Representações sociais acerca da avaliação da aprendizagem de conteúdos matemáticos por estudantes do curso de licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vera Lucia Rangel de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23792
Resumo: As pesquisas que alicerçam a presente tese fazem parte dos estudos da teoria das Representações Sociais e são delimitadas na investigação da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo geral foi analisar as Representações Sociais dos estudantes do 1º e 7º períodos de uma instituição pública federal localizada no município de Nilópolis, no Estado do Rio de Janeiro e os específicos destinaram-se a identificar e analisar quais sejam as representações dos referidos estudantes. A pesquisa contou com vinte e seis discentes participantes (15 estudantes do 1º período e 11 discentes do 7º período) que contribuíram para responder a questão: quais são as Representações Sociais por estudantes de Licenciatura em Matemática acerca da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos? Utilizamos como suporte referencial e metodológico a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a abordagem Culturalista de Denise Jodelet. Para a investigação relacionada à Avaliação da Aprendizagem, autores tais como: Charles Hadji, Jussara Hoffman, Jean Bonniol e Michel Vial, Domingos Fernandes, Cipriano Luckesi, dentre outros. Foram utilizadas a abordagem qualitativa interpretativa e a Técnica de Análise de Conteúdo. A coleta de dados foi dividida em dois momentos. Em ambos objetivou-se identificar como se constroem as Representações Sociais e analisar a epistemologia da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes nos depoimentos dos discentes. O primeiro momento foi dividido em três partes: (1) levantar dados sobre quem são os sujeitos da investigação, utilizando questionários com perguntas estruturadas e não estruturadas; (2) analisar como os estudantes de Licenciatura em Matemática (LM) compreendem e vivenciam o objeto Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos (AA) no cotidiano da formação Matemática, etapa que contou com a Técnica de Associação Livre de Palavras para coleta de dados e (3) identificar as Representações Sociais desses discentes sobre o que eles trazem de significado da AA. Para tal finalidade, foram aplicados questionários com perguntas abertas acerca da AA na Educação Básica (EB) e na LM. No segundo momento, foram utilizados um questionário e a técnica do Grupo Focal (GF) somente para os onze estudantes do 7º período da LM. Nesse segundo momento, os objetivos foram investigar a vivência desses discentes na disciplina Matemática durante a EB e se ela foi decisiva para a escolha do curso de LM, além de analisar nos depoimentos dos estudantes aspectos representativos sobre o tema, com o intuito de buscar informações que completem os dados que favoreçam ao entendimento da temática. Utilizamos o questionário com perguntas abertas com cinco questões, seis estímulos indutores e as respectivas categorias classificadas de Aprendizagem de conteúdos matemáticos de acordo com as discussões dos estudantes. Os dados foram tratados a partir dos softwares Iramuteq 0.7 alpha 2 e Excel. Utilizamos Classificação Hierárquica Descendente; Nuvem de Palavras e Árvore Máxima de Similitude. Os resultados revelaram que os significados que os estudantes têm acerca da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos no curso de Licenciatura em Matemática estão ancorados nas Representações Sociais da forma como a Avaliação da Aprendizagem é confundida com os instrumentos que a qualificam e a objetivam, em conceitos de múltiplas versões confusas, em distorções, subtrações e defasagens quanto ao seu significado na EB e na 10 LM. Estudantes a ancoram em Representações Sociais por “exame, prova, teste, trabalhos e medição” - Consenso de crenças e de opiniões tradicionais a respeito da AA e de sentimentos de “exclusão, injustiça e medição”. Eles objetivam que a AA é importante quanto à sua formação e quanto ao desejo de ser professor, além de expressarem sentimentos de satisfação pelo curso. Ao reunir dados dos questionários e do Grupo Focal, a análise de conteúdo expressa que, apesar de os estudantes estarem no sétimo período, permanece a representação de que a AA serve para medir e que prevalece somente a avaliação somativa e não formativa em sala de aula; continuam inseridos na cultura de a AA ser exame e que o processo avaliativo ao final do período (semestre) é um modelo ideal de avaliar. Esses estudantes passam por serem reféns do desconhecimento que orbita em torno de suas crenças, mesmo tendo cursado as disciplinas Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Educacional. Para finalizar o processo de formação do nosso futuro professor de Matemática, mantêm-se conceitos, crenças e significados que estão carregados de representações. Não houve mudanças significativas nas Representações Sociais desses sujeitos, mesmo estando eles em grupos sociais (1º e 7º períodos) diferentes, embora se constate o mesmo no grupo de pertença dos professores. Os depoimentos dos estudantes mostraram que a AA acaba por não ser um processo formativo e sim somativo. Deve-se registrar, contudo, que tivemos representações positivas por parte de alunos que, em alguns momentos, refletiram sobre a AA como processo contínuo
