Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7938498
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59824
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, de abordagem qualitativa, para investigar, no campo da educação musical não formal, o trabalho do educador musical e a construção da sua profissionalidade a partir dos seus relatos. Foram analisados documentos institucionais, referentes ao período da gestão do Guri Santa Marcelina entre 2013 a 2017, que atende crianças e adolescentes na Capital e na Grande São Paulo, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de música, com o objetivo de reconstituir as suas trajetórias formativas e apreender as suas percepções sobre as suas demandas formativas. Um diálogo entre os campos da Música e da Educação conduz a temática da atuação profissional de professores com ou sem formação pedagógica musical, dirigindo o olhar para o processo de construção da profissionalidade docente. Para tratar desta problemática que traz toda a complexidade da educação musical, da formação do professor e das relações neste espaço educativo, recorreu-se a Pierre Bourdieu (1977, 1979, 2007) explorando o conceito de capital cultural, Roger Chartier (1988, 2009, 2018) com seus trabalhos sobre a noção de representação e a Maurice Tardif (2000, 2002, 2014) com suas contribuições sobre a formação do professor e o trabalho docente.
id UFSP_59d207938d051a1cbce68c32596e241d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59824
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP]2021-01-19T16:36:23Z2021-01-19T16:36:23Z2019-09-16https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7938498https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59824ROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdfEsta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, de abordagem qualitativa, para investigar, no campo da educação musical não formal, o trabalho do educador musical e a construção da sua profissionalidade a partir dos seus relatos. Foram analisados documentos institucionais, referentes ao período da gestão do Guri Santa Marcelina entre 2013 a 2017, que atende crianças e adolescentes na Capital e na Grande São Paulo, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de música, com o objetivo de reconstituir as suas trajetórias formativas e apreender as suas percepções sobre as suas demandas formativas. Um diálogo entre os campos da Música e da Educação conduz a temática da atuação profissional de professores com ou sem formação pedagógica musical, dirigindo o olhar para o processo de construção da profissionalidade docente. Para tratar desta problemática que traz toda a complexidade da educação musical, da formação do professor e das relações neste espaço educativo, recorreu-se a Pierre Bourdieu (1977, 1979, 2007) explorando o conceito de capital cultural, Roger Chartier (1988, 2009, 2018) com seus trabalhos sobre a noção de representação e a Maurice Tardif (2000, 2002, 2014) com suas contribuições sobre a formação do professor e o trabalho docente.This body of work presents the results of a qualitative study intended to investigate the role of music educators and how they perceive the evolution of their profession in the field of unofficial music education. This research gathers learnings from official documents of Guri Santa Marcelina, a public initiative designed to popularize music education among children and teenagers, during the mandates between 2013 and 2017. Moreover, semi-structured interviews were conducted with four music teacher aiming to gain a deeper understanding of their musical learning paths, gaps and demands. A dialogue between the subjects of music and education leads the thematic of the professional role of music teachers with or without a formal education, calling attention to the process of forming qualified music teachers. To explore this matter that encapsulates the complexity of formal music education for both, students and teachers and the learning environment, this study is grounded in Pierre Bourdieu’s (1977, 1979, 2007) work that examines the cultural capital concept, Roger Chartier’s (1988, 2009, 2018) studies about the representation and Maurice Tardif’s (2000, 2002, 2014) contribution on the formal education of teachers.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)135 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação MusicalFormação De ProfessoresProfissionalização DocenteMusical EducationTeacher's Formal EducationTeaching ProfessionalizationEducação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeQuestões Relacionadas À Infância E Adolescência Na Formação De Educadores E Profissionais Da SaúdeORIGINALROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdfapplication/pdf1707334${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/1/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf364f90afc40e8550250a2a99ad593507MD51open accessTEXTROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf.txtROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf.txtExtracted texttext/plain271944${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/5/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf.txt144da64d567957a31b3f64e2e338b395MD55open accessTHUMBNAILROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf.jpgROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4510${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/7/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf.jpgc078f8f661b19f33065f7b916063623bMD57open access11600/598242023-05-15 10:52:01.135open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59824Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:52:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
title Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
spellingShingle Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP]
Educação Musical
Formação De Professores
Profissionalização Docente
Musical Education
Teacher's Formal Education
Teaching Professionalization
title_short Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
title_full Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
title_fullStr Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
title_full_unstemmed Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
title_sort Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
author Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP]
author_facet Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP]
contributor_str_mv Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Formação De Professores
Profissionalização Docente
topic Educação Musical
Formação De Professores
Profissionalização Docente
Musical Education
Teacher's Formal Education
Teaching Professionalization
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical Education
Teacher's Formal Education
Teaching Professionalization
description Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, de abordagem qualitativa, para investigar, no campo da educação musical não formal, o trabalho do educador musical e a construção da sua profissionalidade a partir dos seus relatos. Foram analisados documentos institucionais, referentes ao período da gestão do Guri Santa Marcelina entre 2013 a 2017, que atende crianças e adolescentes na Capital e na Grande São Paulo, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de música, com o objetivo de reconstituir as suas trajetórias formativas e apreender as suas percepções sobre as suas demandas formativas. Um diálogo entre os campos da Música e da Educação conduz a temática da atuação profissional de professores com ou sem formação pedagógica musical, dirigindo o olhar para o processo de construção da profissionalidade docente. Para tratar desta problemática que traz toda a complexidade da educação musical, da formação do professor e das relações neste espaço educativo, recorreu-se a Pierre Bourdieu (1977, 1979, 2007) explorando o conceito de capital cultural, Roger Chartier (1988, 2009, 2018) com seus trabalhos sobre a noção de representação e a Maurice Tardif (2000, 2002, 2014) com suas contribuições sobre a formação do professor e o trabalho docente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:36:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7938498
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59824
dc.identifier.file.none.fl_str_mv ROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7938498
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59824
identifier_str_mv ROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/1/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/5/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/7/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 364f90afc40e8550250a2a99ad593507
144da64d567957a31b3f64e2e338b395
c078f8f661b19f33065f7b916063623b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764230088196096