A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Claudio Monteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11462
Resumo: The objective of this research is to investigate the comprehension of a group of classroom teachers in a collaborative group, they teach math in early grades, in relation to the activities of Statistics, considering praxeological organization and specifically the understandings that these teachers have in relation to construction and reading graphs and tables into consideration the levels proposed by Curcio and Wainer. In order to answer the following research question "What are the contributions that training within a collaborative group, brings to the formation of a group of classroom teachers?" We develop a survey, which had 16 primary school teachers attended a collaborative group. The data were collected in five meetings, in which four issues were worked out-situations involving reading and constructing graphs and tables and a meeting of a questionnaire to final diagnoses as our training in the collaborative group. This analysis showed a significant performance by these teachers with regard to reading and constructing graphs and tables, according to the levels proposed by Curcio and Wainer, thereby verified that the group collaboration was effective for the formation of this group of teachers
id PUC_SP-1_d6cfd12dae357ad6843205d321cccbcb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11462
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Magina, Sandra Maria Pintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279337T6Veras, Claudio Monteiro2016-04-27T16:59:05Z2010-10-062010-06-01Veras, Claudio Monteiro. A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11462The objective of this research is to investigate the comprehension of a group of classroom teachers in a collaborative group, they teach math in early grades, in relation to the activities of Statistics, considering praxeological organization and specifically the understandings that these teachers have in relation to construction and reading graphs and tables into consideration the levels proposed by Curcio and Wainer. In order to answer the following research question "What are the contributions that training within a collaborative group, brings to the formation of a group of classroom teachers?" We develop a survey, which had 16 primary school teachers attended a collaborative group. The data were collected in five meetings, in which four issues were worked out-situations involving reading and constructing graphs and tables and a meeting of a questionnaire to final diagnoses as our training in the collaborative group. This analysis showed a significant performance by these teachers with regard to reading and constructing graphs and tables, according to the levels proposed by Curcio and Wainer, thereby verified that the group collaboration was effective for the formation of this group of teachersO objetivo desta pesquisa é investigar a compreensão de um grupo de professores polivalentes em um grupo colaborativo, que ensinam matemática nas séries iniciais, em relação às atividades de Estatística, considerando a Organização Praxeológica e especificamente as compreensões que esses professores apresentam em relação à construção e leitura de gráficos e tabelas considerando os níveis propostos por Curcio e Wainer. Com a finalidade de responder a seguinte questão de pesquisa Quais as contribuições que uma formação, dentro de um grupo colaborativo, traz para a formação de um grupo de professores polivalentes? Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa, na qual contou com 16 professores polivalentes na qual participaram de um grupo colaborativo. Os dados coletados foram em cinco encontros, na qual quatro foram trabalhados situações-problemas envolvendo leitura e construção de gráficos e tabelas e um encontro aplicação de um questionário final para diagnosticar como foi nossa formação no grupo colaborativo. Essa análise mostrou um desempenho significativo por parte desses professores no que diz respeito à leitura e construção de gráficos e tabelas, segundo os níveis propostos por Curcio e Wainer, desse modo verificamos que o grupo colaborativo foi eficiente para a formação desse grupo de professoresSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23899/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoFormação de professoresLeitura e interpretação de gráficos e tabelasTeacher trainingReading and interpreting graphs and tablesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClaudio Monteiro Veras.pdf.txtClaudio Monteiro Veras.pdf.txtExtracted texttext/plain180801https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/3/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.txt810813319d90487c8d44275d775a7915MD53ORIGINALClaudio Monteiro Veras.pdfapplication/pdf4249073https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/1/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf41c68af8035f40748c3fa29064cd929bMD51THUMBNAILClaudio Monteiro Veras.pdf.jpgClaudio Monteiro Veras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/2/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/114622022-04-27 12:54:04.97oai:repositorio.pucsp.br:handle/11462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:54:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
title A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
spellingShingle A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
Veras, Claudio Monteiro
Formação de professores
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
Teacher training
Reading and interpreting graphs and tables
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
title_full A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
title_fullStr A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
title_full_unstemmed A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
title_sort A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
author Veras, Claudio Monteiro
author_facet Veras, Claudio Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magina, Sandra Maria Pinto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279337T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Claudio Monteiro
contributor_str_mv Magina, Sandra Maria Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
topic Formação de professores
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
Teacher training
Reading and interpreting graphs and tables
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Reading and interpreting graphs and tables
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The objective of this research is to investigate the comprehension of a group of classroom teachers in a collaborative group, they teach math in early grades, in relation to the activities of Statistics, considering praxeological organization and specifically the understandings that these teachers have in relation to construction and reading graphs and tables into consideration the levels proposed by Curcio and Wainer. In order to answer the following research question "What are the contributions that training within a collaborative group, brings to the formation of a group of classroom teachers?" We develop a survey, which had 16 primary school teachers attended a collaborative group. The data were collected in five meetings, in which four issues were worked out-situations involving reading and constructing graphs and tables and a meeting of a questionnaire to final diagnoses as our training in the collaborative group. This analysis showed a significant performance by these teachers with regard to reading and constructing graphs and tables, according to the levels proposed by Curcio and Wainer, thereby verified that the group collaboration was effective for the formation of this group of teachers
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:59:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Veras, Claudio Monteiro. A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11462
identifier_str_mv Veras, Claudio Monteiro. A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/3/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/1/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/2/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 810813319d90487c8d44275d775a7915
41c68af8035f40748c3fa29064cd929b
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796014876459008