Relatório de supervisão pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6988 |
Resumo: | A supervisão/Orientação de estágio, é uma condição de ação que nos proporciona vivenciar momentos de constante aprendizagem e evolução. Neste estudo, temos como principal propósito, aprofundar conhecimentos que nos levem a exercer a função de supervisão com mais rigor e competência. É do senso comum que avaliar não é tarefa fácil e que deve ser um processo metódico, bem planeado, organizado e o mais objetivo possível. Partindo deste pressuposto, o presente relatório pretende demonstrar a forma como procedemos na orientação e avaliação dos estagiários, e todas as dúvidas que sentimos ao longo de todo este processo onde a observação é um fator determinante. Assumindo a função de Orientadora, iniciámos todo o processo tendo por base os documentos orientadores fornecidos pela UTAD, tendo como pilar de ação a nossa formação teórico-prática adquirida, aleada à nossa experiência profissional. Procurámos desde o início assumir a postura de elo de ligação com a comunidade educativa, colaborando e incentivando, para que a busca do sucesso pedagógico através de uma reflexão constante, seja uma realidade. A estreita ligação estabelecida com os conselhos de turma, os diretores de turma e o grupo disciplinar, através da participação em reuniões, permitiu-lhes obter mais conhecimentos e adequar melhor as estratégias. A autonomia que lhes foi concebida, permitiu-lhes pôr em prática novas ideias, cometer erros e refletir sobre eles, pois só assim foi possível melhorar e adequar as estratégias à turma e aos alunos em particular. Dentro das minhas possibilidades, estive sempre disponível ao diálogo, à troca de ideias, de experiências e saberes, ao aconselhamento e à reflexão. A reflexão sistemática do professor, assume um papel fundamental no desenvolvimento de uma nova compreensão do seu ensino. É através da reflexão e da troca de conhecimentos que todos nós evoluímos e que a nossa ação pedagógica se torna mais rica e eficaz. |
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