Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38983 |
Resumo: | Nossa pesquisa tem por objetivo uma investigação sobre a matriz do conto popular no contexto do livro infantil contemporâneo. Analisar a especificidade da ilustração, que está associada a um texto de tradição oral, conto popular, no contexto do livro infantil contemporâneo. A concepção de livro infantil contemporâneo, que subjaz nesta pesquisa corresponde àquele em que a narrativa depende da interação entre ilustração e texto. O resultante da interação do projeto gráfico artístico com o conto popular de tradição é o que configura a análise do corpus Coleção contos de encantamento do autor Luís da Câmara Cascudo, apresentada ao leitor em cinco volumes ilustrados publicados separadamente. São eles: A Princesa de Bambuluá, Couro de Piolho, Maria Gomes, O papagaio Real e mais um volume que abriga duas histórias; O marido da Mãe d’ Água e A Princesa e o Gigante. Apresentadas com ilustrações de Cláudia Scatamacchia. O estudo da ilustração tem como contexto o corpus literário escolhido, em que a obra ganha visualidade através das ilustrações, buscando reconhecer o diálogo que a literatura infantil estabelece entre as duas linguagens verbais e não- verbal, ampliando as possibilidades de leitura dessa obra, enriquecendo-a como objeto artístico. Sendo assim, nossa intenção é investigar como o entrosamento entre o texto verbal e visual na Coleção Contos de Encantamento configura a presença de uma cena narrativa de “contação de histórias”? Buscamos também analisar de que maneira os contos populares têm sido resgatados e atualizados pela literatura infantil contemporânea? Nosso referencial metodológico baseia-se nas informações de diversos autores e literatura cuja proposta fundamenta o corpo teórico. Assim como no próprio depoimento da ilustradora realizado através de entrevista presencial. A análise do corpus é organizada a partir dos seguintes recortes: capa e contracapa, inscrição das capitulares, personagens, ilustrações de página dupla e transformação do herói. Este estudo inicialmente se limita a retomar alguns conceitos acerca da literatura oral para reafirmar sua importância e especificidades. Dentre as diversas formas de expressão da literatura oral, abordamos o conto popular. Situamos a transformação do oral representado pelo código lingüístico verbal para melhor compreender o trajeto das narrativas orais que, mais tarde resultam na Literatura Infantil. O percurso trilhado foi o da oralidade à palavra escrita para chegar finalmente aos livros atuais, conhecendo os possíveis processos de interação verbo-visual na criação do livro infantil contemporâneo |
id |
PUC_SP-1_f754f367b24bdbbb6fc1a3e73d4bd089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/38983 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Loyola, Juliana SilvaCenteno, Eloiza Rodrigues2023-09-12T14:13:40Z2023-09-12T14:13:40Z2010-12-01Centeno, Eloiza Rodrigues. Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38983Nossa pesquisa tem por objetivo uma investigação sobre a matriz do conto popular no contexto do livro infantil contemporâneo. Analisar a especificidade da ilustração, que está associada a um texto de tradição oral, conto popular, no contexto do livro infantil contemporâneo. A concepção de livro infantil contemporâneo, que subjaz nesta pesquisa corresponde àquele em que a narrativa depende da interação entre ilustração e texto. O resultante da interação do projeto gráfico artístico com o conto popular de tradição é o que configura a análise do corpus Coleção contos de encantamento do autor Luís da Câmara Cascudo, apresentada ao leitor em cinco volumes ilustrados publicados separadamente. São eles: A Princesa de Bambuluá, Couro de Piolho, Maria Gomes, O papagaio Real e mais um volume que abriga duas histórias; O marido da Mãe d’ Água e A Princesa e o Gigante. Apresentadas com ilustrações de Cláudia Scatamacchia. O estudo da ilustração tem como contexto o corpus literário escolhido, em que a obra ganha visualidade através das ilustrações, buscando reconhecer o diálogo que a literatura infantil estabelece entre as duas linguagens verbais e não- verbal, ampliando as possibilidades de leitura dessa obra, enriquecendo-a como objeto artístico. Sendo assim, nossa intenção é investigar como o entrosamento entre o texto verbal e visual na Coleção Contos de Encantamento configura a presença de uma cena narrativa de “contação de histórias”? Buscamos também analisar de que maneira os contos populares têm sido resgatados e atualizados pela literatura infantil contemporânea? Nosso referencial metodológico baseia-se nas informações de diversos autores e literatura cuja proposta fundamenta o corpo teórico. Assim como no próprio depoimento da ilustradora realizado através de entrevista presencial. A análise do corpus é organizada a partir dos seguintes recortes: capa e contracapa, inscrição das capitulares, personagens, ilustrações de página dupla e transformação do herói. Este estudo inicialmente se limita a retomar alguns conceitos acerca da literatura oral para reafirmar sua importância e especificidades. Dentre as diversas formas de expressão da literatura oral, abordamos o conto popular. Situamos a transformação do oral representado pelo código lingüístico verbal para melhor compreender o trajeto das narrativas orais que, mais tarde resultam na Literatura Infantil. O percurso trilhado foi o da oralidade à palavra escrita para chegar finalmente aos livros atuais, conhecendo os possíveis processos de interação verbo-visual na criação do livro infantil contemporâneoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em LiteraturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAConto-popularCâmara cascudoContos de encantamentoIlustraçãoLiteratura- infantilConto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTELOIZA RODRIGUES CENTENO_1.pdf.txtELOIZA RODRIGUES CENTENO_1.pdf.txtExtracted texttext/plain150463https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/2/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_1.pdf.txt8ba90410695d4a50f54630a23288f4d9MD52ELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdf.txtELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdf.txtExtracted