Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946
Resumo: Neste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qualprocurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que osprofessores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunosproduzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivodidático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de formaexplícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dostextos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de umprograma de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensinobásico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar ascaracterísticas dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes edepois da implementação do MDG. 
id PUC_SP-4_2405df429c7890ca7ee030e3f8297f42
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40946
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzemmodelo didático do génerosequência de ensinoexposição escritaensino básicoNeste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qualprocurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que osprofessores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunosproduzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivodidático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de formaexplícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dostextos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de umprograma de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensinobásico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar ascaracterísticas dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes edepois da implementação do MDG. Pontifícia Universidade Católica de São paulo2019-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 4 (2018)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946/27631Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Mariana Oliveira2019-02-06T20:25:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40946Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-02-06T20:25:35DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
title Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
spellingShingle Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
Pinto, Mariana Oliveira
modelo didático do género
sequência de ensino
exposição escrita
ensino básico
title_short Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
title_full Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
title_fullStr Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
title_full_unstemmed Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
title_sort Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
author Pinto, Mariana Oliveira
author_facet Pinto, Mariana Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv modelo didático do género
sequência de ensino
exposição escrita
ensino básico
topic modelo didático do género
sequência de ensino
exposição escrita
ensino básico
description Neste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qualprocurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que osprofessores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunosproduzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivodidático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de formaexplícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dostextos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de umprograma de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensinobásico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar ascaracterísticas dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes edepois da implementação do MDG. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946/27631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 4 (2018)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129303276847104