 e2e36a520e401f177b49337df6334b9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277785194102784 |