Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Cleonice Batista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777
Resumo: Este trabalho investiga as características de personalidade de quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa, assim como as estratégias utilizadas pelos mesmos para o desenvolvimento da competência leitora em Inglês. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2011, com um grupo de quatro alunos pertencentes à 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, durante as aulas ministradas por mim, como professora e pesquisadora. O trabalho apoiou-se em estudos de pesquisadores que analisaram as características de alunos com bom desempenho em língua inglesa e também em pesquisas de outros estudiosos que avaliaram as estratégias de leitura, dentre os quais se destacam Lightbown e Spada (1997), Paiva (2005) e Grabe e Stoller (2002). A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários e meu conhecimento prévio sobre os procedimentos utilizados pelos alunos durante as leituras e as atividades em sala de aula. Dentre os resultados obtidos, vale citar as seguintes características: atitudes positivas, responsabilidade, motivação, hábitos de estudo e o emprego de estratégias de leitura, tais como inferências e fazer uso de scanning e skimming
id PUC_SP-1_f7cf93dd5b646ea86864ddcd6e34cea5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33777
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pinto, Marcia MathiasCampos, Cleonice Batista2023-07-05T19:25:30Z2023-07-05T19:25:30Z2012-05-03Campos, Cleonice Batista. Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777Este trabalho investiga as características de personalidade de quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa, assim como as estratégias utilizadas pelos mesmos para o desenvolvimento da competência leitora em Inglês. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2011, com um grupo de quatro alunos pertencentes à 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, durante as aulas ministradas por mim, como professora e pesquisadora. O trabalho apoiou-se em estudos de pesquisadores que analisaram as características de alunos com bom desempenho em língua inglesa e também em pesquisas de outros estudiosos que avaliaram as estratégias de leitura, dentre os quais se destacam Lightbown e Spada (1997), Paiva (2005) e Grabe e Stoller (2002). A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários e meu conhecimento prévio sobre os procedimentos utilizados pelos alunos durante as leituras e as atividades em sala de aula. Dentre os resultados obtidos, vale citar as seguintes características: atitudes positivas, responsabilidade, motivação, hábitos de estudo e o emprego de estratégias de leitura, tais como inferências e fazer uso de scanning e skimmingporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCaracterísticasBons alunosEstratégias de leituraCaracterísticas de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdfapplication/pdf433702https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/1/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf2830843d4303393da5dac4a77b23553cMD51TEXTCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf.txtCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf.txtExtracted texttext/plain98019https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/2/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf.txta88dcf104750772a5201d8c528d77367MD52THUMBNAILCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf.jpgCLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/3/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf.jpga474cc58fea068a498360aab51c8428eMD53handle/337772023-09-20 11:07:03.179oai:repositorio.pucsp.br:handle/33777Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:07:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
title Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
spellingShingle Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
Campos, Cleonice Batista
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Características
Bons alunos
Estratégias de leitura
title_short Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
title_full Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
title_fullStr Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
title_full_unstemmed Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
title_sort Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa
author Campos, Cleonice Batista
author_facet Campos, Cleonice Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Cleonice Batista
contributor_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Características
Bons alunos
Estratégias de leitura
dc.subject.por.fl_str_mv Características
Bons alunos
Estratégias de leitura
description Este trabalho investiga as características de personalidade de quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa, assim como as estratégias utilizadas pelos mesmos para o desenvolvimento da competência leitora em Inglês. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2011, com um grupo de quatro alunos pertencentes à 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, durante as aulas ministradas por mim, como professora e pesquisadora. O trabalho apoiou-se em estudos de pesquisadores que analisaram as características de alunos com bom desempenho em língua inglesa e também em pesquisas de outros estudiosos que avaliaram as estratégias de leitura, dentre os quais se destacam Lightbown e Spada (1997), Paiva (2005) e Grabe e Stoller (2002). A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários e meu conhecimento prévio sobre os procedimentos utilizados pelos alunos durante as leituras e as atividades em sala de aula. Dentre os resultados obtidos, vale citar as seguintes características: atitudes positivas, responsabilidade, motivação, hábitos de estudo e o emprego de estratégias de leitura, tais como inferências e fazer uso de scanning e skimming
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:25:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:25:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Campos, Cleonice Batista. Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777
identifier_str_mv Campos, Cleonice Batista. Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/1/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/2/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33777/3/CLEONICE%20BATISTA%20CAMPOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2830843d4303393da5dac4a77b23553c
a88dcf104750772a5201d8c528d77367
a474cc58fea068a498360aab51c8428e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277999219998720