Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Beatriz Scaramuza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27721
Resumo: Education is available as an important tool for society, being the key to obtain quality of life and relevant behaviors to promote the development of society. Even so, it is possible to observe research that points to recurrences in the rates of grade repetition and school dropouts in Brazil. Therefore, Skinner and Sidman discuss the use of coercive practices as inefficient tools that can bring unwanted consequences to the teaching process. Furthermore, authors such as Botomé explain the difficulties caused by the lack of coherent teaching programs. In view of this, the objective of this research was to verify, through a literature review, behavior analytical intervention strategies in teaching to promote good performance and retention in school. It was possible to identify a variety of interventions that program different contingencies that show positive results for the reduction of disruptive behavior, increased engagement in activities and quality of classroom interactions. Furthermore, it is pointed out the need for further studies that evaluate the variables of the intra and extra-school environment in different populations, in addition to the importance of observing what promotes the maintenance of unwanted behaviors in the classroom
id PUC_SP-1_c7bf9f3335c8011b456290c77dcc33d4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27721
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraMuniz, Beatriz Scaramuza2022-09-16T20:47:38Z2022-09-16T20:47:38Z2022-06-17Muniz, Beatriz Scaramuza. Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27721Education is available as an important tool for society, being the key to obtain quality of life and relevant behaviors to promote the development of society. Even so, it is possible to observe research that points to recurrences in the rates of grade repetition and school dropouts in Brazil. Therefore, Skinner and Sidman discuss the use of coercive practices as inefficient tools that can bring unwanted consequences to the teaching process. Furthermore, authors such as Botomé explain the difficulties caused by the lack of coherent teaching programs. In view of this, the objective of this research was to verify, through a literature review, behavior analytical intervention strategies in teaching to promote good performance and retention in school. It was possible to identify a variety of interventions that program different contingencies that show positive results for the reduction of disruptive behavior, increased engagement in activities and quality of classroom interactions. Furthermore, it is pointed out the need for further studies that evaluate the variables of the intra and extra-school environment in different populations, in addition to the importance of observing what promotes the maintenance of unwanted behaviors in the classroomA educação se dispõe como uma ferramenta importante para a sociedade, sendo a chave para obter qualidade de vida e comportamentos relevantes para promoção do desenvolvimento da sociedade. Ainda assim, é possível observar pesquisas que apontam para recorrências nos índices de repetências e evasões escolares no Brasil. Diante disso, Skinner e Sidman discorrem sobre o uso de práticas coercitivas como ferramentas ineficientes e que podem trazer consequências indesejadas para o processo de ensino. Ademais, autores como Botomé explicitam as dificuldades causadas pela falta de programas coerentes de ensino. Em vista disso, o objetivo dessa pesquisa foi de verificar, através de uma revisão bibliográfica, estratégias de intervenção analítico comportamentais no ensino para promoção do bom desempenho e permanência na escola. Pôde-se identificar uma variedade de intervenções que programaram diferentes contingências que apresentam resultados positivos para a diminuição de comportamentos disruptivos, aumento do engajamento nas atividades e na qualidade das interações em sala. Para mais, é apontada a necessidade da extensão de estudos que avaliem as variáveis do ambiente intra e extraescolar em diferentes populações, além da importância de observar o que promove a manutenção dos comportamentos indesejados em salaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAnálise do comportamentoIntervenções comportamentaisDesempenho acadêmicoBehavior analysisBehavioral interventionsAcademic performanceFerramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALtcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdfapplication/pdf521119https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/1/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdfc89abd0f1474497799f105a7e8f5120bMD51TEXTtcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdf.txttcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdf.txtExtracted texttext/plain60687https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/2/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf.txt0b79d3f7ea6aeadc159885baf73f617dMD52THUMBNAILtcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdf.jpgtcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/3/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf.jpg616c5ced1c9ec3870b74f5e4a32c5dfaMD53handle/277212022-09-30 20:17:17.563oai:repositorio.pucsp.br:handle/27721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
title Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
spellingShingle Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
Muniz, Beatriz Scaramuza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Análise do comportamento
Intervenções comportamentais
Desempenho acadêmico
Behavior analysis
Behavioral interventions
Academic performance
title_short Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
title_full Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
title_fullStr Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
title_sort Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
author Muniz, Beatriz Scaramuza
author_facet Muniz, Beatriz Scaramuza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Beatriz Scaramuza
contributor_str_mv Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Análise do comportamento
Intervenções comportamentais
Desempenho acadêmico
Behavior analysis
Behavioral interventions
Academic performance
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Intervenções comportamentais
Desempenho acadêmico
dc.subject.eng.fl_str_mv Behavior analysis
Behavioral interventions
Academic performance
description Education is available as an important tool for society, being the key to obtain quality of life and relevant behaviors to promote the development of society. Even so, it is possible to observe research that points to recurrences in the rates of grade repetition and school dropouts in Brazil. Therefore, Skinner and Sidman discuss the use of coercive practices as inefficient tools that can bring unwanted consequences to the teaching process. Furthermore, authors such as Botomé explain the difficulties caused by the lack of coherent teaching programs. In view of this, the objective of this research was to verify, through a literature review, behavior analytical intervention strategies in teaching to promote good performance and retention in school. It was possible to identify a variety of interventions that program different contingencies that show positive results for the reduction of disruptive behavior, increased engagement in activities and quality of classroom interactions. Furthermore, it is pointed out the need for further studies that evaluate the variables of the intra and extra-school environment in different populations, in addition to the importance of observing what promotes the maintenance of unwanted behaviors in the classroom
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-16T20:47:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-16T20:47:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Muniz, Beatriz Scaramuza. Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27721
identifier_str_mv Muniz, Beatriz Scaramuza. Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/1/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/2/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/3/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c89abd0f1474497799f105a7e8f5120b
0b79d3f7ea6aeadc159885baf73f617d
616c5ced1c9ec3870b74f5e4a32c5dfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796122292584448