Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534 |
Resumo: | Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educação continuada da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na construção de si e da prática docente de professores de Educação Básica. Para tanto, as repercussões do projeto de educação continuada nos professores do Colégio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial teórico de sustentação baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflexão sobre a importância de um projeto de educação continuada que contemple ações para a formação de si e para a transformação da prática docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observações da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participação no projeto de educação continuada propiciou mudança no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inovações na prática pedagógica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento teórico que o ser humano é um itinerante e, como humano, está em processo de construir-se, porque ainda não é o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educação continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimensões que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribuição desta pesquisa, pela análise e interpretação de seus resultados, está na ênfase da autoformação para a construção de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa prática pedagógica humanizadora. A partir de um projeto de educação continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa possível para qualificar o professor, a escola e a Educação Básica, promovendo uma ética do cuidado com a vida planetária. |
id |
P_RS_11430594ae6682d2c6c9420726235789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3534 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portal, Leda Lísia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:27118061034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564692E4Moro, Valderesa2015-04-14T14:22:34Z2011-08-122008-01-08MORO, Valderesa. Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399735.pdf: 1299584 bytes, checksum: b2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4d (MD5) Previous issue date: 2008-01-08Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educação continuada da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na construção de si e da prática docente de professores de Educação Básica. Para tanto, as repercussões do projeto de educação continuada nos professores do Colégio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial teórico de sustentação baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflexão sobre a importância de um projeto de educação continuada que contemple ações para a formação de si e para a transformação da prática docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observações da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participação no projeto de educação continuada propiciou mudança no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inovações na prática pedagógica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento teórico que o ser humano é um itinerante e, como humano, está em processo de construir-se, porque ainda não é o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educação continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimensões que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribuição desta pesquisa, pela análise e interpretação de seus resultados, está na ênfase da autoformação para a construção de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa prática pedagógica humanizadora. A partir de um projeto de educação continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa possível para qualificar o professor, a escola e a Educação Básica, promovendo uma ética do cuidado com a vida planetária.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13047/399735.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPRÁTICA DE ENSINOEDUCAÇÃO BÁSICAEDUCAÇÃO CONTINUADACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399735.pdf.jpg399735.pdf.jpgimage/jpeg3935http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/3/399735.pdf.jpge655dd8a9d7f06dbb211084f0cb6dce4MD53TEXT399735.pdf.txt399735.pdf.txttext/plain427319http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/2/399735.pdf.txt6ecdd4fe3d3f2eb71ed2a54988053d96MD52ORIGINAL399735.pdfapplication/pdf1299584http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/1/399735.pdfb2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4dMD51tede/35342015-04-17 15:54:57.839oai:tede2.pucrs.br:tede/3534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica |
title |
Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica |
spellingShingle |
Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica Moro, Valderesa EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PRÁTICA DE ENSINO EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO CONTINUADA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica |
title_full |
Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica |
title_fullStr |
Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica |
title_full_unstemmed |
Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica |
title_sort |
Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica |
author |
Moro, Valderesa |
author_facet |
Moro, Valderesa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portal, Leda Lísia Franciosi |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29243980025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:27118061034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564692E4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Valderesa |
contributor_str_mv |
Portal, Leda Lísia Franciosi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PRÁTICA DE ENSINO EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO CONTINUADA |
topic |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PRÁTICA DE ENSINO EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO CONTINUADA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educação continuada da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na construção de si e da prática docente de professores de Educação Básica. Para tanto, as repercussões do projeto de educação continuada nos professores do Colégio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial teórico de sustentação baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflexão sobre a importância de um projeto de educação continuada que contemple ações para a formação de si e para a transformação da prática docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observações da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participação no projeto de educação continuada propiciou mudança no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inovações na prática pedagógica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento teórico que o ser humano é um itinerante e, como humano, está em processo de construir-se, porque ainda não é o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educação continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimensões que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribuição desta pesquisa, pela análise e interpretação de seus resultados, está na ênfase da autoformação para a construção de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa prática pedagógica humanizadora. A partir de um projeto de educação continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa possível para qualificar o professor, a escola e a Educação Básica, promovendo uma ética do cuidado com a vida planetária. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORO, Valderesa. Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534 |
identifier_str_mv |
MORO, Valderesa. Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/3/399735.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/2/399735.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/1/399735.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e655dd8a9d7f06dbb211084f0cb6dce4 6ecdd4fe3d3f2eb71ed2a54988053d96 b2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294202224640 |