A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Damião Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31075
Resumo: Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho filosófico-educacional, que discute a gestão democrática na escola pública brasileira, bem como suas contribuições e intervenções para transformar concretamente a educação do povo brasileiro. Inicialmente procurou-se caracterizar a gestão democrática e suas ações no cotidiano educacional. Em um segundo momento, procuramos contextualizar esta prática administrativa com os lampejos de mudanças provocados pela democratização do ensino, as relações entre escola e comunidade, a interação do aluno e a aprendizagem, a qualidade do ensino oferecido e o compromisso das políticas públicas educacionais para se promover uma escola de teor genuinamente democrático. Como resultado da pesquisa concluiu-se que os processos de transformações oriundos da gestão democrática, somente serão possíveis com uma política educacional séria e completamente voltada para formação cidadã do indivíduo. Ao assumir tal posicionamento, as reflexões de Paro, Demo e Saviani (dentre outras fontes igualmente importantes), trouxeram grandes e esclarecedoras contribuições, no sentido de articular a universalização do ensino, políticas educacionais e educação básica de qualidade como uma das veredas da cidadania do sujeito em construção
id PUC_SP-1_dd8e1a8da25d26207aea5a43f78ad5cd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31075
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Sonia A. IgnacioLeite, Damião Almeida2023-02-28T22:38:02Z2023-02-28T22:38:02Z2010-11-23Leite, Damião Almeida. A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31075Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho filosófico-educacional, que discute a gestão democrática na escola pública brasileira, bem como suas contribuições e intervenções para transformar concretamente a educação do povo brasileiro. Inicialmente procurou-se caracterizar a gestão democrática e suas ações no cotidiano educacional. Em um segundo momento, procuramos contextualizar esta prática administrativa com os lampejos de mudanças provocados pela democratização do ensino, as relações entre escola e comunidade, a interação do aluno e a aprendizagem, a qualidade do ensino oferecido e o compromisso das políticas públicas educacionais para se promover uma escola de teor genuinamente democrático. Como resultado da pesquisa concluiu-se que os processos de transformações oriundos da gestão democrática, somente serão possíveis com uma política educacional séria e completamente voltada para formação cidadã do indivíduo. Ao assumir tal posicionamento, as reflexões de Paro, Demo e Saviani (dentre outras fontes igualmente importantes), trouxeram grandes e esclarecedoras contribuições, no sentido de articular a universalização do ensino, políticas educacionais e educação básica de qualidade como uma das veredas da cidadania do sujeito em construçãoEsta es una literatura de filosófica y educativa, que trata de la gestión democrática en las escuelas públicas brasileñas, así como sus contribuciones y asistencia para transformar efectivamente la formación del pueblo brasileño. Inicialmente se intentó caracterizar la gestión democrática y sus acciones en la educación de todos los días. En un segundo paso, que contextualizar esta plática administrativa con los destellos de los cambios causados por la democratización de la educación, la relación entre la escuela y la comunidad, la interacción del estudiante y el aprendizaje, la calidad de la educación que se ofrece y el compromiso de políticas educativas para promover una escuela de contenido democrático real. Como resultado de la investigación concluyó que los procesos de transformación de la gestión democrática, sólo será posible con una formación política educativa seria y completamente a los ciudadanos individuales. Al tomar esta posición, los reflejos de Paro, y Saviani Demo (entre otras fuentes igualmente importantes), han aportado contribuciones significativas y profundas, para articular la universalización de la educación, las políticas educativas y la educación básica de calidad como una de las rutas de acceso de la ciudadanía de los sujetos en construcciónporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEscola públicaDemocraciaCidadaniaPolíticas públicasAprendizagemEscuela públicaDemocraciaCiudadaníaPolíticas públicasAprendizajeA gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdfapplication/pdf448690https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/1/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf83386fd117e31fd698751b8b02a051f1MD51TEXTDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdf.txtDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdf.txtExtracted texttext/plain144140https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/2/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf.txtc2a564aa09526726ca5084a6d3e3e8e6MD52THUMBNAILDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdf.jpgDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/3/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf.jpg12a1f39824ffadfddd57a765b14f1142MD53handle/310752023-08-16 11:27:42.724oai:repositorio.pucsp.br:handle/31075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-16T14:27:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
title A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
spellingShingle A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
Leite, Damião Almeida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Escola pública
Democracia
Cidadania
Políticas públicas
Aprendizagem
Escuela pública
Democracia
Ciudadanía
Políticas públicas
Aprendizaje
title_short A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
title_full A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
title_fullStr A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
title_full_unstemmed A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
title_sort A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
author Leite, Damião Almeida
author_facet Leite, Damião Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Sonia A. Ignacio
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Damião Almeida
contributor_str_mv Silva, Sonia A. Ignacio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Escola pública
Democracia
Cidadania
Políticas públicas
Aprendizagem
Escuela pública
Democracia
Ciudadanía
Políticas públicas
Aprendizaje
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública
Democracia
Cidadania
Políticas públicas
Aprendizagem
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela pública
Democracia
Ciudadanía
Políticas públicas
Aprendizaje
description Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho filosófico-educacional, que discute a gestão democrática na escola pública brasileira, bem como suas contribuições e intervenções para transformar concretamente a educação do povo brasileiro. Inicialmente procurou-se caracterizar a gestão democrática e suas ações no cotidiano educacional. Em um segundo momento, procuramos contextualizar esta prática administrativa com os lampejos de mudanças provocados pela democratização do ensino, as relações entre escola e comunidade, a interação do aluno e a aprendizagem, a qualidade do ensino oferecido e o compromisso das políticas públicas educacionais para se promover uma escola de teor genuinamente democrático. Como resultado da pesquisa concluiu-se que os processos de transformações oriundos da gestão democrática, somente serão possíveis com uma política educacional séria e completamente voltada para formação cidadã do indivíduo. Ao assumir tal posicionamento, as reflexões de Paro, Demo e Saviani (dentre outras fontes igualmente importantes), trouxeram grandes e esclarecedoras contribuições, no sentido de articular a universalização do ensino, políticas educacionais e educação básica de qualidade como uma das veredas da cidadania do sujeito em construção
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leite, Damião Almeida. A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31075
identifier_str_mv Leite, Damião Almeida. A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Magistério do Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/1/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/2/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/3/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 83386fd117e31fd698751b8b02a051f1
c2a564aa09526726ca5084a6d3e3e8e6
12a1f39824ffadfddd57a765b14f1142
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277887889539072