O impacto das estratégias de branding no processo de decisão de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Débora Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33816
Resumo: Este trabalho buscou identificar e compreender o papel do branding, o impacto causado no processo de decisão de compra do consumidor e as estratégias que agregam valor ao relacionamento do consumidor com produtos, serviços e marca. Realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva de natureza quantitativa. A amostra efetuou-se mediante pesquisa online, utilizando o programa Survey Monkey e aplicado aos consumidores de celulares de diferentes marcas. A percepção da população investigada contribuiu para melhor entendimento referente a construção da imagem emocional da marca na mente do consumidor. Como resultado é possível ressaltar que, o conhecimento das necessidades emocionais e os desejos dos consumidores são aspectos relevantes para entender a escolha de um determinado produto, serviço ou marca no ato da decisão de compra. Nesse contexto, o branding é a ferramenta para a construção do impacto estratégico e está diretamente ligado à construção da identidade da marca na mente do consumidor garantindo lealdade e posicionamento. Apesar da dificuldade encontrada no acesso online dos usuários de celulares da marca Apple, o trabalho atingiu seu objetivo através do questionário respondido por uma população mais ampla, consumidores de diversas marcas consideradas fortes no mercado de comunicação. O propósito deste trabalho está focado na contribuição para estudos posteriores sobre a força da marca, temáticas de fidelização e lealdade, fatores de influências de caráter emocional e psicológico e o posicionamento de uma marca que ultrapasse o cenário econômico e alcance em seu cliente a sensação de pertencimento
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