Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centeno, Eloiza Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38983
Resumo: Nossa pesquisa tem por objetivo uma investigação sobre a matriz do conto popular no contexto do livro infantil contemporâneo. Analisar a especificidade da ilustração, que está associada a um texto de tradição oral, conto popular, no contexto do livro infantil contemporâneo. A concepção de livro infantil contemporâneo, que subjaz nesta pesquisa corresponde àquele em que a narrativa depende da interação entre ilustração e texto. O resultante da interação do projeto gráfico artístico com o conto popular de tradição é o que configura a análise do corpus Coleção contos de encantamento do autor Luís da Câmara Cascudo, apresentada ao leitor em cinco volumes ilustrados publicados separadamente. São eles: A Princesa de Bambuluá, Couro de Piolho, Maria Gomes, O papagaio Real e mais um volume que abriga duas histórias; O marido da Mãe d’ Água e A Princesa e o Gigante. Apresentadas com ilustrações de Cláudia Scatamacchia. O estudo da ilustração tem como contexto o corpus literário escolhido, em que a obra ganha visualidade através das ilustrações, buscando reconhecer o diálogo que a literatura infantil estabelece entre as duas linguagens verbais e não- verbal, ampliando as possibilidades de leitura dessa obra, enriquecendo-a como objeto artístico. Sendo assim, nossa intenção é investigar como o entrosamento entre o texto verbal e visual na Coleção Contos de Encantamento configura a presença de uma cena narrativa de “contação de histórias”? Buscamos também analisar de que maneira os contos populares têm sido resgatados e atualizados pela literatura infantil contemporânea? Nosso referencial metodológico baseia-se nas informações de diversos autores e literatura cuja proposta fundamenta o corpo teórico. Assim como no próprio depoimento da ilustradora realizado através de entrevista presencial. A análise do corpus é organizada a partir dos seguintes recortes: capa e contracapa, inscrição das capitulares, personagens, ilustrações de página dupla e transformação do herói. Este estudo inicialmente se limita a retomar alguns conceitos acerca da literatura oral para reafirmar sua importância e especificidades. Dentre as diversas formas de expressão da literatura oral, abordamos o conto popular. Situamos a transformação do oral representado pelo código lingüístico verbal para melhor compreender o trajeto das narrativas orais que, mais tarde resultam na Literatura Infantil. O percurso trilhado foi o da oralidade à palavra escrita para chegar finalmente aos livros atuais, conhecendo os possíveis processos de interação verbo-visual na criação do livro infantil contemporâneo
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spelling Loyola, Juliana SilvaCenteno, Eloiza Rodrigues2023-09-12T14:13:40Z2023-09-12T14:13:40Z2010-12-01Centeno, Eloiza Rodrigues. Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38983Nossa pesquisa tem por objetivo uma investigação sobre a matriz do conto popular no contexto do livro infantil contemporâneo. Analisar a especificidade da ilustração, que está associada a um texto de tradição oral, conto popular, no contexto do livro infantil contemporâneo. A concepção de livro infantil contemporâneo, que subjaz nesta pesquisa corresponde àquele em que a narrativa depende da interação entre ilustração e texto. O resultante da interação do projeto gráfico artístico com o conto popular de tradição é o que configura a análise do corpus Coleção contos de encantamento do autor Luís da Câmara Cascudo, apresentada ao leitor em cinco volumes ilustrados publicados separadamente. São eles: A Princesa de Bambuluá, Couro de Piolho, Maria Gomes, O papagaio Real e mais um volume que abriga duas histórias; O marido da Mãe d’ Água e A Princesa e o Gigante. Apresentadas com ilustrações de Cláudia Scatamacchia. O estudo da ilustração tem como contexto o corpus literário escolhido, em que a obra ganha visualidade através das ilustrações, buscando reconhecer o diálogo que a literatura infantil estabelece entre as duas linguagens verbais e não- verbal, ampliando as possibilidades de leitura dessa obra, enriquecendo-a como objeto artístico. 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O percurso trilhado foi o da oralidade à palavra escrita para chegar finalmente aos livros atuais, conhecendo os possíveis processos de interação verbo-visual na criação do livro infantil contemporâneoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em LiteraturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAConto-popularCâmara cascudoContos de encantamentoIlustraçãoLiteratura- infantilConto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTELOIZA RODRIGUES CENTENO_1.pdf.txtELOIZA RODRIGUES CENTENO_1.pdf.txtExtracted texttext/plain150463https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/2/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_1.pdf.txt8ba90410695d4a50f54630a23288f4d9MD52ELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdf.txtELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdf.txtExtracted texttext/plain150463https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/5/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf.txt8ba90410695d4a50f54630a23288f4d9MD55THUMBNAILELOIZA RODRIGUES CENTENO_1.pdf.jpgELOIZA RODRIGUES CENTENO_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1461https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/3/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_1.pdf.jpg7666aa323817237815188f8feaf75a10MD53ELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdf.jpgELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1461https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/6/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf.jpg7666aa323817237815188f8feaf75a10MD56ORIGINALELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdfELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdfapplication/pdf1537208https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/4/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf9f4480df2c2b5af428d19460c4335255MD54handle/389832023-09-14 01:05:37.907oai:repositorio.pucsp.br:handle/38983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-14T04:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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