As estruturas curriculares de ciências humanas para o ensino médio: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbogim, Rodrigo Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27452
Resumo: No presente trabalho, procuramos compreender como se dão as relações entre a juventude, as instituições escolares em tempos de pós-modernidade, bem como analisar como tais relações modificam o comportamento do currículo escolar, principalmente o currículo de ciências humanas. Entendo pós-modernidade como uma época de profundas transformações no âmbito social, uma época de incertezas, volaticidades e inúmeras crises de identidade e de sentido, a pós- modernidade trouxe para as identidades juvenis um mal estar profundo que consequentemente afetou os espaços escolares e a significação do currículo escolar. Sobre as disposições curriculares encaminhadas pela secretarias de educação estaduais e federais, procuramos compreender quais são as bases fundamentais do currículo escolar e qual caminho precisamos percorrer e pelo qual nos orientar. O currículo possui uma gama de possibilidades, contudo, seus fundamentos precisam corresponder às reais necessidades da juventude da sociedade local e da pós-modernidade, ou seja, o currículo proposto deve fomentar uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho, como também, desenvolver na juventude um senso crítico necessário à atualização da sociedade, da cultura e dos seus principais erros. Adentrando às disposições curriculares, focamos as especificidades do currículo de ciências humanas e suas tecnologias e, assim, compreendemos que não somente as disciplinas obrigatórias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia, mas também as disciplinas optativas: Psicologia e Ensino Religioso, devem se articular de maneira mais coerente, pois, se assim fizerem conseguirão promover no espaço escolar uma ressignificação do conhecimento pragmático com as representações da cultura local onde se localiza a instituição escolar
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spelling Silva, Sonia IgnacioCarbogim, Rodrigo Lopes2022-08-30T12:34:07Z2022-08-30T12:34:07Z2016-12-02Carbogim, Rodrigo Lopes. As estruturas curriculares de ciências humanas para o ensino médio: desafios e possibilidades. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27452No presente trabalho, procuramos compreender como se dão as relações entre a juventude, as instituições escolares em tempos de pós-modernidade, bem como analisar como tais relações modificam o comportamento do currículo escolar, principalmente o currículo de ciências humanas. Entendo pós-modernidade como uma época de profundas transformações no âmbito social, uma época de incertezas, volaticidades e inúmeras crises de identidade e de sentido, a pós- modernidade trouxe para as identidades juvenis um mal estar profundo que consequentemente afetou os espaços escolares e a significação do currículo escolar. Sobre as disposições curriculares encaminhadas pela secretarias de educação estaduais e federais, procuramos compreender quais são as bases fundamentais do currículo escolar e qual caminho precisamos percorrer e pelo qual nos orientar. O currículo possui uma gama de possibilidades, contudo, seus fundamentos precisam corresponder às reais necessidades da juventude da sociedade local e da pós-modernidade, ou seja, o currículo proposto deve fomentar uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho, como também, desenvolver na juventude um senso crítico necessário à atualização da sociedade, da cultura e dos seus principais erros. Adentrando às disposições curriculares, focamos as especificidades do currículo de ciências humanas e suas tecnologias e, assim, compreendemos que não somente as disciplinas obrigatórias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia, mas também as disciplinas optativas: Psicologia e Ensino Religioso, devem se articular de maneira mais coerente, pois, se assim fizerem conseguirão promover no espaço escolar uma ressignificação do conhecimento pragmático com as representações da cultura local onde se localiza a instituição escolarEn el presente trabajo, quisimos comprender como se dan las relaciones entre la juventud, las instituciones educativas en tiempos de pos-modernidad, y analizar cómo, tales relaciones modifican el curriculo educativo, especialmente el curriculo de ciencias humanas. Entiéndase pos-modernidad como una época de profundas transformaciones, en el ámbito social, una época de incertezas, volatilidad e innúmeras crisis de identidad y de sentido, la pos-modernidad trajo para las identidades un mal estar profundo que consecuentemente afecto los espacios educativos y el significado del currículo. Sobre las disposiciones curriculares remitidas por las secretarías de educaciones estaduales y federales, tratamos comprender cuales son las bases fundamentales del curriculo educativo y en cual camino necesitamos recorrer y orientar. El curriculo posee una gama de posibilidades, con todos sus fundamentos, necesita corresponder a las reales necesidades de la juventud de la sociedad y de la pos-modernidad, ósea, el currículo propuesto debe fomentar una posibilidad de inserción en el mercado de trabajo, como también, desenvolver en la juventud el censo critico necesario, la actualización de la sociedad, de la cultura y de sus principales errores. Adentrando las disposiciones curriculares, enfocamos las especificaciones de las ciencias humanas y sus tecnologías, y así comprendimos que , no solamente las materias obligatorias: Historia, Geografía, Filosofía e Sociología , más, las disciplinas optativas : Psicología y Enseñanza Religiosa, se deben articular de manera más coherente , pues, si así se hiciere conseguirán promover en los ámbitos escolares un significativo conocimiento pragmático con las representaciones de las culturas locales donde se realiza la institución escolarporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOPós-modernidadeJuventudeCurrículoCiências HumanasEducaçãoPos-modernidadJuventudCurrículoCiencias HumanasEducaciónAs estruturas curriculares de ciências humanas para o ensino médio: desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRODRIGO LOPES CARBOGIM.pdfapplication/pdf372253https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27452/1/RODRIGO%20LOPES%20CARBOGIM.pdf51a22825c424fcd1e3942d935b06cee4MD51TEXTRODRIGO LOPES CARBOGIM.pdf.txtRODRIGO LOPES CARBOGIM.pdf.txtExtracted texttext/plain119323https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27452/2/RODRIGO%20LOPES%20CARBOGIM.pdf.txt76fa34ee80e750c2158af4d93ed6e70aMD52THUMBNAILRODRIGO LOPES CARBOGIM.pdf.jpgRODRIGO LOPES CARBOGIM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27452/3/RODRIGO%20LOPES%20CARBOGIM.pdf.jpgf82c2beb98a1f9aaf97280cb9fd84794MD53handle/274522023-08-16 13:31:11.376oai:repositorio.pucsp.br:handle/27452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-16T16:31:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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