Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873 |
Resumo: | Currently, the scientific literature points to a strong relevance of metalinguistic skills for learning to read and write, of which phonological awareness is one of the fundamental metalinguistic skills for its development. This research aimed to analyze the relationship between the dependent variables (reading and writing) and the independent variables of phonological awareness (rhymes, syllabic segmentation, phonemic awareness). Twenty children, attending the 2nd year of Elementary School I in a municipal school of the City of São Paulo, participated in the research. For the study, an assessment of the phonological awareness skill was performed along with reading and writing. Students were assessed by a set of phonological awareness tasks as well as reading and writing of words. The analysis was performed using the Pearson´s correlation test. The results showed a positive correlation between metalinguistic ability (phonological awareness) and reading and writing skills |
id |
PUC_SP-1_edd0b20e8ad4452fd060722f4bda1cf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/24873 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria Reginahttp://lattes.cnpq.br/5305774332490934http://lattes.cnpq.br/2512603135538376Cruz, Simone Maria Martins2022-02-22T17:20:37Z2022-02-22T17:20:37Z2021-11-08Cruz, Simone Maria Martins. Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873Currently, the scientific literature points to a strong relevance of metalinguistic skills for learning to read and write, of which phonological awareness is one of the fundamental metalinguistic skills for its development. This research aimed to analyze the relationship between the dependent variables (reading and writing) and the independent variables of phonological awareness (rhymes, syllabic segmentation, phonemic awareness). Twenty children, attending the 2nd year of Elementary School I in a municipal school of the City of São Paulo, participated in the research. For the study, an assessment of the phonological awareness skill was performed along with reading and writing. Students were assessed by a set of phonological awareness tasks as well as reading and writing of words. The analysis was performed using the Pearson´s correlation test. The results showed a positive correlation between metalinguistic ability (phonological awareness) and reading and writing skillsAtualmente a literatura científica aponta para uma forte relevância das habilidades metalinguísticas para aprendizagem da leitura e da escrita, da qual a consciência fonológica é uma das habilidades metalinguísticas fundamentais para seu desenvolvimento. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre as variáveis dependentes (leitura e escrita) e as variáveis independentes de consciência fonológica (rimas, segmentação silábica, consciência fonêmica). Participaram dessa pesquisa 20 crianças, cursando o 2º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal da Prefeitura de São Paulo. Para o estudo, foi realizada uma avaliação da habilidade de consciência fonológica juntamente com a leitura e a escrita. Os alunos foram avaliados por um conjunto de tarefas de consciência fonológica, leitura e escrita de palavras. A análise foi realizada com o teste de correlação de Pearson. Os resultados demostraram uma correlação positiva entre a habilidade metalinguística (consciência fonológica) e as habilidades da leitura e da escritaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALLeituraEscritaConsciência fonológicaAlfabetizaçãoReadingWritingPhonological awarenessLiteracyConsciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSimone Maria Martins Cruz.pdfapplication/pdf985368https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/1/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdfab452ae856283816dfbee956ece3cc9aMD51TEXTSimone Maria Martins Cruz.pdf.txtSimone Maria Martins Cruz.pdf.txtExtracted texttext/plain127056https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/2/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf.txte35ce45cae8920c6df45af42a1acc45aMD52THUMBNAILSimone Maria Martins Cruz.pdf.jpgSimone Maria Martins Cruz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/3/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf.jpg7cf87c0b9c8574955c7779894d43f752MD53handle/248732022-02-23 12:26:44.263oai:repositorio.pucsp.br:handle/24873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-23T15:26:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental |
title |
Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Cruz, Simone Maria Martins CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Leitura Escrita Consciência fonológica Alfabetização Reading Writing Phonological awareness Literacy |
title_short |
Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental |
author |
Cruz, Simone Maria Martins |
author_facet |
Cruz, Simone Maria Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5305774332490934 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2512603135538376 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Simone Maria Martins |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Leitura Escrita Consciência fonológica Alfabetização Reading Writing Phonological awareness Literacy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Consciência fonológica Alfabetização |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Writing Phonological awareness Literacy |
description |
Currently, the scientific literature points to a strong relevance of metalinguistic skills for learning to read and write, of which phonological awareness is one of the fundamental metalinguistic skills for its development. This research aimed to analyze the relationship between the dependent variables (reading and writing) and the independent variables of phonological awareness (rhymes, syllabic segmentation, phonemic awareness). Twenty children, attending the 2nd year of Elementary School I in a municipal school of the City of São Paulo, participated in the research. For the study, an assessment of the phonological awareness skill was performed along with reading and writing. Students were assessed by a set of phonological awareness tasks as well as reading and writing of words. The analysis was performed using the Pearson´s correlation test. The results showed a positive correlation between metalinguistic ability (phonological awareness) and reading and writing skills |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-22T17:20:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-22T17:20:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cruz, Simone Maria Martins. Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873 |
identifier_str_mv |
Cruz, Simone Maria Martins. Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/1/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/2/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24873/3/Simone%20Maria%20Martins%20Cruz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab452ae856283816dfbee956ece3cc9a e35ce45cae8920c6df45af42a1acc45a 7cf87c0b9c8574955c7779894d43f752 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278001842487296 |