A importância da brincadeira na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lisânias Cornélia de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18591
Resumo: Este trabalho tem como assunto brincadeiras infantis, sendo o brincar uma atividade própria da criança, uma forma de estar diante do mundo social e físico e interagir com ele, a porta pela qual a criança entra em contato com outras pessoas e com as coisas, é o instrumento para a construção coletiva do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada em autores como Piaget, Kishimoto, Carneiro entre outros. Se a criança precisa brincar para ser ela mesma, para desenvolver-se, para construir conhecimentos, expressar suas emoções, entender o mundo que chega até ela, pode-se afirmar que a criança tem o direito de brincar e que os adultos (principalmente os educadores) têm que possibilitar o exercício desse direito, assegurando a sobrevivência dos sonhos e promovendo uma construção de conhecimentos vinculada ao prazer de viver. Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo, forma a sua personalidade e acaba recriando situações do cotidiano. Neste trabalho busco demonstrar que o ato de brincar é de grande valor na construção do conhecimento, por poder permitir que a criança explore seu mundo interior e descubra os elementos externos em si, que exercite a socialização e adquira qualidades fundamentais para seu desenvolvimento físico e mental
id PUC_SP-1_fe55db7937cd71c1fb10fa6af68488a2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18591
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Marisa Del CioppoSouza, Lisânias Cornélia de2016-07-28T20:39:33Z2016-04-29T14:50:07Z2007-12-03Souza, Lisânias Cornélia de. A importância da brincadeira na educação infantil. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18591Este trabalho tem como assunto brincadeiras infantis, sendo o brincar uma atividade própria da criança, uma forma de estar diante do mundo social e físico e interagir com ele, a porta pela qual a criança entra em contato com outras pessoas e com as coisas, é o instrumento para a construção coletiva do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada em autores como Piaget, Kishimoto, Carneiro entre outros. Se a criança precisa brincar para ser ela mesma, para desenvolver-se, para construir conhecimentos, expressar suas emoções, entender o mundo que chega até ela, pode-se afirmar que a criança tem o direito de brincar e que os adultos (principalmente os educadores) têm que possibilitar o exercício desse direito, assegurando a sobrevivência dos sonhos e promovendo uma construção de conhecimentos vinculada ao prazer de viver. Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo, forma a sua personalidade e acaba recriando situações do cotidiano. Neste trabalho busco demonstrar que o ato de brincar é de grande valor na construção do conhecimento, por poder permitir que a criança explore seu mundo interior e descubra os elementos externos em si, que exercite a socialização e adquira qualidades fundamentais para seu desenvolvimento físico e mentalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35673/Lisanias%20Cornelia%20de%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCriançaBrincadeiraConstrução do conhecimentoPersonalidadeBrinquedotecaA importância da brincadeira na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLisanias Cornelia de Souza.pdf.txtLisanias Cornelia de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain96050https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18591/3/Lisanias%20Cornelia%20de%20Souza.pdf.txtd2441490aa288c635077fa0cc8b4eebdMD53THUMBNAILLisanias Cornelia de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18591/1/Lisanias%20Cornelia%20de%20Souza.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALLisanias Cornelia de Souza.pdfapplication/pdf258580https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18591/2/Lisanias%20Cornelia%20de%20Souza.pdf342516b519dc00245744cf40c18fc3beMD52handle/185912022-12-21 17:01:34.721oai:repositorio.pucsp.br:handle/18591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da brincadeira na educação infantil
title A importância da brincadeira na educação infantil
spellingShingle A importância da brincadeira na educação infantil
Souza, Lisânias Cornélia de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Criança
Brincadeira
Construção do conhecimento
Personalidade
Brinquedoteca
title_short A importância da brincadeira na educação infantil
title_full A importância da brincadeira na educação infantil
title_fullStr A importância da brincadeira na educação infantil
title_full_unstemmed A importância da brincadeira na educação infantil
title_sort A importância da brincadeira na educação infantil
author Souza, Lisânias Cornélia de
author_facet Souza, Lisânias Cornélia de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Marisa Del Cioppo
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lisânias Cornélia de
contributor_str_mv Elias, Marisa Del Cioppo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Criança
Brincadeira
Construção do conhecimento
Personalidade
Brinquedoteca
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Brincadeira
Construção do conhecimento
Personalidade
Brinquedoteca
description Este trabalho tem como assunto brincadeiras infantis, sendo o brincar uma atividade própria da criança, uma forma de estar diante do mundo social e físico e interagir com ele, a porta pela qual a criança entra em contato com outras pessoas e com as coisas, é o instrumento para a construção coletiva do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada em autores como Piaget, Kishimoto, Carneiro entre outros. Se a criança precisa brincar para ser ela mesma, para desenvolver-se, para construir conhecimentos, expressar suas emoções, entender o mundo que chega até ela, pode-se afirmar que a criança tem o direito de brincar e que os adultos (principalmente os educadores) têm que possibilitar o exercício desse direito, assegurando a sobrevivência dos sonhos e promovendo uma construção de conhecimentos vinculada ao prazer de viver. Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo, forma a sua personalidade e acaba recriando situações do cotidiano. Neste trabalho busco demonstrar que o ato de brincar é de grande valor na construção do conhecimento, por poder permitir que a criança explore seu mundo interior e descubra os elementos externos em si, que exercite a socialização e adquira qualidades fundamentais para seu desenvolvimento físico e mental
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T20:39:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T14:50:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Lisânias Cornélia de. A importância da brincadeira na educação infantil. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18591
identifier_str_mv Souza, Lisânias Cornélia de. A importância da brincadeira na educação infantil. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18591/3/Lisanias%20Cornelia%20de%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18591/1/Lisanias%20Cornelia%20de%20Souza.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18591/2/Lisanias%20Cornelia%20de%20Souza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2441490aa288c635077fa0cc8b4eebd
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
342516b519dc00245744cf40c18fc3be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796066507292672