Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Verônica Santana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28265
Resumo: Guardar silêncio e retrair-se pode ser igualmente benéfico no cotidiano quanto o expressar-se. O retraimento não patológico pode ser encarado como um comportamento saudável, logo desejável. Mas na sociedade “narcísica do espetáculo”, cada vez menos as pessoas toleram o silêncio e a ausência do outro, buscando-o seja fisicamente ou virtualmente através dos meios eletrônicos, como por exemplo, o celular que permite o acesso a redes sociais diversas. Será que as pessoas estão perdendo a capacidade de gozar do silêncio em virtude dos estímulos externos? Será que estão desenvolvendo adequadamente a capacidade de estar só durante a infância? O presente trabalho tem por objetivo investigar na literatura as noções de solidão e silêncio, articuladas ao processo de desenvolvimento emocional do ser humano, como fatores constitutivos e vitais deste, conforme abordagem psicanalítica empreendida por D.W. Winnicott e outros estudiosos da experiência de solidão e silêncio. Nesse trabalho será discutido o processo de integração do ego e do self, assim como a cisão do self em verdadeiro e falso, as experiências de solidão e silêncio e, o desenvolvimento da capacidade de estar só como recurso indispensável na sustentação dessas experiências inerentes a natureza humana, além da experiência de comunicação silenciosa característica dos estágios iniciais de nossa infância. A depender de nossas primeiras experiências nossa vivência futura do silêncio e da solidão poderá ter caráter revigorador ou destrutivo
id PUC_SP-1_c09aa11e090cd86c03993f54695a7be6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28265
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Tosta, Rosa Mariahttp://lattes.cnpq.br/2950654276812500Rodrigues, Verônica Santana2022-09-30T12:38:50Z2022-09-30T12:38:50Z2016-08-30Rodrigues, Verônica Santana. Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28265Guardar silêncio e retrair-se pode ser igualmente benéfico no cotidiano quanto o expressar-se. O retraimento não patológico pode ser encarado como um comportamento saudável, logo desejável. Mas na sociedade “narcísica do espetáculo”, cada vez menos as pessoas toleram o silêncio e a ausência do outro, buscando-o seja fisicamente ou virtualmente através dos meios eletrônicos, como por exemplo, o celular que permite o acesso a redes sociais diversas. Será que as pessoas estão perdendo a capacidade de gozar do silêncio em virtude dos estímulos externos? Será que estão desenvolvendo adequadamente a capacidade de estar só durante a infância? O presente trabalho tem por objetivo investigar na literatura as noções de solidão e silêncio, articuladas ao processo de desenvolvimento emocional do ser humano, como fatores constitutivos e vitais deste, conforme abordagem psicanalítica empreendida por D.W. Winnicott e outros estudiosos da experiência de solidão e silêncio. Nesse trabalho será discutido o processo de integração do ego e do self, assim como a cisão do self em verdadeiro e falso, as experiências de solidão e silêncio e, o desenvolvimento da capacidade de estar só como recurso indispensável na sustentação dessas experiências inerentes a natureza humana, além da experiência de comunicação silenciosa característica dos estágios iniciais de nossa infância. A depender de nossas primeiras experiências nossa vivência futura do silêncio e da solidão poderá ter caráter revigorador ou destrutivoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIASolidãoCapacidade de estar sóDesenvolvimento emocionalSilêncioWinnicottExperiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdfapplication/pdf600760https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/1/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf737cf227bad46bc7e8f31c5841feaea3MD51TEXTVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdf.txtVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain159388https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/2/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf.txt5baab8bca3afea47795e4c17bf072050MD52THUMBNAILVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdf.jpgVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/3/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf.jpg1ec4c62df5491f2daa0ea56e32ee849bMD53handle/282652022-10-01 01:03:16.893oai:repositorio.pucsp.br:handle/28265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:03:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
title Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
spellingShingle Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
Rodrigues, Verônica Santana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Solidão
Capacidade de estar só
Desenvolvimento emocional
Silêncio
Winnicott
title_short Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
title_full Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
title_fullStr Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
title_full_unstemmed Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
title_sort Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
author Rodrigues, Verônica Santana
author_facet Rodrigues, Verônica Santana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tosta, Rosa Maria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2950654276812500
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Verônica Santana
contributor_str_mv Tosta, Rosa Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Solidão
Capacidade de estar só
Desenvolvimento emocional
Silêncio
Winnicott
dc.subject.por.fl_str_mv Solidão
Capacidade de estar só
Desenvolvimento emocional
Silêncio
Winnicott
description Guardar silêncio e retrair-se pode ser igualmente benéfico no cotidiano quanto o expressar-se. O retraimento não patológico pode ser encarado como um comportamento saudável, logo desejável. Mas na sociedade “narcísica do espetáculo”, cada vez menos as pessoas toleram o silêncio e a ausência do outro, buscando-o seja fisicamente ou virtualmente através dos meios eletrônicos, como por exemplo, o celular que permite o acesso a redes sociais diversas. Será que as pessoas estão perdendo a capacidade de gozar do silêncio em virtude dos estímulos externos? Será que estão desenvolvendo adequadamente a capacidade de estar só durante a infância? O presente trabalho tem por objetivo investigar na literatura as noções de solidão e silêncio, articuladas ao processo de desenvolvimento emocional do ser humano, como fatores constitutivos e vitais deste, conforme abordagem psicanalítica empreendida por D.W. Winnicott e outros estudiosos da experiência de solidão e silêncio. Nesse trabalho será discutido o processo de integração do ego e do self, assim como a cisão do self em verdadeiro e falso, as experiências de solidão e silêncio e, o desenvolvimento da capacidade de estar só como recurso indispensável na sustentação dessas experiências inerentes a natureza humana, além da experiência de comunicação silenciosa característica dos estágios iniciais de nossa infância. A depender de nossas primeiras experiências nossa vivência futura do silêncio e da solidão poderá ter caráter revigorador ou destrutivo
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T12:38:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T12:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rodrigues, Verônica Santana. Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28265
identifier_str_mv Rodrigues, Verônica Santana. Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/1/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/2/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/3/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 737cf227bad46bc7e8f31c5841feaea3
5baab8bca3afea47795e4c17bf072050
1ec4c62df5491f2daa0ea56e32ee849b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277919376179200