FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Telma
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reis, Simone, Ortenzi, Denise I. B. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010
Resumo: A participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do “supervisor de estágio”. Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na “verdade” a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise.
id PUC_SP-4_5ac2962ca353cb4e7be7b344138b446e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40010
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊSformadores de professores reflexivosestágioexperiência pessoalpesquisa acadêmicaA participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do “supervisor de estágio”. Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na “verdade” a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 16 n. 1 (2000)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010/27034Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenes, TelmaReis, SimoneOrtenzi, Denise I. B. G.2018-11-23T13:28:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40010Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-11-23T13:28:30DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
title FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
spellingShingle FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
Gimenes, Telma
formadores de professores reflexivos
estágio
experiência pessoal
pesquisa acadêmica
title_short FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
title_full FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
title_fullStr FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
title_full_unstemmed FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
title_sort FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
author Gimenes, Telma
author_facet Gimenes, Telma
Reis, Simone
Ortenzi, Denise I. B. G.
author_role author
author2 Reis, Simone
Ortenzi, Denise I. B. G.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Telma
Reis, Simone
Ortenzi, Denise I. B. G.
dc.subject.por.fl_str_mv formadores de professores reflexivos
estágio
experiência pessoal
pesquisa acadêmica
topic formadores de professores reflexivos
estágio
experiência pessoal
pesquisa acadêmica
description A participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do “supervisor de estágio”. Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na “verdade” a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010/27034
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 16 n. 1 (2000)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129303227564032