A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31075 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho filosófico-educacional, que discute a gestão democrática na escola pública brasileira, bem como suas contribuições e intervenções para transformar concretamente a educação do povo brasileiro. Inicialmente procurou-se caracterizar a gestão democrática e suas ações no cotidiano educacional. Em um segundo momento, procuramos contextualizar esta prática administrativa com os lampejos de mudanças provocados pela democratização do ensino, as relações entre escola e comunidade, a interação do aluno e a aprendizagem, a qualidade do ensino oferecido e o compromisso das políticas públicas educacionais para se promover uma escola de teor genuinamente democrático. Como resultado da pesquisa concluiu-se que os processos de transformações oriundos da gestão democrática, somente serão possíveis com uma política educacional séria e completamente voltada para formação cidadã do indivíduo. Ao assumir tal posicionamento, as reflexões de Paro, Demo e Saviani (dentre outras fontes igualmente importantes), trouxeram grandes e esclarecedoras contribuições, no sentido de articular a universalização do ensino, políticas educacionais e educação básica de qualidade como uma das veredas da cidadania do sujeito em construção |
id |
PUC_SP-1_dd8e1a8da25d26207aea5a43f78ad5cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31075 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Sonia A. IgnacioLeite, Damião Almeida2023-02-28T22:38:02Z2023-02-28T22:38:02Z2010-11-23Leite, Damião Almeida. A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31075Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho filosófico-educacional, que discute a gestão democrática na escola pública brasileira, bem como suas contribuições e intervenções para transformar concretamente a educação do povo brasileiro. Inicialmente procurou-se caracterizar a gestão democrática e suas ações no cotidiano educacional. Em um segundo momento, procuramos contextualizar esta prática administrativa com os lampejos de mudanças provocados pela democratização do ensino, as relações entre escola e comunidade, a interação do aluno e a aprendizagem, a qualidade do ensino oferecido e o compromisso das políticas públicas educacionais para se promover uma escola de teor genuinamente democrático. Como resultado da pesquisa concluiu-se que os processos de transformações oriundos da gestão democrática, somente serão possíveis com uma política educacional séria e completamente voltada para formação cidadã do indivíduo. Ao assumir tal posicionamento, as reflexões de Paro, Demo e Saviani (dentre outras fontes igualmente importantes), trouxeram grandes e esclarecedoras contribuições, no sentido de articular a universalização do ensino, políticas educacionais e educação básica de qualidade como uma das veredas da cidadania do sujeito em construçãoEsta es una literatura de filosófica y educativa, que trata de la gestión democrática en las escuelas públicas brasileñas, así como sus contribuciones y asistencia para transformar efectivamente la formación del pueblo brasileño. Inicialmente se intentó caracterizar la gestión democrática y sus acciones en la educación de todos los días. En un segundo paso, que contextualizar esta plática administrativa con los destellos de los cambios causados por la democratización de la educación, la relación entre la escuela y la comunidad, la interacción del estudiante y el aprendizaje, la calidad de la educación que se ofrece y el compromiso de políticas educativas para promover una escuela de contenido democrático real. Como resultado de la investigación concluyó que los procesos de transformación de la gestión democrática, sólo será posible con una formación política educativa seria y completamente a los ciudadanos individuales. Al tomar esta posición, los reflejos de Paro, y Saviani Demo (entre otras fuentes igualmente importantes), han aportado contribuciones significativas y profundas, para articular la universalización de la educación, las políticas educativas y la educación básica de calidad como una de las rutas de acceso de la ciudadanía de los sujetos en construcciónporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEscola públicaDemocraciaCidadaniaPolíticas públicasAprendizagemEscuela públicaDemocraciaCiudadaníaPolíticas públicasAprendizajeA gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdfapplication/pdf448690https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/1/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf83386fd117e31fd698751b8b02a051f1MD51TEXTDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdf.txtDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdf.txtExtracted texttext/plain144140https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/2/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf.txtc2a564aa09526726ca5084a6d3e3e8e6MD52THUMBNAILDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdf.jpgDAMIÃO ALMEIDA LEITE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/3/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf.jpg12a1f39824ffadfddd57a765b14f1142MD53handle/310752023-08-16 11:27:42.724oai:repositorio.pucsp.br:handle/31075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-16T14:27:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania? |
title |
A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania? |
spellingShingle |
A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania? Leite, Damião Almeida CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Escola pública Democracia Cidadania Políticas públicas Aprendizagem Escuela pública Democracia Ciudadanía Políticas públicas Aprendizaje |
title_short |
A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania? |
title_full |
A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania? |
title_fullStr |
A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania? |
title_full_unstemmed |
A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania? |
title_sort |
A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania? |
author |
Leite, Damião Almeida |
author_facet |
Leite, Damião Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Sonia A. Ignacio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Damião Almeida |
contributor_str_mv |
Silva, Sonia A. Ignacio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Escola pública Democracia Cidadania Políticas públicas Aprendizagem Escuela pública Democracia Ciudadanía Políticas públicas Aprendizaje |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pública Democracia Cidadania Políticas públicas Aprendizagem |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escuela pública Democracia Ciudadanía Políticas públicas Aprendizaje |
description |
Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho filosófico-educacional, que discute a gestão democrática na escola pública brasileira, bem como suas contribuições e intervenções para transformar concretamente a educação do povo brasileiro. Inicialmente procurou-se caracterizar a gestão democrática e suas ações no cotidiano educacional. Em um segundo momento, procuramos contextualizar esta prática administrativa com os lampejos de mudanças provocados pela democratização do ensino, as relações entre escola e comunidade, a interação do aluno e a aprendizagem, a qualidade do ensino oferecido e o compromisso das políticas públicas educacionais para se promover uma escola de teor genuinamente democrático. Como resultado da pesquisa concluiu-se que os processos de transformações oriundos da gestão democrática, somente serão possíveis com uma política educacional séria e completamente voltada para formação cidadã do indivíduo. Ao assumir tal posicionamento, as reflexões de Paro, Demo e Saviani (dentre outras fontes igualmente importantes), trouxeram grandes e esclarecedoras contribuições, no sentido de articular a universalização do ensino, políticas educacionais e educação básica de qualidade como uma das veredas da cidadania do sujeito em construção |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Leite, Damião Almeida. A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31075 |
identifier_str_mv |
Leite, Damião Almeida. A gestão democrática na escola pública: um caminho para a cidadania?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Magistério do Ensino Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/1/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/2/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31075/3/DAMI%c3%83O%20ALMEIDA%20LEITE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83386fd117e31fd698751b8b02a051f1 c2a564aa09526726ca5084a6d3e3e8e6 12a1f39824ffadfddd57a765b14f1142 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277887889539072 |