Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28265 |
Resumo: | Guardar silêncio e retrair-se pode ser igualmente benéfico no cotidiano quanto o expressar-se. O retraimento não patológico pode ser encarado como um comportamento saudável, logo desejável. Mas na sociedade “narcísica do espetáculo”, cada vez menos as pessoas toleram o silêncio e a ausência do outro, buscando-o seja fisicamente ou virtualmente através dos meios eletrônicos, como por exemplo, o celular que permite o acesso a redes sociais diversas. Será que as pessoas estão perdendo a capacidade de gozar do silêncio em virtude dos estímulos externos? Será que estão desenvolvendo adequadamente a capacidade de estar só durante a infância? O presente trabalho tem por objetivo investigar na literatura as noções de solidão e silêncio, articuladas ao processo de desenvolvimento emocional do ser humano, como fatores constitutivos e vitais deste, conforme abordagem psicanalítica empreendida por D.W. Winnicott e outros estudiosos da experiência de solidão e silêncio. Nesse trabalho será discutido o processo de integração do ego e do self, assim como a cisão do self em verdadeiro e falso, as experiências de solidão e silêncio e, o desenvolvimento da capacidade de estar só como recurso indispensável na sustentação dessas experiências inerentes a natureza humana, além da experiência de comunicação silenciosa característica dos estágios iniciais de nossa infância. A depender de nossas primeiras experiências nossa vivência futura do silêncio e da solidão poderá ter caráter revigorador ou destrutivo |
id |
PUC_SP-1_c09aa11e090cd86c03993f54695a7be6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28265 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Tosta, Rosa Mariahttp://lattes.cnpq.br/2950654276812500Rodrigues, Verônica Santana2022-09-30T12:38:50Z2022-09-30T12:38:50Z2016-08-30Rodrigues, Verônica Santana. Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28265Guardar silêncio e retrair-se pode ser igualmente benéfico no cotidiano quanto o expressar-se. O retraimento não patológico pode ser encarado como um comportamento saudável, logo desejável. Mas na sociedade “narcísica do espetáculo”, cada vez menos as pessoas toleram o silêncio e a ausência do outro, buscando-o seja fisicamente ou virtualmente através dos meios eletrônicos, como por exemplo, o celular que permite o acesso a redes sociais diversas. Será que as pessoas estão perdendo a capacidade de gozar do silêncio em virtude dos estímulos externos? Será que estão desenvolvendo adequadamente a capacidade de estar só durante a infância? O presente trabalho tem por objetivo investigar na literatura as noções de solidão e silêncio, articuladas ao processo de desenvolvimento emocional do ser humano, como fatores constitutivos e vitais deste, conforme abordagem psicanalítica empreendida por D.W. Winnicott e outros estudiosos da experiência de solidão e silêncio. Nesse trabalho será discutido o processo de integração do ego e do self, assim como a cisão do self em verdadeiro e falso, as experiências de solidão e silêncio e, o desenvolvimento da capacidade de estar só como recurso indispensável na sustentação dessas experiências inerentes a natureza humana, além da experiência de comunicação silenciosa característica dos estágios iniciais de nossa infância. A depender de nossas primeiras experiências nossa vivência futura do silêncio e da solidão poderá ter caráter revigorador ou destrutivoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIASolidãoCapacidade de estar sóDesenvolvimento emocionalSilêncioWinnicottExperiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdfapplication/pdf600760https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/1/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf737cf227bad46bc7e8f31c5841feaea3MD51TEXTVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdf.txtVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain159388https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/2/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf.txt5baab8bca3afea47795e4c17bf072050MD52THUMBNAILVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdf.jpgVERÔNICA SANTANA RODRIGUES - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/3/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf.jpg1ec4c62df5491f2daa0ea56e32ee849bMD53handle/282652022-10-01 01:03:16.893oai:repositorio.pucsp.br:handle/28265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:03:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável |
title |
Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável |
spellingShingle |
Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável Rodrigues, Verônica Santana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Solidão Capacidade de estar só Desenvolvimento emocional Silêncio Winnicott |
title_short |
Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável |
title_full |
Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável |
title_fullStr |
Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável |
title_full_unstemmed |
Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável |
title_sort |
Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável |
author |
Rodrigues, Verônica Santana |
author_facet |
Rodrigues, Verônica Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tosta, Rosa Maria |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2950654276812500 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Verônica Santana |
contributor_str_mv |
Tosta, Rosa Maria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Solidão Capacidade de estar só Desenvolvimento emocional Silêncio Winnicott |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solidão Capacidade de estar só Desenvolvimento emocional Silêncio Winnicott |
description |
Guardar silêncio e retrair-se pode ser igualmente benéfico no cotidiano quanto o expressar-se. O retraimento não patológico pode ser encarado como um comportamento saudável, logo desejável. Mas na sociedade “narcísica do espetáculo”, cada vez menos as pessoas toleram o silêncio e a ausência do outro, buscando-o seja fisicamente ou virtualmente através dos meios eletrônicos, como por exemplo, o celular que permite o acesso a redes sociais diversas. Será que as pessoas estão perdendo a capacidade de gozar do silêncio em virtude dos estímulos externos? Será que estão desenvolvendo adequadamente a capacidade de estar só durante a infância? O presente trabalho tem por objetivo investigar na literatura as noções de solidão e silêncio, articuladas ao processo de desenvolvimento emocional do ser humano, como fatores constitutivos e vitais deste, conforme abordagem psicanalítica empreendida por D.W. Winnicott e outros estudiosos da experiência de solidão e silêncio. Nesse trabalho será discutido o processo de integração do ego e do self, assim como a cisão do self em verdadeiro e falso, as experiências de solidão e silêncio e, o desenvolvimento da capacidade de estar só como recurso indispensável na sustentação dessas experiências inerentes a natureza humana, além da experiência de comunicação silenciosa característica dos estágios iniciais de nossa infância. A depender de nossas primeiras experiências nossa vivência futura do silêncio e da solidão poderá ter caráter revigorador ou destrutivo |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rodrigues, Verônica Santana. Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28265 |
identifier_str_mv |
Rodrigues, Verônica Santana. Experiência silenciosa: o valor do silêncio e da solidão para o desenvolvimento emocional saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/1/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/2/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28265/3/VER%c3%94NICA%20SANTANA%20RODRIGUES%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
737cf227bad46bc7e8f31c5841feaea3 5baab8bca3afea47795e4c17bf072050 1ec4c62df5491f2daa0ea56e32ee849b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277919376179200 |