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O objetivo geral foi analisar as Representações Sociais dos estudantes do 1º e 7º períodos de uma instituição pública federal localizada no município de Nilópolis, no Estado do Rio de Janeiro e os específicos destinaram-se a identificar e analisar quais sejam as representações dos referidos estudantes. A pesquisa contou com vinte e seis discentes participantes (15 estudantes do 1º período e 11 discentes do 7º período) que contribuíram para responder a questão: quais são as Representações Sociais por estudantes de Licenciatura em Matemática acerca da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos? Utilizamos como suporte referencial e metodológico a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a abordagem Culturalista de Denise Jodelet. Para a investigação relacionada à Avaliação da Aprendizagem, autores tais como: Charles Hadji, Jussara Hoffman, Jean Bonniol e Michel Vial, Domingos Fernandes, Cipriano Luckesi, dentre outros. Foram utilizadas a abordagem qualitativa interpretativa e a Técnica de Análise de Conteúdo. A coleta de dados foi dividida em dois momentos. Em ambos objetivou-se identificar como se constroem as Representações Sociais e analisar a epistemologia da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes nos depoimentos dos discentes. O primeiro momento foi dividido em três partes: (1) levantar dados sobre quem são os sujeitos da investigação, utilizando questionários com perguntas estruturadas e não estruturadas; (2) analisar como os estudantes de Licenciatura em Matemática (LM) compreendem e vivenciam o objeto Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos (AA) no cotidiano da formação Matemática, etapa que contou com a Técnica de Associação Livre de Palavras para coleta de dados e (3) identificar as Representações Sociais desses discentes sobre o que eles trazem de significado da AA. Para tal finalidade, foram aplicados questionários com perguntas abertas acerca da AA na Educação Básica (EB) e na LM. No segundo momento, foram utilizados um questionário e a técnica do Grupo Focal (GF) somente para os onze estudantes do 7º período da LM. Nesse segundo momento, os objetivos foram investigar a vivência desses discentes na disciplina Matemática durante a EB e se ela foi decisiva para a escolha do curso de LM, além de analisar nos depoimentos dos estudantes aspectos representativos sobre o tema, com o intuito de buscar informações que completem os dados que favoreçam ao entendimento da temática. Utilizamos o questionário com perguntas abertas com cinco questões, seis estímulos indutores e as respectivas categorias classificadas de Aprendizagem de conteúdos matemáticos de acordo com as discussões dos estudantes. Os dados foram tratados a partir dos softwares Iramuteq 0.7 alpha 2 e Excel. 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Ao reunir dados dos questionários e do Grupo Focal, a análise de conteúdo expressa que, apesar de os estudantes estarem no sétimo período, permanece a representação de que a AA serve para medir e que prevalece somente a avaliação somativa e não formativa em sala de aula; continuam inseridos na cultura de a AA ser exame e que o processo avaliativo ao final do período (semestre) é um modelo ideal de avaliar. Esses estudantes passam por serem reféns do desconhecimento que orbita em torno de suas crenças, mesmo tendo cursado as disciplinas Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Educacional. Para finalizar o processo de formação do nosso futuro professor de Matemática, mantêm-se conceitos, crenças e significados que estão carregados de representações. Não houve mudanças significativas nas Representações Sociais desses sujeitos, mesmo estando eles em grupos sociais (1º e 7º períodos) diferentes, embora se constate o mesmo no grupo de pertença dos professores. Os depoimentos dos estudantes mostraram que a AA acaba por não ser um processo formativo e sim somativo. Deve-se registrar, contudo, que tivemos representações positivas por parte de alunos que, em alguns momentos, refletiram sobre a AA como processo contínuoThe researches that support the present thesis are part of the studies of the theory of Social Representations and delimited in the investigation of the Learning Evaluation of mathematical contents of students of the Degree in Mathematics. The general objective was to analyze the Social Representations of students from the 1st and 7th periods of a federal public institution located in the municipality of Nilópolis, in the State of Rio de Janeiro and the specific ones were intended to identify and analyze