Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777 |
Resumo: | Este trabalho investiga as características de personalidade de quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa, assim como as estratégias utilizadas pelos mesmos para o desenvolvimento da competência leitora em Inglês. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2011, com um grupo de quatro alunos pertencentes à 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, durante as aulas ministradas por mim, como professora e pesquisadora. O trabalho apoiou-se em estudos de pesquisadores que analisaram as características de alunos com bom desempenho em língua inglesa e também em pesquisas de outros estudiosos que avaliaram as estratégias de leitura, dentre os quais se destacam Lightbown e Spada (1997), Paiva (2005) e Grabe e Stoller (2002). A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários e meu conhecimento prévio sobre os procedimentos utilizados pelos alunos durante as leituras e as atividades em sala de aula. Dentre os resultados obtidos, vale citar as seguintes características: atitudes positivas, responsabilidade, motivação, hábitos de estudo e o emprego de estratégias de leitura, tais como inferências e fazer uso de scanning e skimming |
id |
PUC_SP-1_f7cf93dd5b646ea86864ddcd6e34cea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33777 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Marcia MathiasCampos, Cleonice Batista2023-07-05T19:25:30Z2023-07-05T19:25:30Z2012-05-03Campos, Cleonice Batista. Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777Este trabalho investiga as características de personalidade de quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa, assim como as estratégias utilizadas pelos mesmos para o desenvolvimento da competência leitora em Inglês. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2011, com um grupo de quatro alunos pertencentes à 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, durante as aulas ministradas por mim, como professora e pesquisadora. O trabalho apoiou-se em estudos de pesquisadores que analisaram as características de alunos com bom desempenho em língua inglesa e também em pesquisas de outros estudiosos que avaliaram as estratégias de leitura, dentre os quais se destacam Lightbown e Spada (1997), Paiva (2005) e Grabe e Stoller (2002). A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários e meu conhecimento prévio sobre os procedimentos utilizados pelos alunos durante as leituras e as atividades em sala de aula. Dentre os resultados obtidos, vale citar as seguintes características: atitudes positivas, responsabilidade, motivação, hábitos de estudo e o emprego de estratégias de leitura, tais como inferências e fazer uso de scanning e skimmingporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCaracterísticasBons alunosEstratégias de leituraCaracterísticas de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdfapplication/pdf433702https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/1/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf2830843d4303393da5dac4a77b23553cMD51TEXTCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf.txtCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf.txtExtracted texttext/plain98019https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/2/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf.txta88dcf104750772a5201d8c528d77367MD52THUMBNAILCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf.jpgCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/3/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf.jpga474cc58fea068a498360aab51c8428eMD53handle/337772023-09-20 11:07:03.179oai:repositorio.pucsp.br:handle/33777Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:07:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa |
title |
Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa |
spellingShingle |
Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa Campos, Cleonice Batista CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Características Bons alunos Estratégias de leitura |
title_short |
Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa |
title_full |
Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa |
title_fullStr |
Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa |
title_sort |
Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa |
author |
Campos, Cleonice Batista |
author_facet |
Campos, Cleonice Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Marcia Mathias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Cleonice Batista |
contributor_str_mv |
Pinto, Marcia Mathias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Características Bons alunos Estratégias de leitura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Características Bons alunos Estratégias de leitura |
description |
Este trabalho investiga as características de personalidade de quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa, assim como as estratégias utilizadas pelos mesmos para o desenvolvimento da competência leitora em Inglês. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2011, com um grupo de quatro alunos pertencentes à 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, durante as aulas ministradas por mim, como professora e pesquisadora. O trabalho apoiou-se em estudos de pesquisadores que analisaram as características de alunos com bom desempenho em língua inglesa e também em pesquisas de outros estudiosos que avaliaram as estratégias de leitura, dentre os quais se destacam Lightbown e Spada (1997), Paiva (2005) e Grabe e Stoller (2002). A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários e meu conhecimento prévio sobre os procedimentos utilizados pelos alunos durante as leituras e as atividades em sala de aula. Dentre os resultados obtidos, vale citar as seguintes características: atitudes positivas, responsabilidade, motivação, hábitos de estudo e o emprego de estratégias de leitura, tais como inferências e fazer uso de scanning e skimming |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:25:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:25:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Campos, Cleonice Batista. Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777 |
identifier_str_mv |
Campos, Cleonice Batista. Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/1/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/2/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/3/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2830843d4303393da5dac4a77b23553c a88dcf104750772a5201d8c528d77367 a474cc58fea068a498360aab51c8428e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277999219998720 |