FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010 |
Resumo: | A participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do “supervisor de estágio”. Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na “verdade” a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise. |
id |
PUC_SP-4_5ac2962ca353cb4e7be7b344138b446e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40010 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊSformadores de professores reflexivosestágioexperiência pessoalpesquisa acadêmicaA participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do “supervisor de estágio”. Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na “verdade” a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 16 n. 1 (2000)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010/27034Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenes, TelmaReis, SimoneOrtenzi, Denise I. B. G.2018-11-23T13:28:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40010Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-11-23T13:28:30DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS |
title |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS |
spellingShingle |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS Gimenes, Telma formadores de professores reflexivos estágio experiência pessoal pesquisa acadêmica |
title_short |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS |
title_full |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS |
title_fullStr |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS |
title_full_unstemmed |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS |
title_sort |
FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS |
author |
Gimenes, Telma |
author_facet |
Gimenes, Telma Reis, Simone Ortenzi, Denise I. B. G. |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Simone Ortenzi, Denise I. B. G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenes, Telma Reis, Simone Ortenzi, Denise I. B. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formadores de professores reflexivos estágio experiência pessoal pesquisa acadêmica |
topic |
formadores de professores reflexivos estágio experiência pessoal pesquisa acadêmica |
description |
A participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do “supervisor de estágio”. Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na “verdade” a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010/27034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 16 n. 1 (2000) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129303227564032 |