what are the representations of these students. The research had twenty-six participating students (15 students from the 1st period and 11 students from the 7th period) who contributed to answer: what are the Social Representations by Mathematics Degree students about the Learning Assessment of mathematical contents? We used as a referential and methodological support the theory of Social Representations of Serge Moscovici and the Culturalist approach of Denise Jodelet. For research related to Learning Assessment, authors such as: Hadji, Hoffman, Bonniol e Vial, Fernandes, Luckesi, among others. The qualitative interpretative approach and the Content Analysis Technique were used. Data collection was divided into two stages. In both, the objective was to identify how Social Representations are built and to analyze the Learning Assessment epistemology of mathematical contents present in the testimonies of the students. The first moment was divided into three parts: (1) collecting data on who are the subjects of the investigation, using questionnaires with structured and unstructured questions; (2) to analyze how undergraduate students in Mathematics (LM) understand and experience the Learning Assessment object of mathematical content (AA) in the mathematics education routine, a step that included the Free Word Association Technique for data collection and (3) to identify the Social Representations of these students about what they mean by AA. For this purpose, questionnaires with open questions about AA in Basic Education (EB) and LM were applied. In the second moment, a questionnaire and the technique of the Focus Group (FG) were used only for the eleven students of the 7th period of the LM. In this second moment, the objectives were to verify the experience of these students in the Mathematics discipline during EB and if it was decisive for the choice of the LM course, in addition to verifying in the testimonies of the students representative aspects on the theme, in order to seek information that complete the data that favor the understanding of the theme. We used the questionnaire with open questions with five questions, six inducing stimuli and the respective categories classified as Learning mathematical content according to the discussions of the students. The data were processed using the Iramuteq 0.7 alpha 2 and Excel software. We use Descending Hierarchical Classification; Word Cloud and Maximum Similitude Tree. The results revealed that the meanings that students have about Learning Assessment of mathematical contents in the Mathematics Degree course are anchored in Social Representations of how Learning Assessment is confused with the instruments that qualify and objectify it, in concepts multiple confusing versions, in distortions, subtractions and lags as to their meaning in EB and LM. Students anchor it in Social Representations by “exam, proof, test, work and measurement” - Consensus of traditional beliefs and opinions about AA and feelings of “exclusion, injustice and measurement”. They aim that AA is important in terms of their education and the desire to be a teacher, in addition to expressing feelings of satisfaction with the course. When gathering data from the questionnaires and the Focus Group, the content 12 analysis expresses that, although the students are in the seventh period, the representation remains that the AA serves to measure and that only the summative and non-formative assessment in the classroom prevails ; remain inserted in the culture of AA being examined and that the evaluation process at the end of the period (semester) is an ideal model to evaluate. These students pass for being hostages of the ignorance that orbits around their beliefs, even having attended the disciplines Learning Assessment and Educational Assessment. To conclude the process of training our future mathematics teacher, concepts, beliefs and meanings are maintained, which are full of representations. There were no significant changes in the Social Representations of these subjects, even though they were in different social groups (1st and 7th periods), although the same was found in the group of teachers. The testimonies of the students showed that the AA turns out not to be a formative process, but a summative one. It should be noted, however, that we had positive representations by students who, at times, reflected on AA as an ongoing processCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matemática - Formação profissionalEducação MatemáticaMathematics - Study and teachingMathematics teachers - Occupational trainingMathematical EducationRepresentações sociais acerca da avaliação da aprendizagem de conteúdos matemáticos por estudantes do curso de licenciatura em MatemáticaSocial representations about the assessment of mathematical content learning by mathematics undergraduate students doctoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVera Lucia Rangel de Souza.pdfVera Lucia Rangel de