Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Simone Maria Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873
Resumo: Currently, the scientific literature points to a strong relevance of metalinguistic skills for learning to read and write, of which phonological awareness is one of the fundamental metalinguistic skills for its development. This research aimed to analyze the relationship between the dependent variables (reading and writing) and the independent variables of phonological awareness (rhymes, syllabic segmentation, phonemic awareness). Twenty children, attending the 2nd year of Elementary School I in a municipal school of the City of São Paulo, participated in the research. For the study, an assessment of the phonological awareness skill was performed along with reading and writing. Students were assessed by a set of phonological awareness tasks as well as reading and writing of words. The analysis was performed using the Pearson´s correlation test. The results showed a positive correlation between metalinguistic ability (phonological awareness) and reading and writing skills
id PUC_SP-1_edd0b20e8ad4452fd060722f4bda1cf2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/24873
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria Reginahttp://lattes.cnpq.br/5305774332490934http://lattes.cnpq.br/2512603135538376Cruz, Simone Maria Martins2022-02-22T17:20:37Z2022-02-22T17:20:37Z2021-11-08Cruz, Simone Maria Martins. Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873Currently, the scientific literature points to a strong relevance of metalinguistic skills for learning to read and write, of which phonological awareness is one of the fundamental metalinguistic skills for its development. This research aimed to analyze the relationship between the dependent variables (reading and writing) and the independent variables of phonological awareness (rhymes, syllabic segmentation, phonemic awareness). Twenty children, attending the 2nd year of Elementary School I in a municipal school of the City of São Paulo, participated in the research. For the study, an assessment of the phonological awareness skill was performed along with reading and writing. Students were assessed by a set of phonological awareness tasks as well as reading and writing of words. The analysis was performed using the Pearson´s correlation test. The results showed a positive correlation between metalinguistic ability (phonological awareness) and reading and writing skillsAtualmente a literatura científica aponta para uma forte relevância das habilidades metalinguísticas para aprendizagem da leitura e da escrita, da qual a consciência fonológica é uma das habilidades metalinguísticas fundamentais para seu desenvolvimento. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre as variáveis dependentes (leitura e escrita) e as variáveis independentes de consciência fonológica (rimas, segmentação silábica, consciência fonêmica). Participaram dessa pesquisa 20 crianças, cursando o 2º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal da Prefeitura de São Paulo. Para o estudo, foi realizada uma avaliação da habilidade de consciência fonológica juntamente com a leitura e a escrita. Os alunos foram avaliados por um conjunto de tarefas de consciência fonológica, leitura e escrita de palavras. A análise foi realizada com o teste de correlação de Pearson. Os resultados demostraram uma correlação positiva entre a habilidade metalinguística (consciência fonológica) e as habilidades da leitura e da escritaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALLeituraEscritaConsciência fonológicaAlfabetizaçãoReadingWritingPhonological awarenessLiteracyConsciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSimone Maria Martins Cruz.pdfapplication/pdf985368https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/1/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdfab452ae856283816dfbee956ece3cc9aMD51TEXTSimone Maria Martins Cruz.pdf.txtSimone Maria Martins Cruz.pdf.txtExtracted texttext/plain127056https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/2/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf.txte35ce45cae8920c6df45af42a1acc45aMD52THUMBNAILSimone Maria Martins Cruz.pdf.jpgSimone Maria Martins Cruz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/3/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf.jpg7cf87c0b9c8574955c7779894d43f752MD53handle/248732022-02-23 12:26:44.263oai:repositorio.pucsp.br:handle/24873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-23T15:26:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
title Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
Cruz, Simone Maria Martins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Alfabetização
Reading
Writing
Phonological awareness
Literacy
title_short Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
title_full Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
title_sort Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
author Cruz, Simone Maria Martins
author_facet Cruz, Simone Maria Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5305774332490934
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2512603135538376
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Simone Maria Martins
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Alfabetização
Reading
Writing
Phonological awareness
Literacy
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Alfabetização
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Writing
Phonological awareness
Literacy
description Currently, the scientific literature points to a strong relevance of metalinguistic skills for learning to read and write, of which phonological awareness is one of the fundamental metalinguistic skills for its development. This research aimed to analyze the relationship between the dependent variables (reading and writing) and the independent variables of phonological awareness (rhymes, syllabic segmentation, phonemic awareness). Twenty children, attending the 2nd year of Elementary School I in a municipal school of the City of São Paulo, participated in the research. For the study, an assessment of the phonological awareness skill was performed along with reading and writing. Students were assessed by a set of phonological awareness tasks as well as reading and writing of words. The analysis was performed using the Pearson´s correlation test. The results showed a positive correlation between metalinguistic ability (phonological awareness) and reading and writing skills
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T17:20:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T17:20:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cruz, Simone Maria Martins. Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873
identifier_str_mv Cruz, Simone Maria Martins. Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/1/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/2/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/3/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab452ae856283816dfbee956ece3cc9a
e35ce45cae8920c6df45af42a1acc45a
7cf87c0b9c8574955c7779894d43f752
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796228732485632