A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11462 |
Resumo: | The objective of this research is to investigate the comprehension of a group of classroom teachers in a collaborative group, they teach math in early grades, in relation to the activities of Statistics, considering praxeological organization and specifically the understandings that these teachers have in relation to construction and reading graphs and tables into consideration the levels proposed by Curcio and Wainer. In order to answer the following research question "What are the contributions that training within a collaborative group, brings to the formation of a group of classroom teachers?" We develop a survey, which had 16 primary school teachers attended a collaborative group. The data were collected in five meetings, in which four issues were worked out-situations involving reading and constructing graphs and tables and a meeting of a questionnaire to final diagnoses as our training in the collaborative group. This analysis showed a significant performance by these teachers with regard to reading and constructing graphs and tables, according to the levels proposed by Curcio and Wainer, thereby verified that the group collaboration was effective for the formation of this group of teachers |
id |
PUC_SP-1_d6cfd12dae357ad6843205d321cccbcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11462 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Magina, Sandra Maria Pintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279337T6Veras, Claudio Monteiro2016-04-27T16:59:05Z2010-10-062010-06-01Veras, Claudio Monteiro. A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11462The objective of this research is to investigate the comprehension of a group of classroom teachers in a collaborative group, they teach math in early grades, in relation to the activities of Statistics, considering praxeological organization and specifically the understandings that these teachers have in relation to construction and reading graphs and tables into consideration the levels proposed by Curcio and Wainer. In order to answer the following research question "What are the contributions that training within a collaborative group, brings to the formation of a group of classroom teachers?" We develop a survey, which had 16 primary school teachers attended a collaborative group. The data were collected in five meetings, in which four issues were worked out-situations involving reading and constructing graphs and tables and a meeting of a questionnaire to final diagnoses as our training in the collaborative group. This analysis showed a significant performance by these teachers with regard to reading and constructing graphs and tables, according to the levels proposed by Curcio and Wainer, thereby verified that the group collaboration was effective for the formation of this group of teachersO objetivo desta pesquisa é investigar a compreensão de um grupo de professores polivalentes em um grupo colaborativo, que ensinam matemática nas séries iniciais, em relação às atividades de Estatística, considerando a Organização Praxeológica e especificamente as compreensões que esses professores apresentam em relação à construção e leitura de gráficos e tabelas considerando os níveis propostos por Curcio e Wainer. Com a finalidade de responder a seguinte questão de pesquisa Quais as contribuições que uma formação, dentro de um grupo colaborativo, traz para a formação de um grupo de professores polivalentes? Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa, na qual contou com 16 professores polivalentes na qual participaram de um grupo colaborativo. Os dados coletados foram em cinco encontros, na qual quatro foram trabalhados situações-problemas envolvendo leitura e construção de gráficos e tabelas e um encontro aplicação de um questionário final para diagnosticar como foi nossa formação no grupo colaborativo. Essa análise mostrou um desempenho significativo por parte desses professores no que diz respeito à leitura e construção de gráficos e tabelas, segundo os níveis propostos por Curcio e Wainer, desse modo verificamos que o grupo colaborativo foi eficiente para a formação desse grupo de professoresSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23899/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoFormação de professoresLeitura e interpretação de gráficos e tabelasTeacher trainingReading and interpreting graphs and tablesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClaudio Monteiro Veras.pdf.txtClaudio Monteiro Veras.pdf.txtExtracted texttext/plain180801https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/3/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.txt810813319d90487c8d44275d775a7915MD53ORIGINALClaudio Monteiro Veras.pdfapplication/pdf4249073https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/1/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf41c68af8035f40748c3fa29064cd929bMD51THUMBNAILClaudio Monteiro Veras.pdf.jpgClaudio Monteiro Veras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/2/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/114622022-04-27 12:54:04.97oai:repositorio.pucsp.br:handle/11462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:54:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes |
title |
A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes |
spellingShingle |
A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes Veras, Claudio Monteiro Formação de professores Leitura e interpretação de gráficos e tabelas Teacher training Reading and interpreting graphs and tables CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes |
title_full |
A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes |
title_fullStr |
A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes |
title_full_unstemmed |
A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes |
title_sort |
A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes |
author |
Veras, Claudio Monteiro |
author_facet |
Veras, Claudio Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magina, Sandra Maria Pinto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279337T6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Claudio Monteiro |
contributor_str_mv |
Magina, Sandra Maria Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Leitura e interpretação de gráficos e tabelas |
topic |
Formação de professores Leitura e interpretação de gráficos e tabelas Teacher training Reading and interpreting graphs and tables CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Reading and interpreting graphs and tables |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The objective of this research is to investigate the comprehension of a group of classroom teachers in a collaborative group, they teach math in early grades, in relation to the activities of Statistics, considering praxeological organization and specifically the understandings that these teachers have in relation to construction and reading graphs and tables into consideration the levels proposed by Curcio and Wainer. In order to answer the following research question "What are the contributions that training within a collaborative group, brings to the formation of a group of classroom teachers?" We develop a survey, which had 16 primary school teachers attended a collaborative group. The data were collected in five meetings, in which four issues were worked out-situations involving reading and constructing graphs and tables and a meeting of a questionnaire to final diagnoses as our training in the collaborative group. This analysis showed a significant performance by these teachers with regard to reading and constructing graphs and tables, according to the levels proposed by Curcio and Wainer, thereby verified that the group collaboration was effective for the formation of this group of teachers |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:59:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Veras, Claudio Monteiro. A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11462 |
identifier_str_mv |
Veras, Claudio Monteiro. A estatística nas séries iniciais: uma experiência de formação com um grupo colaborativo com professores polivalentes. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/3/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/1/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11462/2/Claudio%20Monteiro%20Veras.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
810813319d90487c8d44275d775a7915 41c68af8035f40748c3fa29064cd929b cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277800047181824 |