Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Valderesa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534
Resumo: Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educação continuada da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na construção de si e da prática docente de professores de Educação Básica. Para tanto, as repercussões do projeto de educação continuada nos professores do Colégio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial teórico de sustentação baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflexão sobre a importância de um projeto de educação continuada que contemple ações para a formação de si e para a transformação da prática docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observações da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participação no projeto de educação continuada propiciou mudança no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inovações na prática pedagógica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento teórico que o ser humano é um itinerante e, como humano, está em processo de construir-se, porque ainda não é o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educação continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimensões que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribuição desta pesquisa, pela análise e interpretação de seus resultados, está na ênfase da autoformação para a construção de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa prática pedagógica humanizadora. A partir de um projeto de educação continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa possível para qualificar o professor, a escola e a Educação Básica, promovendo uma ética do cuidado com a vida planetária.
id P_RS_11430594ae6682d2c6c9420726235789
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3534
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portal, Leda Lísia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:27118061034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564692E4Moro, Valderesa2015-04-14T14:22:34Z2011-08-122008-01-08MORO, Valderesa. Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399735.pdf: 1299584 bytes, checksum: b2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4d (MD5) Previous issue date: 2008-01-08Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educação continuada da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na construção de si e da prática docente de professores de Educação Básica. Para tanto, as repercussões do projeto de educação continuada nos professores do Colégio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial teórico de sustentação baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflexão sobre a importância de um projeto de educação continuada que contemple ações para a formação de si e para a transformação da prática docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observações da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participação no projeto de educação continuada propiciou mudança no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inovações na prática pedagógica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento teórico que o ser humano é um itinerante e, como humano, está em processo de construir-se, porque ainda não é o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educação continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimensões que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribuição desta pesquisa, pela análise e interpretação de seus resultados, está na ênfase da autoformação para a construção de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa prática pedagógica humanizadora. A partir de um projeto de educação continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa possível para qualificar o professor, a escola e a Educação Básica, promovendo uma ética do cuidado com a vida planetária.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13047/399735.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPRÁTICA DE ENSINOEDUCAÇÃO BÁSICAEDUCAÇÃO CONTINUADACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399735.pdf.jpg399735.pdf.jpgimage/jpeg3935http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/3/399735.pdf.jpge655dd8a9d7f06dbb211084f0cb6dce4MD53TEXT399735.pdf.txt399735.pdf.txttext/plain427319http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/2/399735.pdf.txt6ecdd4fe3d3f2eb71ed2a54988053d96MD52ORIGINAL399735.pdfapplication/pdf1299584http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/1/399735.pdfb2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4dMD51tede/35342015-04-17 15:54:57.839oai:tede2.pucrs.br:tede/3534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
title Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
spellingShingle Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
Moro, Valderesa
EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
title_full Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
title_fullStr Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
title_full_unstemmed Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
title_sort Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
author Moro, Valderesa
author_facet Moro, Valderesa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29243980025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:27118061034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564692E4
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Valderesa
contributor_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO CONTINUADA
topic EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educação continuada da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na construção de si e da prática docente de professores de Educação Básica. Para tanto, as repercussões do projeto de educação continuada nos professores do Colégio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial teórico de sustentação baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflexão sobre a importância de um projeto de educação continuada que contemple ações para a formação de si e para a transformação da prática docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observações da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participação no projeto de educação continuada propiciou mudança no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inovações na prática pedagógica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento teórico que o ser humano é um itinerante e, como humano, está em processo de construir-se, porque ainda não é o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educação continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimensões que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribuição desta pesquisa, pela análise e interpretação de seus resultados, está na ênfase da autoformação para a construção de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa prática pedagógica humanizadora. A partir de um projeto de educação continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa possível para qualificar o professor, a escola e a Educação Básica, promovendo uma ética do cuidado com a vida planetária.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-08
dc.date.available.fl_str_mv 2011-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORO, Valderesa. Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534
identifier_str_mv MORO, Valderesa. Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/3/399735.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/2/399735.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/1/399735.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e655dd8a9d7f06dbb211084f0cb6dce4
6ecdd4fe3d3f2eb71ed2a54988053d96
b2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294202224640