Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946 |
Resumo: | Neste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qualprocurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que osprofessores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunosproduzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivodidático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de formaexplícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dostextos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de umprograma de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensinobásico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar ascaracterísticas dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes edepois da implementação do MDG. |
id |
PUC_SP-4_2405df429c7890ca7ee030e3f8297f42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40946 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzemmodelo didático do génerosequência de ensinoexposição escritaensino básicoNeste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qualprocurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que osprofessores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunosproduzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivodidático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de formaexplícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dostextos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de umprograma de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensinobásico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar ascaracterísticas dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes edepois da implementação do MDG. Pontifícia Universidade Católica de São paulo2019-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 4 (2018)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946/27631Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Mariana Oliveira2019-02-06T20:25:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40946Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-02-06T20:25:35DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem |
title |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem |
spellingShingle |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem Pinto, Mariana Oliveira modelo didático do género sequência de ensino exposição escrita ensino básico |
title_short |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem |
title_full |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem |
title_fullStr |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem |
title_full_unstemmed |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem |
title_sort |
Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem |
author |
Pinto, Mariana Oliveira |
author_facet |
Pinto, Mariana Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Mariana Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelo didático do género sequência de ensino exposição escrita ensino básico |
topic |
modelo didático do género sequência de ensino exposição escrita ensino básico |
description |
Neste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qualprocurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que osprofessores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunosproduzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivodidático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de formaexplícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dostextos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de umprograma de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensinobásico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar ascaracterísticas dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes edepois da implementação do MDG. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40946/27631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 4 (2018) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129303276847104 |