texttext/plain150463https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/5/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf.txt8ba90410695d4a50f54630a23288f4d9MD55THUMBNAILELOIZA RODRIGUES CENTENO_1.pdf.jpgELOIZA RODRIGUES CENTENO_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1461https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/3/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_1.pdf.jpg7666aa323817237815188f8feaf75a10MD53ELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdf.jpgELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1461https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/6/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf.jpg7666aa323817237815188f8feaf75a10MD56ORIGINALELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdfELOIZA RODRIGUES CENTENO.pdfapplication/pdf1537208https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/4/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf9f4480df2c2b5af428d19460c4335255MD54handle/389832023-09-14 01:05:37.907oai:repositorio.pucsp.br:handle/38983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-14T04:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo |
title |
Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo |
spellingShingle |
Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo Centeno, Eloiza Rodrigues CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA Conto-popular Câmara cascudo Contos de encantamento Ilustração Literatura- infantil |
title_short |
Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo |
title_full |
Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo |
title_fullStr |
Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo |
title_full_unstemmed |
Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo |
title_sort |
Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo |
author |
Centeno, Eloiza Rodrigues |
author_facet |
Centeno, Eloiza Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loyola, Juliana Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Centeno, Eloiza Rodrigues |
contributor_str_mv |
Loyola, Juliana Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA Conto-popular Câmara cascudo Contos de encantamento Ilustração Literatura- infantil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto-popular Câmara cascudo Contos de encantamento Ilustração Literatura- infantil |
description |
Nossa pesquisa tem por objetivo uma investigação sobre a matriz do conto popular no contexto do livro infantil contemporâneo. Analisar a especificidade da ilustração, que está associada a um texto de tradição oral, conto popular, no contexto do livro infantil contemporâneo. A concepção de livro infantil contemporâneo, que subjaz nesta pesquisa corresponde àquele em que a narrativa depende da interação entre ilustração e texto. O resultante da interação do projeto gráfico artístico com o conto popular de tradição é o que configura a análise do corpus Coleção contos de encantamento do autor Luís da Câmara Cascudo, apresentada ao leitor em cinco volumes ilustrados publicados separadamente. São eles: A Princesa de Bambuluá, Couro de Piolho, Maria Gomes, O papagaio Real e mais um volume que abriga duas histórias; O marido da Mãe d’ Água e A Princesa e o Gigante. Apresentadas com ilustrações de Cláudia Scatamacchia. O estudo da ilustração tem como contexto o corpus literário escolhido, em que a obra ganha visualidade através das ilustrações, buscando reconhecer o diálogo que a literatura infantil estabelece entre as duas linguagens verbais e não- verbal, ampliando as possibilidades de leitura dessa obra, enriquecendo-a como objeto artístico. Sendo assim, nossa intenção é investigar como o entrosamento entre o texto verbal e visual na Coleção Contos de Encantamento configura a presença de uma cena narrativa de “contação de histórias”? Buscamos também analisar de que maneira os contos populares têm sido resgatados e atualizados pela literatura infantil contemporânea? Nosso referencial metodológico baseia-se nas informações de diversos autores e literatura cuja proposta fundamenta o corpo teórico. Assim como no próprio depoimento da ilustradora realizado através de entrevista presencial. A análise do corpus é organizada a partir dos seguintes recortes: capa e contracapa, inscrição das capitulares, personagens, ilustrações de página dupla e transformação do herói. Este estudo inicialmente se limita a retomar alguns conceitos acerca da literatura oral para reafirmar sua importância e especificidades. Dentre as diversas formas de expressão da literatura oral, abordamos o conto popular. Situamos a transformação do oral representado pelo código lingüístico verbal para melhor compreender o trajeto das narrativas orais que, mais tarde resultam na Literatura Infantil. O percurso trilhado foi o da oralidade à palavra escrita para chegar finalmente aos livros atuais, conhecendo os possíveis processos de interação verbo-visual na criação do livro infantil contemporâneo |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-12T14:13:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-12T14:13:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Centeno, Eloiza Rodrigues. Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38983 |
identifier_str_mv |
Centeno, Eloiza Rodrigues. Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Literatura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/2/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_1.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/5/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/3/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO_1.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/6/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/38983/4/ELOIZA%20RODRIGUES%20CENTENO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ba90410695d4a50f54630a23288f4d9 8ba90410695d4a50f54630a23288f4d9 7666aa323817237815188f8feaf75a10 7666aa323817237815188f8feaf75a10 9f4480df2c2b5af428d19460c4335255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277841894801408 |