Souza.pdfapplication/pdf4221306https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23792/1/Vera%20Lucia%20Rangel%20de%20Souza.pdf5f10a003dc2d0ba0b6455f3d67c6a08cMD51TEXTVera Lucia Rangel de Souza.pdf.txtVera Lucia Rangel de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain701016https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23792/2/Vera%20Lucia%20Rangel%20de%20Souza.pdf.txt9e965b940e08fc099220c97f68b732c0MD52THUMBNAILVera Lucia Rangel de Souza.pdf.jpgVera Lucia Rangel de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23792/3/Vera%20Lucia%20Rangel%20de%20Souza.pdf.jpg57a5048b004a060e6874cad0a0f50cc5MD53handle/237922021-10-26 01:01:29.791oai:repositorio.pucsp.br:handle/23792Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-26T04:01:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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Utilizamos como suporte referencial e metodológico a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a abordagem Culturalista de Denise Jodelet. Para a investigação relacionada à Avaliação da Aprendizagem, autores tais como: Charles Hadji, Jussara Hoffman, Jean Bonniol e Michel Vial, Domingos Fernandes, Cipriano Luckesi, dentre outros. Foram utilizadas a abordagem qualitativa interpretativa e a Técnica de Análise de Conteúdo. A coleta de dados foi dividida em dois momentos. Em ambos objetivou-se identificar como se constroem as Representações Sociais e analisar a epistemologia da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes nos depoimentos dos discentes. O primeiro momento foi dividido em três partes: (1) levantar dados sobre quem são os sujeitos da investigação, utilizando questionários com perguntas estruturadas e não estruturadas; (2) analisar como os estudantes de Licenciatura em Matemática (LM) compreendem e vivenciam o objeto Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos (AA) no cotidiano da formação Matemática, etapa que contou com a Técnica de Associação Livre de Palavras para coleta de dados e (3) identificar as Representações Sociais desses discentes sobre o que eles trazem de significado da AA. Para tal finalidade, foram aplicados questionários com perguntas abertas acerca da AA na Educação Básica (EB) e na LM. No segundo momento, foram utilizados um questionário e a técnica do Grupo Focal (GF) somente para os onze estudantes do 7º período da LM. Nesse segundo momento, os objetivos foram investigar a vivência desses discentes na disciplina Matemática durante a EB e se ela foi decisiva para a escolha do curso de LM, além de analisar nos depoimentos dos estudantes aspectos representativos sobre o tema, com o intuito de buscar informações que completem os dados que favoreçam ao entendimento da temática. Utilizamos o questionário com perguntas abertas com cinco questões, seis estímulos indutores e as respectivas categorias classificadas de Aprendizagem de conteúdos matemáticos de acordo com as discussões dos estudantes. Os dados foram tratados a partir dos softwares Iramuteq 0.7 alpha 2 e Excel. Utilizamos Classificação Hierárquica Descendente; Nuvem de Palavras e Árvore Máxima de Similitude. Os resultados revelaram que os significados que os estudantes têm acerca da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos matemáticos no curso de Licenciatura em Matemática estão ancorados nas Representações Sociais da forma como a Avaliação da Aprendizagem é confundida com os instrumentos que a qualificam e a objetivam, em conceitos de múltiplas versões confusas, em distorções, subtrações e defasagens quanto ao seu significado na EB e na 10 LM. Estudantes a ancoram em Representações Sociais por “exame, prova, teste, trabalhos e medição” - Consenso de crenças e de opiniões tradicionais a respeito da AA e de sentimentos de “exclusão, injustiça e medição”. Eles objetivam que a AA é importante quanto à sua formação e quanto ao desejo de ser professor, além de expressarem sentimentos de satisfação pelo curso. Ao reunir dados dos questionários e do Grupo Focal, a análise de conteúdo expressa que, apesar de os estudantes estarem no sétimo período, permanece a representação de que a AA serve para medir e que prevalece somente a avaliação somativa e não formativa em sala de aula; continuam inseridos na cultura de a AA ser exame e que o processo avaliativo ao final do período (semestre) é um modelo ideal de avaliar. Esses estudantes passam por serem reféns do desconhecimento que orbita em torno de suas crenças, mesmo tendo cursado as disciplinas Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Educacional. Para finalizar o processo de formação do nosso futuro professor de Matemática, mantêm-se conceitos, crenças e significados que estão carregados de representações. Não houve mudanças significativas nas Representações Sociais desses sujeitos, mesmo estando eles em grupos sociais (1º e 7º períodos) diferentes, embora se constate o mesmo no grupo de pertença dos professores. 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