Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27721 |
Resumo: | Education is available as an important tool for society, being the key to obtain quality of life and relevant behaviors to promote the development of society. Even so, it is possible to observe research that points to recurrences in the rates of grade repetition and school dropouts in Brazil. Therefore, Skinner and Sidman discuss the use of coercive practices as inefficient tools that can bring unwanted consequences to the teaching process. Furthermore, authors such as Botomé explain the difficulties caused by the lack of coherent teaching programs. In view of this, the objective of this research was to verify, through a literature review, behavior analytical intervention strategies in teaching to promote good performance and retention in school. It was possible to identify a variety of interventions that program different contingencies that show positive results for the reduction of disruptive behavior, increased engagement in activities and quality of classroom interactions. Furthermore, it is pointed out the need for further studies that evaluate the variables of the intra and extra-school environment in different populations, in addition to the importance of observing what promotes the maintenance of unwanted behaviors in the classroom |
id |
PUC_SP-1_c7bf9f3335c8011b456290c77dcc33d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27721 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Marilda Pierro de OliveiraMuniz, Beatriz Scaramuza2022-09-16T20:47:38Z2022-09-16T20:47:38Z2022-06-17Muniz, Beatriz Scaramuza. Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27721Education is available as an important tool for society, being the key to obtain quality of life and relevant behaviors to promote the development of society. Even so, it is possible to observe research that points to recurrences in the rates of grade repetition and school dropouts in Brazil. Therefore, Skinner and Sidman discuss the use of coercive practices as inefficient tools that can bring unwanted consequences to the teaching process. Furthermore, authors such as Botomé explain the difficulties caused by the lack of coherent teaching programs. In view of this, the objective of this research was to verify, through a literature review, behavior analytical intervention strategies in teaching to promote good performance and retention in school. It was possible to identify a variety of interventions that program different contingencies that show positive results for the reduction of disruptive behavior, increased engagement in activities and quality of classroom interactions. Furthermore, it is pointed out the need for further studies that evaluate the variables of the intra and extra-school environment in different populations, in addition to the importance of observing what promotes the maintenance of unwanted behaviors in the classroomA educação se dispõe como uma ferramenta importante para a sociedade, sendo a chave para obter qualidade de vida e comportamentos relevantes para promoção do desenvolvimento da sociedade. Ainda assim, é possível observar pesquisas que apontam para recorrências nos índices de repetências e evasões escolares no Brasil. Diante disso, Skinner e Sidman discorrem sobre o uso de práticas coercitivas como ferramentas ineficientes e que podem trazer consequências indesejadas para o processo de ensino. Ademais, autores como Botomé explicitam as dificuldades causadas pela falta de programas coerentes de ensino. Em vista disso, o objetivo dessa pesquisa foi de verificar, através de uma revisão bibliográfica, estratégias de intervenção analítico comportamentais no ensino para promoção do bom desempenho e permanência na escola. Pôde-se identificar uma variedade de intervenções que programaram diferentes contingências que apresentam resultados positivos para a diminuição de comportamentos disruptivos, aumento do engajamento nas atividades e na qualidade das interações em sala. Para mais, é apontada a necessidade da extensão de estudos que avaliem as variáveis do ambiente intra e extraescolar em diferentes populações, além da importância de observar o que promove a manutenção dos comportamentos indesejados em salaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAnálise do comportamentoIntervenções comportamentaisDesempenho acadêmicoBehavior analysisBehavioral interventionsAcademic performanceFerramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALtcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdfapplication/pdf521119https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/1/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdfc89abd0f1474497799f105a7e8f5120bMD51TEXTtcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdf.txttcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdf.txtExtracted texttext/plain60687https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/2/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf.txt0b79d3f7ea6aeadc159885baf73f617dMD52THUMBNAILtcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdf.jpgtcc final_Beatriz Scaramuza Mu.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/3/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf.jpg616c5ced1c9ec3870b74f5e4a32c5dfaMD53handle/277212022-09-30 20:17:17.563oai:repositorio.pucsp.br:handle/27721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica |
title |
Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica Muniz, Beatriz Scaramuza CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Análise do comportamento Intervenções comportamentais Desempenho acadêmico Behavior analysis Behavioral interventions Academic performance |
title_short |
Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica |
title_full |
Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica |
title_sort |
Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica |
author |
Muniz, Beatriz Scaramuza |
author_facet |
Muniz, Beatriz Scaramuza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Beatriz Scaramuza |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Análise do comportamento Intervenções comportamentais Desempenho acadêmico Behavior analysis Behavioral interventions Academic performance |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento Intervenções comportamentais Desempenho acadêmico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Behavior analysis Behavioral interventions Academic performance |
description |
Education is available as an important tool for society, being the key to obtain quality of life and relevant behaviors to promote the development of society. Even so, it is possible to observe research that points to recurrences in the rates of grade repetition and school dropouts in Brazil. Therefore, Skinner and Sidman discuss the use of coercive practices as inefficient tools that can bring unwanted consequences to the teaching process. Furthermore, authors such as Botomé explain the difficulties caused by the lack of coherent teaching programs. In view of this, the objective of this research was to verify, through a literature review, behavior analytical intervention strategies in teaching to promote good performance and retention in school. It was possible to identify a variety of interventions that program different contingencies that show positive results for the reduction of disruptive behavior, increased engagement in activities and quality of classroom interactions. Furthermore, it is pointed out the need for further studies that evaluate the variables of the intra and extra-school environment in different populations, in addition to the importance of observing what promotes the maintenance of unwanted behaviors in the classroom |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-16T20:47:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-16T20:47:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Muniz, Beatriz Scaramuza. Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27721 |
identifier_str_mv |
Muniz, Beatriz Scaramuza. Ferramentas analítico comportamentais para promoção de um ensino de qualidade: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/1/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/2/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27721/3/tcc%20final_Beatriz%20Scaramuza%20Mu.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c89abd0f1474497799f105a7e8f5120b 0b79d3f7ea6aeadc159885baf73f617d 616c5ced1c9ec3870b74f5e4a32c5dfa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277899304337408 |